A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software
Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA

2 Análise de Sistemas Definição:
É uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos de Engenharia de Sistemas de Computadores;

3 Análise de Sistemas Objetivos: Identificar necessidades;
Avaliar a concepção do sistema quanto à sua exequibilidade; Executar análise econômica e técnica; Atribuir funções ao hardware, ao software, às pessoas, ao banco de dados e aos demais elementos do sistema; Estabelecer as restrições de prazos e de custos; Criar uma definição de sistema que constitua a base para todo o trabalho de engenharia subsequente.

4 Análise de Sistemas Questionamentos:
Quanto esforço deve ser despendido na análise e definição de sistemas? Quem o faz? Por que é tão difícil?

5 Análise de Sistemas Identificação de Necessidades:
Quais informações serão produzidas? Quais informações devem ser fornecidas? Que funções e desempenhos são exigidos? Quais limites foram estabelecidos para os custos e para os prazos?

6 Análise de Sistemas Identificação de Necessidades:
Este sistema será vendido para vários clientes? 5.1. Qual o mercado potencial deste produto? 5.2. Como esse produto se compara com os produtos dos concorrentes? 5.3. Que posição esse produto se ocupa na linha de produtos global da empresa?

7 Análise de Sistemas Informações requisitadas pelo analista:
Função e desempenho desejado? Questões de confiabilidade e qualidade? Metas globais dos sistema? Requisitos de produção? Mercados e concorrentes? Tecnologia disponível? Extensões futuras?

8 Análise de Sistemas Documento Conceitual do Sistemas
Documento no qual as informações reunidas durante a etapa de identificação das necessidade são especificadas. Na maioria das vezes é elaborada pelo cliente antes mesmo das reuniões com os analistas. Após a comunicação entre o analista e o cliente, normalmente este documento é modificado.

9 Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade
Recursos são escassos (prazo e orçamento); Caso um projeto não seja viável e isto só for descoberto no meio do mesmo, os recursos gastos não poderão ser restituídos. Viabilidade relaciona-se com análise de risco.

10 Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade Viabilidade Econômica
Viabilidade Técnica Viabilidade Legal Alternativas

11 Esboço de Estudo de Viabilidade
Introdução Declaração do Problema. Ambiente de implementação. Restrições. Resumo Administrativo e Recomendações Descobertas importantes. Comentários. Recomendações. Impactos. Alternativas. Configurações Alternativas do Sistema. Critérios Usados na Escolha da Abordagem Final. Descrição do Sistema Declaração resumida do escopo. Viabilidade dos elementos atribuídos. Análise de Custo-Benefício. Avaliação de Riscos Técnicos. Ramificações Legais. Outros Tópicos Específicos do Projeto.

12 Análise de Sistemas Análise Econômica
Análise de Custo-Benefício: Uma avaliação da justificativa econômica para um projeto. Delineia os custos para o desenvolvimento e os compara com os benefícios tangíveis e intangíveis do sistema. Benefícios Tangíveis Benefícios Intangíveis Redução de Custos Redução de Erros Aumento de Receita Aumento da Flexibilidade Aumento da Velocidade nas Atividades Melhora no Planejamento ou Controle Administrativo

13 Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos
Custos de Aquisição. Consultoria. Compra de hardware e software. Instalações. Ambientação. Capital e de Pessoal administrativo. Custos de Iniciação. Contratação de usuários. Treinamento de usuários. Instalação de equipamentos. Ruptura para a organização como um todo.

14 Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos
Custos Relacionados ao Projeto. Custos de Aplicativos Comprados. Customizações Gastos gerais com Pessoal Treinamento de técnicos Mapeamento e Redesenho dos Processos Documentação Gerenciamento Custos Permanentes Manutenção e depreciação do Sistema (Hardware e Software). Utilidades (Energia, telefone, internet etc). Pessoal Administrativo e Operacional Envolvido.

15 Análise de Sistemas Atividades de Análise Reconhecimento do Problema;
Avaliação e Síntese; Modelagem; Especificação; Revisão.

16 Exercício Formação dos Grupos


Carregar ppt "Engenharia de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google