Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarcelo Fonseca Alterado mais de 10 anos atrás
2
Workshop Smart Software SPA Saúde
3
Agenda A Smart Software Tecnologias e Ferramentas
Metodologia de Trabalho Algumas Considerações
4
A Smart Software Foco no desenvolvimento e integração de soluções corporativas Parcerias baseadas em produtos open source Suporte a soluções open source Treinamento personalizado e de produtos de linha.
5
A Smart Software
6
Principais Clientes
7
Parceiros Tecnológicos
8
A Smart Software Inovação Paixão pela Tecnologia Transparência
Centro de excelência em contato direto com as novidades tecnológicas Inovação Participação ativa na comunidade, contribuição em projetos open source e palestras em eventos técnicos Paixão pela Tecnologia Ferramentas on-line para acompanhamento de projetos e abertura de chamados Transparência com o Cliente
9
Tecnologia e Mercado Colaboração Virtualidade Conectividade Mobilidade
10
Tecnologia e Mercado Evolução tecnológica mudando a forma de trabalho das pessoas Automatização de processos Home-Office Empresas distribuídas geograficamente
11
Tecnologia e Mercado Evolução tecnológica mudando o relacionamento cliente x fornecedor Mau atendimento pode “cair na rede” Exemplo: Vídeo “A United quebra violões” mBZI&feature=player_embedded Exemplo: Site “Reclame Aqui” Empresas contratando pessoas para “monitorar” redes sociais
12
Tecnologia e Mercado A plataforma tecnológica deve suportar a evolução dos processos da empresa, considerando: Necessidade de automatização de novos processos Mudanças regulatórias Mudanças nas estratégias de negócio Necessidades do mercado
13
Tecnologias de Desenvolvimento
x Portal Web Corporativo Desenvolvimento de interfaces no modelo Rich Web Application Framework de Desenvolvimento com foco no modelo de desenvolvimento em camadas
14
Tecnologias de Desenvolvimento
15
Tecnologias de Desenvolvimento
Ambiente Integrado
16
Processo de Desenvolvimento
Engenharia De Requisitos Análise Projeto Codificação Testes Falta muito para chegar lá ? Necessidades dos usuários Solução de T.I (software)
17
Processo de Desenvolvimento
Conjunto de atividades cuja meta é o desenvolvimento ou evolução de um software Representa um arcabouço contendo Sequência e atividades a serem realizada durante o desenvolvimento Técnicas para gerenciamento de projeto Produtos de Trabalho Métodos para coordenação das mudanças de requisitos
18
Processo de Desenvolvimento
Coleta de requisitos Escopo Avaliação do sistema atual Definição de metas e objetivos Viabilidades Custos e prazos Escolha das metodologias ENGENHARIA DE SISTEMAS/ ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS PROJETO ANÁLISE CODIFICAÇÃO MANUTENÇÃO TESTE Intensificação das atividades de coleta de requisitos, concentrando especificamente no software Modelagem alto nível, independente de tecnologia
19
Processos Iterativos e Incrementais
Iteração É um conjunto de atividades executadas por disciplina dentro de cada fase do processo
20
Documentação de Projeto
Documentos Análise e Design Documentos Requisitos Documentos Ger. Projetos Glossário Requisitos de Software Doc. Especificação de Requisitos Requisitos de Usuário Especificação Suplementar Modelo de Caso de Uso Documento de Visão Caso de Negócio Avaliação da Iteração Plano de Iteração Registro de Revisão Lista de Riscos Plano de Desenv. Software Avaliação de Status Ordem de Trabalho Modelo de Análise Prova de Conceito Arquitetural Modelo de Dados Modelo Implantação Modelo de Projeto Mapa de Navegação Doc. Arquitetura de Referência Doc de Arquitetura Software Protótipos Interface
21
Metodologias Ágeis Manifesto
Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas Software funcionando em vez de documentação abrangente Colaboração do Cliente em vez de negociação de contratos Resposta às modificações em vez de seguir um plano
22
Metodologias Ágeis Alguns princípios
Satisfação do cliente por meio de entregas contínuas Modificações de requisitos são bem- vindas Pessoas de negócio e desenvolvimento atuando em conjunto Indivíduos motivados Conversa face a face para levantamento de informações
23
Metodologias Ágeis Alguns princípios
Medida de progressão baseada no software funcionando Ritmo constante e sustentável de desenvolvimento Excelência técnica e simplicidade
24
Metodologias Ágeis Metodologias ágeis admitem as seguintes suposições
É difícil prever antecipadamente quais requisitos irão persistir e quais serão modificados Projeto e construção devem ser realizados de forma conjunta Análise, projeto, construção e teste não são tão previsíveis em termos de planejamento como gostaríamos
25
Gestão Ágil com Scrum 1. Definição do backlog do produto junto com o Product Onwer 2. Planejamento do Sprint 3. Desenvolvimento ( 2 a 4 semanas ) 4. Reunião Diária - O que você fez hoje ? - O que fará amanhã? - O que está impactando 5. Finalização do Sprint com uma versão passível de entrega 6. Reuniões de avaliação
26
Gestão Ágil com Scrum Product Backlog Visão do produto
Representado através de uma lista com itens priorizados e ordenados de acordo com o valor que representam para o cliente Existe durante todo o ciclo de vida do projeto Deve ser regularmente atualizado para refletir mudanças e necessidades do cliente
27
Gestão Ágil com Scrum Sprint
Time-Box de 2 a 4 semanas onde o time de projeto irá produzir uma parte do produto definida pelo cliente Necessidade de entregas frequentes de valor para o cliente, diferente dos modelos tradicionais onde o produto é desenvolvido ao longo de um período e a entrega é feita apenas ao final, como um “produto pronto”
28
Gestão Ágil com Scrum Sprint
Deve ser empreendido por uma equipe multidisciplinar com no máximo 9 pessoas Cada sprint deve ter uma meta específica que represente o desejo do cliente para um determinado time-box
29
Gestão Ágil com Scrum Ao final de cada Sprint, o time deve ter produzido um incremento potencialmente entregável do produto Com qualidade, testado, completo e pronto S1 S2 S3 S4 S1, S2, S3 e S4 são produtos potencialmente entregáveis R1 R1 é um entregável!
