A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 5"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 5
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

2 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Organização Vínculo Administração-Tecnologia Introdução a sistemas Empresas e Sistemas de Informação Fundamentos do uso de tecnologia da informação Os novos usos da tecnologia da informação na empresa Resolução de problemas com sistemas de informação Desenvolvimento e uso de sistemas de informação Tópicos em Sistemas de Informação Estudos de Caso Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

3 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Transformação Internet promoveu: Novos padrões de funcionamento Novas formas de comercialização. O maior exemplo desta transformação é o E-Business (Negócios Eletrônicos) que é a utilização da Tecnologia da Informação para promover transações eletrônicas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

4 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
E-Business Planejamento da imersão da organização na Internet com o propósito de automatizar suas diversas atividades. Mesclagem de diversos conceitos de administração e tecnologia que devem promover os negócios da organização. E-Business ≠≠≠≠ E-Commerce Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

5 Diferenças entre E-Business e E-Commerce
Estratégica de posicionamento da empresa na Internet. Muito mais amplo, vários tipos de transações podem ocorrer. E-Commerce Componente do E-Business para desenvolvimento da atividade de vendas no meio eletrônico. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

6 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
E-Commerce Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto. É o maior exemplo de integração dos negócios da organização com a tecnologia. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

7 Fases do E-Business nas empresas
Presença on-line (site institucional); Negócios on-line; Negócios on-line integrados; Negócios on-line avançados; E-Business total. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

8 Modalidades de E-Business
B2B – Business To Business Entre empresas B2C – Business To Consumer Empresa e consumidor B2E – Business To Employee Empresa e funcionários B2M – Business To Management (E-Gov) Pessoa jurídica e governo C2M – Consumer To Management (E-Gov) Pessoa física e governo Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

9 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2B Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações eletrônicas entre empresas. Caracteriza a existência de um marketplace seguro (Portal B2B). Modalidades de B2B: Público; Particular; Compras. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

10 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2B Este tipo de portal permite: A integração de empresas em uma comunidade de negócios; A criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio; Que a empresa possa tirar proveito de um site com transações eletrônicas sem gastar nem um tostão com a implementação de tal. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

11 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Tipos de negócio B2B Canal eletrônico Apenas um novo canal de transações da empresa, a qual já possuía um negócio convencional. E-Marketplace Junção de diversas empresas do mesmo segmento para dividir uma estrutura eletrônica de desenvolvimento de negócios. E-Procurement Empresa que presta o serviço de desenvolver pesquisa e compra de diversos produtos necessários ao desenvolvimento do negócio das empresas clientes. Apoio Logístico Sistemas de transporte e entrega. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

12 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2C Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações entre empresas e consumidores, é o E-Commerce. Deu espaço para o aparecimento de novas modalidades de produtos e serviços. Exemplos: Produtos de bits; E-Learning. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

13 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2C (E-Commerce) No ponto de vista administrativo: Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

14 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2E Modalidade de E-Business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. Exemplos: Comunicação interna; Endomarketing; Treinamento corporativo; E-trabalho etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

15 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
C2M Modalidade de E-Business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: Receita federal; Eleições eletrônicas etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

16 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
B2M Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: GIA eletrônica; IRPJ etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

17 Boas práticas de E-Business
O E-Business necessita de uma administração específica sendo diferente da administração convencional. A falta de planejamento e a falta de características específicas de administração de empresas virtuais foram os fatores que levaram da riqueza à pobreza muito rapidamente tais empresas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

18 Elementos chave para o E-Business
Experiência com o cliente Portais B2B: foco principal na excelência do serviço; Portais B2C: foco principal na personalização e design; Modelos de negócio; Avaliação financeira do negócio; Poder da marca; Atração de talentos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

19 Boas práticas de E-Commerce
Fazer um banco de dados do clientes Logística apurada Definir uma estratégia clara para a Internet Anunciar em outros sites Responder rápido aos clientes Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

20 Segundo Louis W. Gerstner
“O E-Business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar, além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa, entre uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Presidente do Conselho e CEO - IBM Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

