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Perfil Internet Fonte: LI Estudos Marplan – 2009 – Julho/08 – Junho/09 2C – Nove mercados Filtro Teve acesso a Internet nos últimos 30 dias.

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1 Perfil Internet Fonte: LI Estudos Marplan – 2009 – Julho/08 – Junho/09 2C – Nove mercados Filtro Teve acesso a Internet nos últimos 30 dias

2 Perfil Internet PERFIL DO INTERNAUTA – Pesquisa Data Folha
Na base de internautas do Brasil: 52% Homens | 48% Mulheres 16 a 24 anos Até R$1.020 41% 32% De R$1.021 a R$1.530 21% 60 anos ou mais Não sabe RENDA IDADE 3% 3% 28% 25 a 34 anos 7% 11% R$5.101 ou mais 15% 22% De R$1.531 a R$2.550 45 a 59 anos 18% De R$2.551 a R$5.100 35 a 44 anos Fonte: DataFolha, 15 e 16 de abril de Base ponderada: 2600 entrevistados com mais de 16 anos.

3 Perfil Internet Total de Internautas e Tempo Total
O acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade, chegou a 73,9 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2010. 65 horas e 23 minutos (Tempo de Uso por pessoa – Trabalho + Domicílio em 2010). Fonte: IBOPE//NetRatings

4 Crescimento E-Commerce
Evolução de Consumidores On-Line 2001 a 2011 (Previsão) Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit (Refere-se somente ao Varejo On-line)

5 Crescimento E-Commerce
Evolução Faturamento 2001 a 2011 (Previsão) Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit (Refere-se somente ao Varejo On-line)

6 Crescimento E-Commerce
2004 3,25 milhões de brasileiros compram pela Internet Brasil: faturamento de R$ 1,75 bilhões (47% de crescimento em relação a 2003) Natal: Faturamento: R$ 284 milhões Tíquete Médio : R$ 326,00 Participação no Faturamento Anual: 16% Crescimento em relação a 2003: 39% Fonte: Grupo de pesquisas e-bit

7 Crescimento E-Commerce
2005 4,8 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 2,5 bilhões (43% de crescimento em relação a 2004) Dia das Mães – R$ 92 milhões Dia dos Namorados – R$ 86,5 milhões Dia dos Pais – R$ 101 milhões Dia das Crianças – R$ 108 milhões Natal – R$ 458 milhões Tíquete Médio: R$ 272 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

8 Crescimento E-Commerce
2006 7,0 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 4,4 bilhões (76% de crescimento em relação ao ano anterior) Dia das Mães – R$ 177 milhões Dia dos Namorados – R$ 172 milhões Dia dos Pais – R$ 215 milhões Dia das Crianças – R$ 196 milhões Natal – R$ 700 milhões Tíquete Médio: R$ 296 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

9 Crescimento E-Commerce
2007 9,8 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 6,3 bilhões (43% de crescimento em relação ao ano anterior) Dia das Mães – R$ 287 milhões Dia dos Namorados – R$ 227 milhões Dia dos Pais – R$ 265 milhões Dia das Crianças – R$ 276 milhões Natal – R$ 1,081 bi Tíquete Médio: R$ 302 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

10 Crescimento E-Commerce
2008 13,2 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 8,2 bilhões (30% de crescimento em relação ao ano anterior) Dia das Mães – R$ 381 milhões Dia dos Namorados – R$ 319 milhões Dia dos Pais – R$ 324 milhões Dia das Crianças – R$ 318 milhões Natal – R$ 1,25 bi Tíquete Médio: R$ 328 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

11 Crescimento E-Commerce
2009 17,6 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 10,6 bilhões (30% de crescimento em relação ao ano anterior) Dia das Mães – R$ 440 milhões Dia dos Namorados – R$ 393 milhões Dia dos Pais – R$ 437 milhões Dia das Crianças – R$ 450 milhões Natal – R$ 1,63 bi Tíquete Médio: R$ 335 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

12 Crescimento E-Commerce
2010 23 milhões de brasileiros compram pela Internet Faturamento de R$ 14,8 bilhões (40% de crescimento em relação ao ano anterior) Dia das Mães – R$ 625 milhões Dia dos Namorados – R$ 600 milhões Dia dos Pais – R$ 520 milhões Dia das Crianças – R$ 615 milhões Natal – R$ 2,2 bi Tíquete Médio: R$ 373 Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

13 Varejo Multicanal E-Bit (Março/10) Pesquisa 7.300 questionários Online
Pesquisa quantitativa de campo, face a face, com a população adulta brasileira de 70 cidades em todas as regiões do país, com entrevistados. 77% dos entrevistados afirmaram ter realizado pelo menos uma compra pela internet nos últimos três meses (Dezembro/09 Janeiro/10 e Fevereiro/10). Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

14 Crescimento E-Commerce
Logística Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

15 Varejo Multicanal Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit
Obs: Online - Barra Superior Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

16 Varejo Multicanal Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit
Obs: Online - Barra Superior Fonte: Câmara de Comércio Eletrônico e e-bit