30
Gestão Ágil com Scrum Daily Meeting Cuidados
O que fiz desde a última reunião ? O que pretendo fazer até a próxima ? Tenho impedimentos ? Cuidados Não é coffee-break Não é bate-papo Não é julgamento
31
Gestão Ágil com Scrum Review Meeting Possíveis consequências
Apresentação dos resultados da iteração para os clientes Todos participam Possíveis consequências Repriorização de funcionalidades não terminadas Solicitar fechamento da release Não autorizar outra Sprint ...
32
Gestão Ágil com Scrum Retrospectivas
Busca melhoria nos processos ao final de cada Sprint O que foi bom ? O que deve ser melhorado? Facilitada pelo ScrumMaster O Time propõe soluções para os problemas que o atrapalham/irritam
33
Gestão Ágil com Scrum Scrum Board
Utilizado para acompanhamento de atividades
34
Gestão Ágil com Scrum Burn Down Chart
Utilizado para visualizar o andamento do projeto
35
Gestão Ágil com Scrum Documentação enxuta Documentos Análise e Design
Requisitos Documentos Ger. Projetos Glossário Requisitos de Software Doc. Especificação de Requisitos Requisitos de Usuário Especificação Suplementar Modelo de Caso de Uso Documento de Visão Product Backlog Caso de Negócio Avaliação da Iteração Plano de Iteração Registro de Revisão Lista de Riscos Plano de Desenv. Software Avaliação de Status Ordem de Trabalho Sprint Backlog Modelo de Análise Prova de Conceito Arquitetural Modelo de Dados Modelo Implantação Modelo de Projeto Mapa de Navegação Doc. Arquitetura de Referência Doc de Arquitetura Software Protótipos Interface
36
Considerações: O ponto de partida
Engenharia De Requisitos Análise Projeto Codificação Testes Necessidades dos usuários Solução de T.I (software) 1. Eu realmente conheço minhas necessidades 2. Quais processos quero/preciso automatizar 3. Tenho processos ? A Engenharia de Requisitos é justamente a etapa do projeto que visa auxiliar o cliente a transformar necessidades em requisitos de sistema, porém, não resolve problemas e nem cria processos.
37
Considerações: Visão da E.A
... ambiente integrado e otimizado para suportar as estratégias de negócio das empresas. Define como informação e tecnologia irão suportar as operações de uma empresa e prover benefícios para os negócios
38
Considerações: Visão da E.A
Componentes e seus inter- relacionamentos, no contexto da Arquitetura Corporativa Princípios Estrutura organizacional Processos de negócio Pessoas Aplicações, dados e infraestrutura Tecnologia
39
Considerações: Visão da E.A
Objetivos de Negócio Estratégia Processos Na visão da Arquitetura Corporativa, T.I é um meio (muito importante), mas um meio para se atingir os objetivos de negócio
40
Considerações: Responsabilidades
SPA Smart Definição/Redefinição de Processos Engenharia e especificação de requisitos Projeto, Desenvolvimento, Implantação, Suporte e Mentoring mentoring Usuários Conhecem o negócio Fundamentais para o levantamento das informações T.I Sabe traduzir necessidades em requisitos de sistema Prover informações para a fábrica de software Smart Conhece tecnologia Conhece ferramentas Experiência em projetos críticos Responsável pela implementação do projeto e orientação técnica no levantamento e especificação de requisitos
41
Concluindo A Smart Software se sente honrada pela oportunidade de trabalhar com uma empresa em constante crescimento, em uma área de grande importância para a sociedade.
42
Rogério A. Rondini
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.