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Planejamento do gerenciamento de riscos

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Apresentação em tema: "Planejamento do gerenciamento de riscos"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento do gerenciamento de riscos
Fonte: Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos Ricardo Vargas Editora BRASPORT

2 Áreas do gerenciamento

3 Áreas do gerenciamento
Escopo Custo Tempo Qualidade Integração Recursos humanos Comunicação Riscos Aquisições

4 Áreas do gerenciamento
Gerenciamento do escopo Engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem sucedida. Processos Iniciação; Planejamento do escopo; Definição do escopo; Verificação do escopo; Controle de mudanças do escopo.

5 Gerenciamento de custos
Engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto. Processos Planejamento de recursos; Estimativa de custos; Construção de Orçamento; Controle de custos.

6 Gerenciamento do tempo
Engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Processos Definição das atividades; Sequenciamento das atividades; Estimativa da duração das atividades; Desenvolvimento do cronograma; Controle do cronograma.

7 Gerenciamento da qualidade
Engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estejam em conformidade com o solicitado pelo cliente, ou contratante. Processos Planejamento da qualidade; Garantia da qualidade; Controle da qualidade.

8 Gerenciamento da integração
Engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Processos Desenvolvimento do plano do projeto; Execução do plano do projeto; Controle Integrado de mudanças.

9 Gerenciamento de recursos humanos
Engloba os processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido no projeto. Processos Planejamento organizacional; Recrutamento de pessoal; Desenvolvimento do time.

10 Gerenciamento das comunicações
Engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas. Processos Planejamento das comunicações; Distribuição das informações; Relatórios de desempenho; Encerramento administrativo.

11 Gerenciamento de riscos
Processo de definição, análise e resposta aos riscos do projeto cujo objetivo é maximizar os eventos positivos e minimizar as conseqüências dos eventos negativos. Processos Planejamento de riscos; Identificação dos riscos; Análise qualitativa dos riscos; Análise quantitativa dos riscos; Planejamento da resposta dos riscos; Monitoramento e controle dos riscos.

12 Gerenciamento das aquisições
Engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora. Processos Planejamento das aquisições; Planejamento do processo de requisição; Processo de requisição; Seleção de fornecedores; Administração de contratos; Encerramento do contrato.

13 Gerenciamento de Risco
Gerenciamento de riscos compreende processos relativos a identificação, análise e resposta, para os riscos envolvidos num projeto Inclui maximização dos resultados dos eventos positivos e minimização das consequências dos eventos adversos PMBOK, PMI Nivelando conceitos O que é gerenciamento de riscos ? Esta é a definição apresentada pelo PMBOK, área 11, do PMI para gerenciamento de risco 13

14 Gerenciar projetos é gerenciar riscos.
A Gerência de Riscos Gerenciar riscos é uma abordagem explícita e sistemática usada para identificar, analisar e controlar riscos. Gerenciar projetos é gerenciar riscos. Tom de Marco

15 Atividades da Gerência de Riscos
Planejar a gerência de risco - Definição da estratégia do gerenciamento de risco Identificar riscos - Levantamento inicial de todas as possibilidades de risco existentes no projeto Analisar riscos - Caracterização dos aspectos importantes de cada risco Planejar respostas aos riscos - Determina dos riscos gerenciáveis e os planos de ação Monitorar riscos - Observa a efetividade dos planos de ação Controlar riscos - Avalia a situação corrente para planejar eventuais desvios

16 Tendo em vista a diversidade de referências sobre este assunto, será aqui adotada a abordagem do PMI
Basicamente, a Gerência de Riscos do PMI se divide em 4 processos, a saber: Identificação dos riscos - Determinar que riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada uma Quantificação dos riscos - Avaliar os riscos e suas interações no sentido de avaliar possíveis conseqüências Desenvolvimento das respostas aos riscos - Determinar planos de resposta a ameaças e aproveitamento de oportunidades Controle das respostas aos riscos - Responder as mudanças de risco no decorrer do projeto

17 PMI Project Management Institute Instituição sem fins lucrativos.
Objetivo de normalizar e padronizar a metodologia de gerenciamento de projetos Criou um guia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos o PMBOOK O principal objetivo do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. Não deve e nem pode ser aplicada de maneira uniforme a todos os projetos. Descrição de um conjunto de conhecimentos e práticas aplicáveis à maioria dos projetos; 9 áreas de conhecimento 44 processos divididos em 5 grupos, cada processo tem: Entradas: subsídios que serão utilizados ou influenciarão o processo; Ferramentas e Técnicas: instrumentos ou mecanismos aplicados às entradas para produzir as saídas; Saídas: documentos ou resultados do processos. É uma entidade internacional sem fins lucrativos que congrega os profissionais que atuam nos campos relacionados a Project Management (Gerenciamento de Projetos); Fundada em 1969, na Filadélfia (EUA) e presente hoje em todos os continentes através de uma ampla rede de componentes; É a entidade líder em todo o mundo nesta área, contando hoje com mais de membros. Criação e revisão do PMBOK® - Project Management Body of Knowledge), guia de gerenciamento de projetos; Mantém um programa de certificação profissional: CAPM, PMP, PgMP ®. 17

18 Processo: Identificação dos Riscos
Diferentes autores usam diversos nomes para esses processos: Desenvolvimento de respostas aos riscos = planejamento de respostas ou redução de riscos Identificação e quantificação de riscos = processo único conhecido como análise de riscos ou avaliação de riscos Determina quais riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documenta as características de cada um Deve abranger tanto riscos internos como externos! No contexto de projeto, risco diz respeito tanto a oportunidades (resultados positivos) como ameaças (resultados negativos) Exemplo de risco positivo: um determinado subproduto pode ser finalizado muito antes do planejado e com a qualidade desejada

19 Ferramentas e Técnicas do Processo
Identificação dos Riscos: Entradas Descrição do produto Saídas de outros planejamentos Informações históricas Ferramentas e Técnicas do Processo Checklists Fluxogramas Entrevistas

20 Identificação dos Riscos: Saídas
Fontes de risco Ex.: Estimativas irreais, ações das partes envolvidas Eventos potenciais de risco Ocorrências que podem afetar o projeto Ex.: Desastre natural ou saída de um membro específico da equipe Incluem probabilidade de ocorrência e resultados esperados


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