A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
OLÁ! É MUITO BOM REVÊ-LOS. A AULA DE HOJE SERÁ: GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profº Laurelli

2 Gestão de Projetos de sistemas de Informação – Profº Laurelli
Fator de Sucesso Para que seja um fator de sucesso, deve ter acompanhamento do cliente do projeto e principalmente do patrocinador e gestor Deve ser visto como um empreendimento organizacional ou como parte desse empreendimento na organização. Um projeto é um esforço temporário que tem o objetivo de criar um produto ou um serviço único. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, perfis, técnicas e ferramentas às atividades do projeto, para atingir ou exceder as necessidades e as expectativas dos envolvidos e dos interessados no projeto. Os projetos podem ser considerados como um conjunto de processos, estabelecidos em duas categorias: 1ª- Processos orientados ao gerenciamento de projetos (iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar) 2ª- Processos orientados pelas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.

3 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1- Áreas do conhecimento O gerenciamento de projetos é organizado por áreas de conhecimento, em que cada área de conhecimento é descrita por meio de processo. São consideradas nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projeto para a obtenção de sucesso nessa atividade, as quais estudaremos a seguir.

4 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.1- O Gerenciamento da Integração É o subconjunto de gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Essa área é destacada na integração e alinhamento do sistema projetado com o Planejamento Estratégico da organização, juntamente com o Planejamento Estratégico da Informação.

5 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
O que é Escopo? 1.2- O Gerenciamento do Escopo Escopo é: Alvo, Mira, Intenção. É o subconjunto do gerenciamento de projeto que contempla os processos necessários para assegurar que no projeto esteja incluído todo o contexto requerido pata elaboração bem-sucedida. Ela é destacada na abrangência do sistema, formalizada pelo método de informações organizacionais considerando os módulos das funções organizacionais envolvidas.

6 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.3- O Gerenciamento de Tempo É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Com relação ao projeto de sistemas, essa é destacada nos planos de trabalhos onde são distribuídas as tarefas de forma coletiva e individual, responsáveis, prioridade, tempo (datas de início e fim), recursos necessários e controle de andamento.

7 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.4- O gerenciamento de Custos É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para assegurar que o projeto seja concluído de acordo com seu orçamento. Essa área é destacada nos orçamentos e nas análises de viabilidades das partes ou fases do desenvolvimento do sistema na organização. Deve contemplar entre outros, os custos, benefícios, e o resultado de viabilidade.

8 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.5- O Gerenciamento da Qualidade É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estarão em conformidade com o solicitados pelo cliente ou contratante. Com relação ao projeto de sistemas de informação, essa área é destacada com a definição e capacitação dos componentes da equipe multidisciplinar. Em seguida, na avaliação ou aprovação da qualidade das partes e fases em colaboração e também na finalização ou disponibilização do sistema, onde são discutidas as satisfações dos envolvidos direta e indiretamente.

9 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.6- O Gerenciamento de Recursos Humanos É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para resolver adequadamente as pessoas do projeto. Com relação ao projeto de sistemas, essa área é destacada na definição e desenvolvimento ou capacitação das equipes multidisciplinares que atuam interdisciplinarmente nas partes e fases da metodologia de elaboração de sistemas.

10 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.7- O Gerenciamento da Comunicações É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas, comunicadas e disseminadas. Com relação ao projeto, essa área é destacada na divulgação do projeto quando do seu início ou quando da elaboração do projeto de planejamento estratégico de informações.

11 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.8- O Gerenciamento de Riscos É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos envolvidos com a identificação, a análise e as respostas ao risco do projeto. Com relação ao projeto de sistemas, essa área é destacada nos orçamentos e nas análises de viabilidades onde também são descritos os eventuais riscos do projeto.

12 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
1.9- O Gerenciamento de Suprimentos e Contratos É o subconjunto do gerenciamento de projetos que contempla os processos requeridos para adquirir bens e serviço de fora da organização provedora do projeto. Com relação ao projeto de sistemas, essa área é destacada no tratamento dispensado com os contratos dos prestadores de serviços para as soluções planejadas que requerem esse tipo de alternativa, principalmente as que envolvem os recursos da tecnologia da informação, sejam técnicos ou humanos.específico.

