Carregar apresentação
1
Sistemas de Informação Capítulo 5
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista
2
Transformação Internet promoveu:
Novos padrões de funcionamento Novas formas de comercialização. O maior exemplo desta transformação é o E-Business (Negócios Eletrônicos) que é a utilização da Tecnologia da Informação para promover transações eletrônicas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
3
E-Business Planejamento da imersão da organização na Internet com o propósito de automatizar suas diversas atividades. Mesclagem de diversos conceitos de administração e tecnologia que devem promover os negócios da organização. E-Business ≠ E-Commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
4
Diferenças entre E-Business e E-Commerce
Estratégica de posicionamento da empresa na Internet. Muito mais amplo, vários tipos de transações podem ocorrer. E-Commerce Componente do E- Business para desenvolvimento da atividade de vendas no meio eletrônico. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
5
E-Commerce Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto. É o maior exemplo de integração dos negócios da organização com a tecnologia. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
6
B2C Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações entre empresas e consumidores, sendo uma modalidade de E-Commerce. Deu espaço para o aparecimento de novas modalidades de produtos e serviços. Exemplos: Produtos de bits; E-Learning. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
7
B2C (E-Commerce) No ponto de vista administrativo:
Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
8
Dados de e-commerce Faturamento 2009 Faturamento 2010 R$ 6,7 bilhões
Tíquete médio de R$ 379 Faturamento 2010 R$ 14,3 bilhões 23 milhões de pessoas que compraram pela internet Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
9
Dados de e-commerce Categorias mais vendidas
Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais Eletrodomésticos Saúde, Beleza e Medicamentos Informática Eletrônicos Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
10
Dados de e-commerce Efeito copa do mundo Índice de satisfação
Cresceu a venda de TV’s Cresceu a venda de material esportivo Índice de satisfação Atingiu 86% no primeiro semestre Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
11
Dados de e-commerce 24,5 milhões de brasileiros não ficam sequer um dia sem internet 50% dos internautas são heavy users 86% dos internautas navegam ao menos 1 vez por semana 61% nunca fez compra 29% já compraram ,00 de sites no Brasil Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
12
Dados de e-commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
13
Dados de e-commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
16
Dados de e-commerce Origem de compra
55% dos compradores que vem de redes sociais são mulheres Idade média de 41 anos Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
17
Dados de e-commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
18
Penetração do acesso em casa
Dados de e-commerce Penetração do acesso em casa A/B C D/E Mar 64% 19% 2% Ago 63% 24% 3% Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
19
Dados de e-commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
20
Fases do E-Business nas empresas
Presença on-line (site institucional); Negócios on-line; Negócios on-line integrados; Negócios on-line avançados; E-Business total. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
21
Modalidades de E-Business
B2B – Business To Business Entre empresas B2C – Business To Consumer Empresa e consumidor B2E – Business To Employee Empresa e funcionários B2M – Business To Management (E-Gov) Pessoa jurídica e governo C2M – Consumer To Management (E-Gov) Pessoa física e governo Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
22
B2B Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações eletrônicas entre empresas. Caracteriza a existência de um marketplace seguro (Portal B2B). Modalidades de B2B: Público; Particular; Compras. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
23
B2B Este tipo de portal permite:
A integração de empresas em uma comunidade de negócios; A criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio; Que a empresa possa tirar proveito de um site com transações eletrônicas sem gastar nem um tostão com a implementação de tal. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
24
Tipos de negócio B2B Canal eletrônico E-Marketplace E-Procurement
Apenas um novo canal de transações da empresa, a qual já possuía um negócio convencional. E-Marketplace Junção de diversas empresas do mesmo segmento para dividir uma estrutura eletrônica de desenvolvimento de negócios. E-Procurement Empresa que presta o serviço de desenvolver pesquisa e compra de diversos produtos necessários ao desenvolvimento do negócio das empresas clientes. Apoio Logístico Sistemas de transporte e entrega. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
25
Tipos de negócio B2B E-Marketplace
Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
26
Tipos de negócio B2B Apoio logístico
Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
27
B2E Modalidade de E-Business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. Exemplos: Comunicação interna; Endomarketing; Treinamento corporativo; E-trabalho etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
28
C2M Modalidade de E-Business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: Portal do cidadão; Eleições eletrônicas etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
29
C2M Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
30
B2M Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: GIA eletrônica; IRPJ etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
31
Tipos de negócio C2M Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
32
Boas práticas de E-Business
O E-Business necessita de uma administração específica sendo diferente da administração convencional. A falta de planejamento e a falta de características específicas de administração de empresas virtuais foram os fatores que levaram da riqueza à pobreza muito rapidamente tais empresas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
33
Elementos chave para o E-Business
Experiência com o cliente Portais B2B: foco principal na excelência do serviço; Portais B2C: foco principal na personalização e design; Modelos de negócio; Avaliação financeira do negócio; Poder da marca; Atração de talentos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
34
Boas práticas de E-Commerce
Fazer um banco de dados do clientes Logística apurada Definir uma estratégia clara para a Internet Anunciar em outros sites Responder rápido aos clientes Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
35
Segundo Louis W. Gerstner
“O E-Business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar, além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa, entre uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Presidente do Conselho e CEO - IBM Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.