A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO DA TURMA I - GRUPO DE REFERÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO DA TURMA I - GRUPO DE REFERÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO DA TURMA I - GRUPO DE REFERÊNCIA
06/06/2013 Pauta do Dia: Apresentação dos integrantes do GR-Grupo de Referência; Apresentação das Escolas constituintes do GR; Retomada das ações realizadas pelo GR desde o 2º semestre/2011; Sensibilização – “Mãos talentosas”; Atividade em grupos: leitura e reflexão sobre o texto “Desafio da Qualidade da Educação: Gestão da Sala de Aula” – Celso Vasconcellos; Socialização da atividade em grupos; Vídeo – Celso Vasconcellos; Discussão e proposta de atividades referentes à 1ª edição da Avaliação em Processo/2013; Retomada dos estudos sobre o livro “Avaliação da Aprendizagem” – Luckesi. Avaliação do encontro. Bom trabalho!!!

2 INTEGRANTES DO GRUPO DE REFERÊNCIA – 2013
NOME CARGO/FUNÇÃO 01 ÉVELIN RENATA HOLTZ Supervisor de Ensino 02 JOSÉ EDUARDO QUEIROZ 03 CLAUDIA M. BROCHIERI M. RAMOS 04 MARIZAURA PEREIRA F. JORGE Diretor de Escola 05 ROSANA LOPES DE SOUSA 06 ANDREA IMERO 07 NELSON MARINI JUNIOR Professor Coordenador 08 ELIZETE PONSI Diretor do Núcleo Pedagógico

3 Escolas participantes do Grupo de Referência
2011 2012 2013 1 -Adherbal 14 -Alceu Gomes 19 -Peixoto Gomide 2 -Jair Barth 15 -Carlos Eduardo 20 -Evônio Marques 3 -Péricles Galvão 16 -Eduardo Soares 21 21-Lienette 4 -Maria de Lourdes 17 -Corina 22 22-Barão de Suruí 5 -Fernando Guedes 18 -Maria Imaculada 6 -José Baltazar 7 -Juvenal Paiva 8 -Renato da Rocha 9 -Darcy Vieira 10 -Fernando Prestes 11 -Desembargador 12 -Abílio Fontes 13 -Ernestina Loureiro

4 Síntese das ações realizadas pelo Grupo de Referência desde o 2º semestre/2011
Encontro Data Atividades Observação 22/09/2011 -Análises e reflexões acerca das situações fragilizadas das escolas participantes; Esclarecimentos da Metodologia da Pesquisa-ação. -Apresentação da principal situação problemática de cada U.E.; -Exposição das etapas de investigação e levantamento dos principais dificultadores de cada escola, utilizando como instrumento o material “Indicadores da Qualidade na Educação” 12 escolas participantes. 04/10/2011 -Socialização dos trabalhos realizados em cada U.E.; Análise e reflexão do texto “O diário de bordo como ferramenta de registro da pesquisa-ação; -Análise de uma situação real, tendo como base o estudo do tema “Avaliação”. 13 escolas participantes (entrada da Fernando Guedes)

5 21/10/2011 Adesão das escolas: Abílio Fontes, Adherbal, Jair Barth e José Baltazar para socialização dos trabalhos realizados; Devolutiva dos trabalhos realizados das U.Es. conforme análises de situações reais, apontando possíveis sugestões; Proposta de estudo sobre referenciais teóricos relacionados à Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. 13 escolas participantes. 06/12/2011 -Esclarecimentos sobre critérios para levantamento das Escolas Prioritárias/2011; -Apresentação das reivindicações da Equipe Gestora junto à Oficina Pedagógica durante o 1º semestre/2011, com apontamentos do Grupo de Referência; Apresentação das OTs. De Língua Portuguesa realizadas em 2011; -Perspectivas da Equipe Gestora para 2012 com relação às ações da D.E. junto às Escolas Prioritárias. 06 escolas prioritárias de 2011. 2ª quinzena de março/2012 Visita dos integrantes do Grupo de Referência às 06 EPs com o objetivo de dialogar com a Equipe Gestora acerca do desenvolvimento e acompanhamento do Currículo Oficial.

