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Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVENGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO” Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de07/12/89 – DOU de 11/12/89 CAMPUS TORRES Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza Mauricio Volkweis Astiazara Prof. Leonardo Pereira Tramandaí, 01 de Novembro de 2001
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Sumário Introdução 1 Objetivos 2 Fases 2.1 Planejamento 2.2 Análise
2.3 Projeto 2.3.1 Planejamento 2.3.2 Elaboração 2.3.3 Revisão
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Sumário Conclusão 2.4 Construção 2.5 Revisão 2.4.1 Codificação
2.4.2 Teste 2.4.3 Implantação 2.5 Revisão Conclusão
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1. Introdução No que consiste a auditoria de processo
Objetivos da auditoria de processo Fases : Planejamento, Análise, Projeto, Construção e Revisão “O quê?” “Recomendado:”
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1. Objetivos Avaliar a adequação das metodologias e procedimentos de projeto, desenvolvimento, implantação e revisão pós-implantação Avaliação pode abranger apenas o ambiente de desenvolvimento da organização ou prever também a análise do processo de desenvolvimento de um sistema específico
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1. Objetivos Todos os projetos de desenvolvimento de sistemas precisam ter sido avaliados em profundidade para ter qualidade
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2. Fases Planejamento Análise Projeto Construção Revisão
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2.1 Planejamento O quê? Identifica as necessidades e estabelece um plano de ação Estabelece e documenta as metodologias de desenvolvimento a serem adotadas Define e documenta as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas
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2.1 Planejamento Recomendado:
Organização possui uma estratégia de desenvolvimento Estabelece a prioridade dos sistemas a serem desenvolvidos Metodologia de desenvolvimento que: Envolvimento ativo dos usuários Uso de técnicas atuais
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2.1 Planejamento Pessoal envolvido é treinado?
Uso de técnicas atuais É suficientemente documentada ? Inclui requisitos de programação Estabelece mecanismos de reavaliação Pessoal envolvido é treinado? Foram estabelecidos padrões para testes?
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2.2 Análise O quê? Recomendado
Avaliado mais minuciosamente quanto a análises de viabilidade técnica, custo/benefício etc. a organização estabelece e aprova um plano de desenvolvimento Recomendado É selecionada a equipe de projeto Sistema a ser desenvolvido foi avaliado mais minuciosamente Objetiva atacar deficiências reconhecidas ou problemas sistêmicos
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2.3 Projeto São elaborados os modelos físico e lógico do sistema
É subdividido em : Planejamento Elaboração Revisão
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2.3.1 Planejamento O quê? cria e submete à gerência um plano de trabalho Utiliza métodos de controle como: cronograma, datas-limite, processo de supervisão e acompanhamento das etapas, medidas de desempenho e etc.
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2.3.1 Planejamento Recomendado:
Definir claramente a abrangência do projeto e o conteúdo do sistema Usuários concordam com a abrangência e o conteúdo do sistema Plano de trabalho foi devidamente analisado e aprovado pela gerência
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2.3.2 Elaboração O quê ? produção dos seus projetos físico e lógico
A equipe de projeto define detalhadamente as especificações técnicas e funcionais do sistema A equipe de projeto elaborou um documento técnico
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2.3.2 Elaboração Recomendado:
Os projetos físico e lógico estão dentro dos padrões adotados Os relatórios de viabilidade técnica, análise de riscos e custo/benefício são consistentes e confiáveis
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2.3.3 Revisão O quê ? Departamentos envolvidos revisam todos os documentos produzidos Confirmam a exeqüibilidade do projeto Analisam o risco de atrasos ou extrapolação do orçamento
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2.3.3 Revisão Recomendado: A equipe de projeto submeteu aos superiores um relatório O gerente de Tecnologia da Informação analisou os documentos e concordou com o seu conteúdo A área usuária aprovou o relatório da equipe do projeto
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2.4 Construção O objetivo é construir fisicamente o sistema projetado
Isto é feito em três etapas: Codificação Teste Implantação.
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2.4.1 Codificação O quê? Recomendado:
uso de elementos do ambiente de desenvolvimento o sistema é construído fisicamente (arquivos) Recomendado: sistema foi produzido de acordo com a metodologia de desenvolvimento documentação do sistema está dentro dos padrões adotados pela organização
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2.4.2 Teste O quê ? Plano de teste do sistema é compatível com os padrões de teste estabelecidos pela organização Respeita as responsabilidades definidas para cada parte envolvida
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2.4.2 Teste Recomendado: Teste utilizando um número suficiente de condições válidas e inválidas Amostras suficientes de transações e dados foram utilizadas para simular o processamento real Os testes foram revistos, documentados, seus resultados analisados e aprovados Deficiências de desempenho foram devidamente corrigidas
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2.4.3 Implantação O quê? Recomendado:
O sistema é colocado em seu real ambiente de trabalho Recomendado: sistema é colocado em uso somente após a aprovação dos usuários e da gerência Foram preparados manuais do sistema e treinamento dos futuros usuários Existem procedimentos padrão para distribuição de software
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2.5 Revisão O quê ? Recomendado:
gerência verifica o grau de satisfação dos usuários Recomendado: Foram feitas avaliações de resultado do sistema desenvolvido? (necessidades e requisitos dos usuários e seu grau de satisfação) O sistema foi testado para verificar sua conformidade com os padrões da organização
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CONCLUSÃO Para produzir um sistema com qualidade é necessário:
O uso de uma metodologia predefinida Organização das atividades e tarefas de forma rigorosa e com pontos de revisões, para que não existam problemas posteriores. O comprometimento com a qualidade só é alcançado quando a organização procura manter e aprimorar uma cultura de desenvolvimento bem estruturada e organizada.
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