Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Comércio Eletrônico e Internet
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio Eletrônico e Internet LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, p O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, p Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
2
A Internet e os Negócios
Há uma grande mudança na tecnologia da informação cuja importância os executivos, acadêmicos e tecnólogos concordam com unanimidade. É o crescimento explosivo da Internet e das tecnologias e aplicativos afins e seu impacto nos negócios, sociedade e sobre a própria tecnologia da informação. A internet está mudando o modo como as empresas são operadas e as pessoas trabalham e como a tecnologia da informação apóia as operações empresariais e as atividades de trabalho do usuário final. A internet se tornou uma plataforma vital de telecomunicações para comunicações eletrônicas e para a colaboração e o comércio eletrônico entre empresas e seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
3
A Internet e os Negócios
Sites comerciais na Internet se tornaram casas de compensação para a troca interativa de informações por , sistemas de chat, fóruns de discussão e edição de multimídias. Os sites das empresas também funcionam como pontos de atacado e varejo eletrônico para compra e venda de uma ampla variedade de produtos e serviços. A internet e as redes similares a ela têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações.
4
A Internet e os Negócios
5
Globalização e Tecnologia da Informação
Estamos vivendo em uma economia globalizada cada vez mais dependente da criação, administração de recursos de informação por redes globais interconectadas como a Internet. As empresas estão se expandindo para mercados globalizados para venderem seus produtos e serviços, utilizando instalações de produção globalizada para fabricar ou montar produtos, levantar dinheiro em mercados mundiais de capital, formando alianças com parceiros globais e competindo com concorrentes por clientes de toda parte do planeta.
6
Globalização e Tecnologia da Informação
A internet e as redes são o sistema nervoso central das companhias globalizadas. O empreendimento global interconectado de hoje pode explorar coletivamente muitos nichos de mercado nacionais que seriam pequenos demais para serem atendidos por uma companhia nacional isolada.
7
Comércio Eletrônico e Internet
Comércio Eletrônico engloba o processo online inteiro: Marketing – Venda – Entrega – Atendimento – Pagamento Para Laudon & Laudon (2007): Comércio eletrônico (ou e-commerce) refere-se ao uso da internet e da Web para conduzir negócios. Diz respeito às transações comerciais realizadas digitalmente entre organizações e indivíduos ou entre duas ou mais organizações. Transações comerciais envolvem a saída de valores (por exemplo, dinheiro) das fronteiras individuais ou organizacionais em troca de produtos e serviços.
8
Comércio Eletrônico e Internet
O Comércio Eletrônico começou em 1995 quando o Netscape.com aceitou os primeiros anúncios de grandes corporações e popularizou a idéia de que a Web poderia ser usada como uma nova mídia para a publicidade e vendas.
9
Comércio Eletrônico e Internet
Por que o comércio eletrônico vem crescendo tão rapidamente? A resposta reside na natureza singular da Internet e a Web. As tecnologias da Internet e do comércio eletrônico são muitos mais versáteis e poderosas que as revoluções tecnológicas precedentes.
10
Comércio Eletrônico e Internet
11
Comércio Eletrônico e Internet
12
Comércio Eletrônico e Internet
13
Comércio Eletrônico e Internet
14
Comércio Eletrônico e Internet
15
CE: mercados digitais A Internet diminui a assimetria de informação;
Os mercados digitais são mais transparentes que os tradicionais; São mais flexíveis e eficientes: operam com custos e busca e transação reduzidos; Pode ocasionar um atraso no desfrute da mercadoria; Desintermediação: Os mercados digitais abrem mais oportunidades de venda direta ao cliente, driblando intermediários como distribuidores ou lojas de varejo.
16
CE: mercados digitais
17
CE: mercados digitais
18
CE: mercadorias digitais
Mercadorias que podem ser fornecidas por meio de uma rede digital; Faixas de música, vídeos, softwares, cursos, revistas, livros... O custo marginal de produzir outra unidade de uma mercadoria digital é praticamente zero.
19
Modelos de Negócios de Internet
O resultado final dessas mudanças na economia da informação é praticamente uma revolução no comércio, com muitos novos modelos de negócios aparecendo e muitos velhos modelos inviabilizando-se.
20
Modelos de Negócios de Internet
21
Comunicação e comunidade
Alguns dos novos modelos de negócio tiram proveito dos abundantes recursos de comunicação da Internet. A Internet tem criado comunidades on-line nas quais pessoas com interesses semelhantes situadas em localidades diferentes podem trocar idéias. Essas comunidades: Estão servindo de fundações para novas empresas; Oferecem a clientes corporativos meios para atingir clientes-alvo, inclusive com banner de propaganda em seus sites.
22
Conteúdo digital, entretenimento e serviços
A possibilidade de oferecer conteúdo digital pela Web vem criando novas alternativas à imprensa tradicional e à mídia radiofônica e televisiva. Versões digitais de comunicações impressas, periódicos online, entretenimento em formato digital, jogos ... Antecipação de programas, entrevistas, clipes, trailers ... Sites para ouvir e baixar músicas ...
23
Categorias básicas do Comércio Eletrônico
Comércio Empresa-Consumidor (B2C) As empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores Sites em multimídias Fachadas de lojas virtuais e centros comerciais virtuais Processamento interativo de pedidos Sistemas seguros de pagamento eletrônico
24
Categorias básicas do Comércio Eletrônico
Comércio Empresa-Empresa (B2B) Envolve mercados comerciais eletrônicos e ligações diretas de mercado entre empresas. Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) para troca direta computador-a-computador de documentos de transações comerciais com seus clientes e fornecedores
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.