17 Definições e conceitos de CE
Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações via redes de computador E-business é uma definição mais ampla de CE que inclui não só a compra e a venda de bens e serviços, mas também Prestação de serviços a clientes Colaboração com parceiros de negócios Realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização

18 Definições e conceitos de CE
Comércio tradicional: todas as dimensões são físicas Organizações de tijolo e cimento Organizações da velha economia (corporações); Executam todos os seus negócios off-line; Vendem produtos físicos por meio de agentes físicos; CE puro: todas as dimensões são digitais Organizações on-line puras (virtuais); Organização da nova economia; Vendem produtos ou serviços apenas on-line; CE parcial: um mix de características digitais e físicas Organizações de ‘cliques e cimento’; Realiza atividades de CE; Concentra suas atividades no mundo físico;

19 Estrutura e abrangência do CE
Aplicações de CE apoiadas por infra-estrutura e 5 áreas de apoio Pessoas Política pública Protocolos e padrões técnicos Parceiros de negócios Serviços de apoio Assim, o CE interage com vários tipos de públicos e para cada uma destas interações existe uma denominação específica.

20 Classificação do CE pela natureza da transação
Business-to-business (empresa-empresa - B2B): Modelo de CE em que todos os participantes são empresas ou outras organizações; Business-to-consumer (empresa-consumidor - B2C): Modelo de CE em que as empresas vendem a compradores individuais;

21 Classificação do CE pela natureza da transação
Consumer-to-consumer (consumidor-consumidor - C2C): consumidores vendem diretamente a outros consumidores; Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Modelo de CE em que uma organização fornece serviços, informações ou produtos a seus funcionários; Comércio colaborativo (c-commerce): Modelo de CE em que indivíduos ou grupos comunicam-se e colaboram on-line (Gestão do Conhecimento, Gestão da cadeia de Suprimentos, Engenharia Simultânea); E-government: Government-to-citizens (governo-cidadão - G2C): Modelo de CE em que uma entidade governamental compra ou fornece bens, serviços ou informações a empresas ou cidadãos;

22 Classificação do CE pela natureza da transação
Mobile commerce (m-commerce): Transações e atividades de CE conduzidas em ambientes sem fio; Location-commerce (l-commerce): Transações de m-commerce direcionadas a indivíduos em locais específicos, em horários específicos; Bolsa (eletrônica): E-market que reúne muitos compradores e vendedores; Exchange-to-exchange (bolsa-bolsa - E2E): Modelo de EC em que bolsas eletrônicas conectam-se umas às outras para troca de informações;

23 Benefícios do CE Benefícios para as organizações
Expande o mercado nos âmbitos nacional e internacional; Reduz o custo de criar, processar, distribuir, armazenar e recuperar informações em papel; Permite a redução de estoques e do custo fixo por facilitar um gerenciamento mais eficaz da cadeia de suprimentos, em que esta é movimentada sob demanda; O processamento sob demanda permite a customização de produtos e serviços, o que proporciona uma vantagem competitiva a seus implementadores; Reduz o tempo decorrido entre o desembolso de capital e o recebimento de produtos e serviços; Apóia os esforços de reengenharia de processos de negócios Reduz os custos de telecomunicações – a Internet é muito mais barata que as VANs.

24 Benefícios do CE Benefícios para os consumidores
Permite aos consumidores comprar ou estabelecer outras transações 24 horas por dia, o ano todo e de praticamente qualquer local; Dá aos consumidores mais possibilidades de escolha Fornece aos consumidores produtos e serviços mais baratos por lhes permitir pesquisar em muitos lugares e fazer comparações com rapidez e facilidade; Permite a entrega rápida de produtos e serviços (em alguns casos), especialmente com produtos digitalizados Os consumidores podem receber informações relevantes e detalhadas em segundos, em vez de em dias ou semanas; Permite a participação em leilões virtuais; Permite aos clientes interagir com outros consumidores em comunidades eletrônicas para trocar idéias e comparar experiências; Facilita a concorrência, o que possibilita descontos significativos.

25 Benefícios do CE Benefícios para a sociedade
Permite a mais pessoas trabalhar em casa e a viajar menos para fazer compras, o que reduz o tráfego nas estradas e ruas, e portanto a poluição do ar; Permite que algumas mercadorias sejam vendidas a preços mais baixos, beneficiando pessoas mais pobres; Permite que pessoas de países menos desenvolvidos ou em áreas rurais recebam produtos e serviços aos quais poderiam não ter acesso; Facilita o fornecimento de serviços públicos a um custo reduzido, aumenta a eficácia e/ou melhora a qualidade.

26 Limitações do CE Limitações técnicas
Faltam padrões universalmente aceitos para qualidade, segurança e confiabilidade; A largura de banda das telecomunicações pode ser insuficiente; As ferramentas de desenvolvimento de software ainda estão em evolução; Há dificuldades na integração do software de Internet e de CE com determinadas aplicações e bancos de dados (especialmente de sistemas herdados); Há necessidade de servidores especiais para a Web além dos servidores de rede (o que representa maior custo); O acesso à Internet ainda é caro ou não tão simples.


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