13 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
Portanto, a gestão e o plano de projeto devem ser constituídos de uma variedade de componentes para definir a forma de como deverá ser desenvolvido o projeto de planejamento de sistemas de informação, de sistemas de conhecimento e da informática ou tecnologia da informação nas organizações.

14 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
2- Fases e processos do gerenciamento Os processos do gerenciamento de projetos contemplam as suas áreas de conhecimento. Um projeto pode ser dividido em partes menores e estas subdivididas para que melhor possa ser entendida e assim sucessivamente. A fase do gerenciamento de projetos constitui-se num conjunto de processos que gera produtos. São distribuídas em sequências lógicas para garantir definições adequadas dos produtos do projeto do sistema. A partir disso, o gerente do projeto de sistema de informação determina as fases. Os processos do gerenciamento de projetos constituem-se numa série de atividades e ações que produzem resultados a serem avaliados pela equipe envolvida. Os processos são classificados em cinco grupos.

15 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
2.1- Processos de Iniciação ou Definição Objetivam reconhecer que um produto ou fase deve começar e se comprometer para sua execução. No projeto de sistemas, esse grupo de atividades está relacionado com a definição da metodologia e com o comprometimento dos envolvidos no projeto.

16 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
2.2- Processos de Planejamento Visam planejar e manter um esquema de trabalho viável para atingir aqueles objetivos do negócio que determinam a existência do projeto. No projeto de sistemas de informação, esse grupo de atividades está relacionado com a definição das partes, fases e subfases da metodologia adotada, bem como com o plano de trabalho definido para os envolvidos no projeto.

17 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli *
2.3- Processos de Execução Focam a coordenação de pessoas e outros recursos para realizar o plano. No projeto de sistemas de informação, esse grupo de atividades está relacionado com a definição das atividades dos envolvidos nas partes, fases e subfases constantes no plano de trabalho individual e coletivo para dar conta da elaboração do projeto.

18 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
2.4- Processos de Controle Pretendem assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, por meio da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias. No projeto de sistemas de informação, esse grupo de atividades também está relacionado com a definição e o controle de andamento dos envolvidos nas partes, fases e subfases constantes no plano de trabalho individual e coletivo para monitorar e avaliar o projeto. Mas, ATENÇÃO. Não exagere nas verificações. Planejar antes de iniciar o processo é muito importante, pois você poderá querer verificar muitas subfases sem necessidade.

19 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
2.5- Processos de Encerramento ou Finalização Direcionam a formalização e a aceitação do projeto (ou fase) e fazem seu encerramento de uma forma organizada. No projeto de sistemas de informação, de sistemas de conhecimentos e da informática esse grupo de atividades está relacionado com o relatório final de encerramento para apresentação, discussão e aprovação formal de todo o projeto por todos os envolvidos e, principalmente, pela alta administração da organização.

20 Gestão de Projetos de Sistemas de Informação – Profº Laurelli
Conclusão Os planejamentos devem ser realizados com cautela, saber realmente o que se deseja fazer e o principal, a necessidade de cada fase e/ou subfase. O patrocinador e o gestor do projeto é que devem ter o domínio total do projeto e também a liberdade para estabelecer a sua gestão, porém, não esqueça que você faz parte do processo e que o resultado corresponde também da sua ação. Portanto, o que coube a você fazer, também deve ter conhecimento. Na dúvida, pergunte.

21 Referência Bibliográfica
REZENDE, Denis Alcides. Sistemas de informações organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. São Paulo: Atlas, 2005

22 Foi muito bom tê-los nesta aula.
Agradeço pela participação e até a próxima. PARA REFLETIR “Se você fala o que quer, seus ouvidos devem estar preparados para ouvir o que não quer”


Carregar ppt "GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google