6 05/04/2012 Reunião com Gestores das EPs/2011 visando orientações sobre a elaboração do PAP-Plano de Ação Participativo. 06 escolas prioritárias/2011 24/04/2012 -Leitura e reflexão sobre o texto “Profs. Reflexíveis numa escola reflexível” – Isabel Alarcão; -Projeção e discussão de Roteiros de Visita utilizados pelos PCs às salas de aula, visando a elaboração de um modelo padrão. 13 escolas participantes. Maio/2012 Visita dos integrantes do Grupo de Referência às EPs/2011 com a finalidade de acompanhar e participar da elaboração do PAP. 06 escolas prioritárias de 2011.

7 04/07/2012 Reunião com os Gestores das EPs/2011 para análise e reflexão coletiva sobre as questões avaliativas contidas no PAP, com vistas à melhor compreensão referente à elaboração, execução e acompanhamento do plano. 06 escolas prioritárias de 2011. 10º 23/07/2012 Reunião com os Gestores das Escolas Prioritárias/2012 para: -Esclarecimentos sobre critérios para levantamento das Escolas Prioritárias/2012; -Apresentação do tutorial do PAP; -Orientações para elaboração do PAP utilizando os passos contidos no tutorial; -Oficina: preenchimento das fichas diagnósticas do PAP. 07 Escolas prioritárias de 2012.

8 11º 07/08/2012 -Devolutiva do Roteiro de Visitas às salas de aula (modelo padrão); -Elaboração/aprofundamento do PAP, destacando a Dimensão Escolar Gestão Pedagógica; -Leitura do tutorial referente ao PAP; -Oficina: preenchimento de uma questão avaliativa da Gestão Pedagógica; -Apresentação de modelo da ficha avaliativa da Dimensão Escolar Gestão Pedagógica – “Currículo Oficial”- elaborada coletivamente pelos Gestores das Escolas Prioritárias/2011; Estudo de referenciais teóricos – livro “Avaliação da Aprendizagem” – Cipriano Luckesi – apresentação de um vídeo e orientações sobre o estudo dos capítulos do livro pelas Escolas. 18 escolas participantes.

9 REFLEXÕES ACERCA DO TEXTO “DESAFIO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: GESTÃO DA SALA DE AULA” – Celso dos S. Vasconcellos “É sempre bom lembrar que nossa referência maior não são os Professores, nem os Gestores, os Funcionários, a Secretaria de Educação, o Sindicato ou o Partido, mas as Crianças, os Jovens e Adultos, nossos Alunos, no horizonte de um projeto libertador.” Celso Vasconcellos

10 Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV
1-Para cumprir sua função social a Escola precisa desenvolver 03 tarefas/dimensões básicas: Aprendizagem Efetiva, Desenvolvimento Humano Pleno e Alegria Crítica. Exemplifique-as. 2-Apontar as principais considerações acerca dos 02 mitos da qualidade da educação. Grupo II 1-Comente o questionamento: A quem, de fato, interessa uma educação de qualidade democrática? 2-Comentar o trecho abaixo: Dada a amplitude e complexidade do problema da qualidade da educação, não devemos esperar grandes mudanças imediatamente. Este fato exige uma visão de processo, de tal forma que mantenhamos o maior empenho em fazer o que é possível no momento (ter a coragem e a humildade de dar o passo possível) e, ao mesmo tempo, não abramos mão do desejado (...) Grupo III 1-Fazer os principais apontamentos sobre os 05 elementos que compõem a “Armadilha histórica para o Professor”. Grupo IV 1-Comentar sobre: “Pulsão para o magistério” e “Pulsão para o desistério”.

11 Grupo V Grupo VI Grupo VII
Apontar dois ou três tópicos básicos em que podemos resgatar as condições para o exercício, com dignidade, da atividade docente e como a equipe gestora pode contribuir para isso? (pág. 12 a 15) Grupo VI Em que os três aspectos do querer do professor podem influenciar sua atuação em sala da aula? (15 a 17) Grupo VII Até onde o posicionamento do professor afeta os alunos? Exemplifique. (17 a 21)


Carregar ppt "ENCONTRO DA TURMA I - GRUPO DE REFERÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google