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Capítulo 1 Uma visão geral do e-commerce.

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1 Capítulo 1 Uma visão geral do e-commerce

2 Objetivos de aprendizagem
Definir o comércio eletrônico (CE) e descrever suas diversas categorias Descrever e discutir o conteúdo e a abrangência do CE Descrever os principais tipos de transações que ocorrem no CE Descrever alguns dos modelos de negócios praticados no CE Discutir os benefícios do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

3 Objetivos de aprendizagem (cont.)
Descrever as limitações do CE Descrever o papel da revolução digital no CE e seu impacto econômico Discutir a contribuição do CE para que as empresas possam responder às pressões do ambiente Discutir as principais questões gerenciais relacionadas ao CE

4 Qantas Airways Uma nova maneira de competir
O problema O aumento do combustível pressionava a indústria aeronáutica A Qantas enfrentava dois concorrentes importantes e tinha de pagar taxas mais altas no Aeroporto de Sydney O tráfego aéreo reduziu muito depois do 11 de setembro A Qantas precisava substituir aeronaves antigas para continuar competitiva A economia australiana estava mais lenta

5 Qantas Airways (cont.) A solução
Estabeleceu contratos de compra de combustível para pagamento com prazos maiores (resposta tradicional) Tomou atitudes específicas para implementar o CE nos processos de compra, venda e troca de bens, serviços, informações e pagamentos, eletronicamente

6 Qantas Airways (cont.) Business-to-business (empresa-empresa - B2B)
Tornou-se membro de e-marketplace Uniu-se à Airnew Co., que une as principais companhias aéreas a seus fornecedores Combustível Serviços Manutenção de vôo Catering Uniu-se à Corprocure.com.au, juntamente com outras 13 grandes empresas australianas, para adquirir bens e serviços eletronicamente Materiais de escritório Lâmpadas Serviços de manutenção

7 Qantas Airways (cont.) Formou a Pan-Pacific Exchange E-marketplace
Business-to-business-to-consumer, empresa-empresa-consumidor (B2B2C) Fornece: Variedade de serviços de viagens Produtos e serviços a parceiros de negócios Agências de viagem que podem usar esse espaço para vender diretamente aos clientes

8 Qantas Airways (cont.) B2C B2E Reservas on-line Comunicações sem fio
Business-to-customer (empresa-consumidor - B2C): Reservas on-line s para passageiros freqüentes Bônus de milhagem e oportunidades de ganhar $ AU Comunicações sem fio Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Treinamento on-line Serviço de banco on-line B2C B2E

9 Qantas Airways (cont.) Os resultados
A Qantas espera obter $85 milhões AU em redução de custos por ano até o fim de 2003 A Qantas espera aumentar suas receitas anuais em $700 milhões AU com vendas não relacionadas a viagens Sobreviveu a um dos concorrentes, que saiu do mercado em 2001

10 Definições e conceitos de CE
Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações via redes de computador É definido a partir destas perspectivas Comunicações Processos de negócios Serviço On-line Colaborações Comunidade CE

11 Definições e conceitos de CE (cont.)
E-business é uma definição mais ampla de CE que inclui não só a compra e a venda de bens e serviços, mas também Prestação de serviços a clientes Colaboração com parceiros de negócios Realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização CE puro vs. CE parcial: distinção baseada no grau de digitalização do produto, do processo e do agente de entrega (intermediário) P.3

12 Quadro 1.1 As dimensões do comércio eletrônico

13 Definições e conceitos do CE (cont.)
Comércio tradicional: todas as dimensões são físicas Organizações de tijolo e cimento Organizações da velha economia (corporações) Executam todos os seus negócios off-line Vendem produtos físicos por meio de agentes físicos

14 Definições e conceitos do CE (cont.)
CE puro: todas as dimensões são digitais Organizações on-line puras (virtuais) Organização da nova economia Vendem produtos ou serviços apenas on-line CE parcial: um mix de características digitais e físicas Organizações de ‘cliques e cimento’ Realiza atividades de CE Concentra suas atividades no mundo físico

15 Definições e conceitos do CE (cont.)
CE pela Internet vs. CE sem Internet VANs — value-added networks LANs — redes locais Máquinas computadorizadas Usando um cartão eletrônico em uma máquina de vendas Usando um telefone celular para fazer uma compra on-line

