A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 6

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 6"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 6
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

2 Problemas na organização
Sistema de informação Como eles são divididos Porque utilizar ERP Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

3 Problemas na organização
Os problemas empresariais são complexos por sua característica de inter-relação com vários ambientes. Desta forma, o problema não pode ser resolvido pela solução mais rápida. É necessário um estudo profundo para resolvê-los corretamente. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

4 Resolução de problemas empresariais
A melhor abordagem é o desmembramento da empresa em 3 perspectivas: Perspectiva de pessoas; Perspectiva organizacional; Perspectiva de tecnologia. Não basta também apenas dividi-la nestes elementos, é necessário verificar seus relacionamentos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

5 Resolução de problemas empresariais
A aplicação da tecnologia é tentadora para buscar a melhor e a mais rápida solução definitiva do problema. A falta de critério para resolver problema na empresa pode levar a sua camuflagem. Admitir o problema. Definir o que ele é. Definir sua prováveis causas. Definir o que pode ser feito para solucioná-lo. Definir quais recursos serão utilizados. Um problema camuflado pode voltar amplificado. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

6 Resolução de problemas
Soluções prontas são mais fáceis!!!???? Outras pessoas são melhores??? O chefe sempre está certo quando sugere uma solução? Desenvolver um estudo demanda muito tempo!!!???? “Um bom administrador deve sempre buscar explicações sobre o problema que enfrenta utilizando o pensamento crítico em qualquer decisão de responsabilidade”. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

7 Pensamento Crítico Suspensão do julgamento precoce com a consciência da existência de múltiplas perspectivas e alternativas. Ele envolve: Manutenção da dúvida e suspensão do julgamento precoce; Conhecimento das diferentes perspectivas envolvidas; Teste de alternativas e direcionamento conforme a experiência; Conscientização dos limites existentes de recursos humanos, técnicos e organizacionais. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

8 Modelo do cone invertido (MCI)
Metodologia de resolução de problemas que auxilia na redução de um conjunto muito grande de alternativas existentes. Possui 2 fases principais: Análise do problema: Projeto da solução. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

9 Modelo do cone invertido
Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

10 Modelo do cone invertido (MCI)
Etapa 1: Análise do problema Estima a correta dimensão do problema suas dependências e seus dependentes. Etapa 2: Compreensão do problema Pesquisa ou investigação do problema com pessoas, documentos e questionários que deve resultar numa informação concisa do problema. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

11 Modelo do cone invertido (MCI)
Etapa 3: Tomada de decisões Alinhamento da resolução do problema com os planejamentos empresariais para definição de quais recursos serão empregados. Etapa 4: Projeto da solução Planejamento da solução que é composto pelo Projeto Lógico e pelo Projeto Físico. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

12 Modelo do cone invertido (MCI)
Etapa 5: Implementação da solução Estratégia de desenvolvimento da resolução prevendo os impactos gerados nas três perspectivas. O modelo de relacionamento cíclico pode ser considerado nas fases de análise e compreensão do problema, mas podem ter alto grau de importância no processo de tomada de decisões. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

13 As perspectivas As três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico podem ser consideradas os alicerces da organização. Seus desequilíbrios podem representar grandes impactos no desenvolvimento do negócio. Assim, considerar seus principais elementos na resolução de problemas é de grande importância. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

14 Perspectiva Tecnológica
Compreende as tecnologias existentes na organização sendo o Hardware, Software, o Banco de dados e os sistemas de telecomunicações e redes. Deve-se considerar: Capacidade atual e ampliação; Compatilibilidade entre novos e existentes; Mudanças de tecnologia. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

15 Perspectiva Organizacional
Compreende os processos, políticas e valores existentes na organização frente as flutuações internas e externas. Deve-se considerar: Internamente: Política, Burocracia, Cultura, Gerenciamento. Externamente: Turbulência, Complexidade, Recursos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

16 Perspectiva de Pessoas
Compreende os trabalhadores diretos ou indiretos da organização. Deve-se considerar: Ergonomia; Controle interno; Treinamento; Envolvimento; Enquadramento as leis e regulamentos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

17 Tomada de decisões Habilidade de processar informações mediante uma análise lógica e objetiva. Deve sempre buscar a melhor solução dentro das possibilidades das estratégias da empresa. Compreende 3 etapas: Estabelecimento de objetivos; Determinação da exeqüibilidade; Escolha da melhor solução. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

18 Tomada de decisões O estabelecimento de objetivos pode ser a parte mais complexa deste processo. Ele deve ser baseado na: Determinação das metas corporativas; Determinação das metas dos sub-sistemas; Execução da concordância destas com os fatores críticos de sucesso. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

19 Tomada de decisões CSF (Critical Sucess Factors) ou FCS (Fatores Críticos de Sucesso) São pontos fundamentais que devem ser relutantemente perseguidos para que uma atividade tenha sucesso. Podem ser: CFS diretos; CFS indiretos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

20 Definição de metas Errar na definição de uma meta pode representar distorções sobre seu entendimento e seu insucesso. Para sua correta definição deve-se ter: Direção; Ponto focal; Cronograma; Medida de eficiência; Dono. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

21 Exeqüibilidade Capacidade de algo ser executado.
Momento em que a organização necessita determinar as ferramentas para promover a solução escolhida. Considerar fatores internos e externos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

22 Exeqüibilidade Preocupações internas: Preocupações externas:
Capacidade de adequação dos subsistemas à nova solução; Compatibilidade com a cultura da organização; Gerenciamento dos contrários à solução. Preocupações externas: Recursos financeiros; Leis e regulamentos; Poder de ação da concorrência; Características comerciais dos fornecedores; Comportamento do cliente. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

23 Escolha da solução Pode ser promovida de diversas formas;
O melhor método, e mais empregado, é a solução mais economicamente viável ou com a melhor relação “Custo x Benefício”. Para isso é necessário definir: Fatores tangíveis; Fatores intangíveis. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

24 Projeto da solução Projeto lógico deve compreender: Saídas; Entradas;
Processamento; Banco de dados; Procedimentos; Controles. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

25 Estratégias de implantação
Podem ser: Conversão paralela; Corte direto; Projeto piloto; Abordagem em fases. Cada modalidade pode ter vantagens e/ou desvantagens dependendo do tamanho do sistema e nível de complexidade. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

26 Gerenciamento de Mudanças
Necessário no processo de implantação de uma solução, ele envolve: Resistência a novos procedimentos; Novos relacionamentos a serem implantados; Capacidade de absorção de mudanças; Treinamento e conscientização das pessoas; Mudanças políticas e estruturais. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

27 Em Sistemas de Informação
A implementação de soluções deve compreender: Desenvolvimento do sistema; Seleção do hardware; Teste do sistema; Treinamento dos usuários e documentação do sistema. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 6"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google