21 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
ERP Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais. Arquitetura de sistemas modulares com banco de dados centralizado que melhora a aquisição, controle, fluxo e disponibilização dos dados da organização. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

22 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Objetivos do ERP Aumento da Eficiência, no que diz respeito às transações internas da organização com seus funcionários, suas políticas e as tecnologias utilizadas. Aumento de Eficácia, no que diz respeito às transações externas de empresa com seus clientes e fornecedores. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

23 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
ERP vitorioso A implantação de um ERP só pode ser vitoriosa se: Existir o total comprometimento da alta direção; Permitir a intercomunicabilidade entre os envolvidos; Possuir um gerenciamento de expectativas; Não possuir uma data limite rígida; Não modificar a todo instante o projeto original. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

24 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
CRM Customer Relationship Management – Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Arquitetura de sistemas que pode acompanhar o ERP para combinar os processos de negócios e tecnologias promovendo a mineração de dados que permite conhecer profundamente as preferência pessoais específicas de cada cliente. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

25 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Ecossistema CRM Empresa Clientes CRM Colaborativo Parceiros CRM Analítico CRM Operacional Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

26 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Níveis de CRM CRM Colaborativo Canais convencionais diretos ou indiretos de duas vias (cliente ou empresa promove) CRM Operacional Canal que controla o contato da empresa com o cliente (telemarketing, Internet) CRM Analítico Usa dados gerados no ERP da organização para analisar os dados colhidos de diversas fontes e gerar o perfil individual de cada cliente em tempo real. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

27 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Objetivos do CRM Desenvolver: Mensagens direcionadas; Vendas casadas; Promoções de época pessoal; Marketing O2O (One to One); Cartões de Fidelidade; Bonificação por volume de compras; Ciclo de vida dos Clientes etc. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

28 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
BI Business Inteligence – Inteligência de Negócios Conjunto de técnicas e ferramentas que oferecem aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões. Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

29 BI para a Administração
Ela permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvas de tendência etc. Tendência: Daqui a alguns anos para cada usuário de informações operacionais existirão 5 usuários de informações gerenciais e analíticas. Amplificação da capacidade criativa e inteligência emocional. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

30 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
KM Knowledge Management – Gerenciamento do Conhecimento. Ferramentas que permitem a transformação de dados isolados e informações em Conhecimento Empresarial. Compreende a fusão do que é mais importante do negócio da organização com o conhecimento específico da atividade de cada trabalhador na sua função. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

31 KM para a Administração
Promoção do Capital Intelectual como elemento de competitividade. Promoção da Colaboração de Conhecimento (tácito e explícito). O gerenciamento do conhecimento pressupõe que uma empresa precisa capturar e/ou definir as informações sob a forma digital, e utilizá-las para criar uma vantagem competitiva. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

32 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Digital Dashboard Painel de Instrumentos Digital (Virtual). Ambiente que permite o acesso a dados consolidados de diversas fontes (internas e externas) numa mesma tela para melhorar o processo de trabalho e ampliar os conhecimentos da organização. Pode ser uma solução personalizada para profissionais do conhecimento que consolidam informações pessoais, de equipes, corporativas e externas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

33 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
IA Inteligência Artificial. Para a organização são conhecidas como Aplicações de Decisão. São ferramentas administrativas avançadas (Sistemas Especialistas) que permitem o uso da inteligência artificial para melhorar os processos de planejamento empresarial e tomada de decisões baseadas em normas ou cenários. Exemplos: Redes neurais e Lógica Fuzzy. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

34 Definições importantes
OLTP (Online Transaction Processing – Processamento Online de Transações) Informações Transacionais. OLAP (Online Analytical Processing – Processamento Online de Análise) Informações Analíticas (gerenciais). Data Warehousing (Depósito de dados): sistema integrado de informações que se alimenta de fontes de dados de múltiplos sistemas e constitui a base para a análise e tomada de decisões. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

35 Definições importantes
Data Mart: processo intermediário do Data Warehousing. Data Mining (Mineração de dados): produção do conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Processo que utiliza algoritmos matemáticos avançados. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google