16 Mercados eletrônicos vs. sistemas interorganizacionais
Compradores e vendedores reúnem-se para trocar Bens Serviços Dinheiro Informações Sistemas de informação interorganizacionais (IOS) Entre duas ou mais organizações Processamento de transações rotineiras Fluxo de informações

17 Estrutura e abrangência do CE
A estrutura do CE Aplicações de CE apoiadas por infra-estrutura e 5 áreas de apoio Pessoas Política pública Protocolos e padrões técnicos Parceiros de negócios Serviços de apoio

18 Quadro 1.2 A estrutura do CE

19 Classificação do CE pela natureza da transação
Business-to-business (empresa-empresa - B2B): Modelo de CE em que todos os participantes são empresas ou outras organizações Business-to-consumer (empresa-consumidor - B2C): Modelo de CE em que as empresas vendem a compradores individuais Business-to-business-to-consumer (empresa-empresa-consumidor - B2B2C): Modelo de CE em que uma empresa fornece algum produto ou serviço a uma empresa cliente; essa empresa tem seus próprios clientes, a quem o produto ou serviço é fornecido

20 Classificação do CE pela natureza da transação
Consumer-to-business (consumidor-empresa - C2B): Indivíduos que usam a Internet para vender produtos ou serviços a organizações e/ou buscar vendedores a fim de lhes oferecer lances por produtos ou serviços de que necessitam Consumer-to-consumer (consumidor-consumidor - C2C): consumidores vendem diretamente a outros consumidores

21 Classificação do CE pela natureza da transação
Mobile commerce (m-commerce) — Transações e atividades de CE conduzidas em ambientes sem fio Location-commerce (l-commerce) — Transações de m-commerce direcionadas a indivíduos em locais específicos, em horários específicos

22 Classificação do CE pela natureza da transação
CE intranegócios (organizacional): Categoria de CE que inclui todas as atividades internas da empresa, que envolvem a troca de bens, serviços ou informações entre várias unidades e indivíduos de uma organização

23 Classificação do CE pela natureza da transação
Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Modelo de CE em que uma organização fornece serviços, informações ou produtos a seus funcionários Comércio colaborativo (c-commerce): Modelo de CE em que indivíduos ou grupos comunicam-se e colaboram on-line E-government: Government-to-citizens (governo-cidadão - G2C): Modelo de CE em que uma entidade governamental compra ou fornece bens, serviços ou informações a empresas ou cidadãos

24 Classificação do CE pela natureza da transação
Bolsa (eletrônica): E-market que reúne muitos compradores e vendedores Exchange-to-exchange (bolsa-bolsa - E2E): Modelo de EC em que bolsas eletrônicas conectam-se umas às outras para troca de informações

25 A natureza interdisciplinar do CE
Sistemas de informação gerenciais Contabilidade e auditoria Administração Lei e ética dos negócios Outros Marketing Ciência da computação Comportamento e psicologia do consumidor Finanças Economia

26 Breve história do CE TEF
Primeiras aplicações de CE desenvolvidas no início da década de 1970 Transferência eletrônica de fundos (TEF) Limitada a: Grandes corporações Instituições financeiras Poucas outras empresas mais ousadas TEF

27 Breve história do CE (cont.)
Troca eletrônica de dados (EDI) —transferência eletrônica de documentos: Pedidos de compra Faturas Pagamentos eletrônicos entre empresas Base ampliada de participantes inclui: Fabricantes Varejistas Prestadores de serviços

28 Breve história do CE (cont.)
A Internet tornou-se mais comercial no começo da década de 1990 Quase toda organização de pequeno a grande porte no mundo tem hoje um site Web A maioria das grandes empresas tem portais abrangentes P.7

29 Modelos de negócios Um método de fazer negócios pelo qual uma empresa pode gerar receita para se manter Especifica em que ponto da cadeia de valor a empresa se encontra Modelos de negócios são um componente de um plano de negócios ou de um caso de negócios

30 Planos e casos de negócios
Plano de negócios Documento escrito que identifica os objetivos de negócios de uma empresa e define estratégias para que sejam atingidas Caso de negócios Documento escrito usado por gerentes para arrecadar fundos para aplicações ou projetos específicos; sua principal ênfase é a justificativa para um investimento


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