A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I WORKSHOP DE TECNOLOGIAS DE REDE DO PoP-AL Maceió – 28/07/2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I WORKSHOP DE TECNOLOGIAS DE REDE DO PoP-AL Maceió – 28/07/2017."— Transcrição da apresentação:

1 I WORKSHOP DE TECNOLOGIAS DE REDE DO PoP-AL Maceió – 28/07/2017

2 Sistemas de Monitoramento
Felipe Alves

3 Felipe Alves da SILVA Administrador de redes POP-AL
Apresentação FOTO Felipe Alves da SILVA Administrador de redes POP-AL

4 AGENDA Introdução Conceitos de Sistemas de Monitoramento
Motivação Justificativas De Implementar Um Sistema De Monitoramento Sistemas de Monitoramento Ferramentas Mais Populares Suas (Nagios, Zabbix e Cacti) Estrutura Configurações Gerenciamento

5 INTRODUÇÃO Tudo ou Nagios?
“Faz tudo ou então usa um sistema de monitoramento.”

6 EXEMPLOS DE MONITORAMENTO:
Realizado por conexões a servidores verificando o gerenciador de tarefas Logar periodicamente nos servidores, verificar processos, verificar as conexões, verificar logs, não é eficaz e tão pouco proativo. Perguntando aos usuários e colaboradores como estão seus servidores dispositivos Isso depende muito da confiabilidade em cima da pessoa que esta te respondendo.

7 EXEMPLOS DE MONITORAMENTO:
Ou Simplesmente Esperar Reclamações De Colaboradores, Coordenadores, Fornecedores, Clientes. “Apesar de todas essas serem formas de monitoramento em si, não são sistemas de monitoramento.”

8 O QUE É UM SISTEMA DE MONITORAMENTO?
“É o processo contínuo e sistemático de supervisão e revisão do gerenciamento de um serviço ou uma atividade, com o objetivo de assegurar que o comportamento e o desempenho do projeto estejam de acordo com o planejado.”

9 Para que server um sistema de monitoramento?
Analisar o comportamento da rede Analisar o desempenho dos dispositivos da rede Garantir a disponibilidade dos serviços Garantir que as atividades estão funcionando de acordo com o planejado Identificar problemas de forma rápida e eficaz Entre outros...

10 Por que Monitorar? Redes + complexas Importantes paras empresas.
Uma vasta de gama de equipamentos para serem monitorados. Difícil ter o controle de toda a rede sem ter um sistema de monitoramento

11 Por que Monitorar? Má configuração Interrupção não programada
Problemas de segurança Problemas de desempenho

12 Por que Monitorar? Manter os recursos alinhados ao negócio
Evitar dores de cabeça

13 COMO IMPLEMENTAR? Recursos Serviços Aplicações Equipamentos de redes
Entre outros. O que monitorar?

14 Nagios Nagios é uma popular ferramenta de monitoração de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando-o sobre os problemas e também quando os problemas forem resolvidos.

15 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Notificação de falhas em tempo real Principal característica de todo sistema de monitoramento Resolução proativa e execução de scripts remoto Tratamento de eventos (reiniciar serviços remotamente). O Nagios trabalha com o ocsp para executar comandos após os checks. Executa scripts pré-definidos. Interface web para administração Customizável Desenvolvimento constante

16 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Comunidade ativa Integração com ferramentas externas Composto por vários plugins comandos e scripts que são executados para checagem de serviços de monitoramento (DHCP, SNMP, POP3, HTTP, FTP, SSH, etc). Facilidade no desenvolvimento de plugins (C, Perl, Shell Script, Python) Escalável - Monitoramento distribuído em diversas regiões (Matriz e Filial) Checagem ativa e passiva

17 INTERFACE

18 FUNCIONALIADES DO NAGIOS

19 Gráficos - NagVis Se integra ao nagios e permite a personalização de mapas de rede para monitoração Não faz os mapas, ele apenas os personaliza Para criar os mapas (Visio ou o Dia)

20 CACTI O que é o Cacti? Cacti é uma solução PHP e MySQL que utiliza a engine RRDtool (base de dados desenvolvida para armazenar séries de dados numéricos sobre o estado de redes de computadores) para gerar gráficos. Possui uma interface gráfica para gerenciamento de devices monitorados, grupos, templates, formas de coleta, formas de armazenamento, formas de exibição, etc.

21 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Número ilimitado de gráficos por host; Envio de alertas via ; Armazenamento configurável de históricos; Suporte completo ao RRDTOOL; Suporte ao protocolo SNMP; Modelos gráficos pré-configurados; Gerenciamento web; Multiusuário web com níveis de acessos.

22 FUNCIONALIDADES DO CACTI
Coleta de informações (SNMP) Forma de armazenamento dos dados no RRD Exibição desses dados Notificações

23 INTERFACE

24 GRÁFICOS

25 ZABBIX O que é o Zabbix? Zabbix é uma solução Open Source de monitoração para redes empresariais. Ele é um software que monitora vários pontos da rede como saúde e integridade de servidores.

26 CARACTERÍSTICAS Possui suporte a maioria dos sistemas operacionais: Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Mac OS X, Windows, entre outros; Monitora serviços simples (http, pop3, imap, ssh) sem o uso de agentes; Suporte nativo ao protocolo SNMP; Interface de gerenciamento Web, de fácil utilização; Integração com banco de dados (MySQL, Oracle,PostgreSQL ou SQLite); Geração de gráficos em tempo real;

27 CARACTERÍSTICAS Fácil instalação e customização;
Agentes disponíveis para diversas plataformas: Linux,Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, SCO-OpenServer, Mac OS X, Windows; Agentes para plataformas 32 bits e 64 bits; Integração com os Contadores de Performance do Windows; Software Open Source distribuído pela Licença GPL v2; Excelente Manual (Em Inglês) – Possui licenciamento próprio – Não GPL; Envio de alertas para: , Jabber, SMS; Scripts personalizados.

28 VANTAGENS DO ZABBIX A principal vantagem do Zabbix é a facilidade de manipulação dos objetos, o que agiliza muito o trabalho do dia-a-dia, por exemplo, digamos que você possui 50 switches iguais, e você quer monitorar o tráfego de rede de cada porta. Você vai criar os itens de cada porta uma única vez e salva-los como template, depois basta usar este template para os 50 switches. Você vai criar os gráficos apenas do primeiro switch e depois copia-lo para os outros 49. Tudo isso selecionando itens e clicando em botões como copy e/ou clone.

29

30 DASHBOARD DE ACESSO RÁPIDO À INFORMAÇÃO

31 MONITORAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DE MAPAS

32 MONITORAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DE MAPAS

33 MONITORAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DE MAPAS E GRÁFICOS

34 MONITORAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DE MAPAS E GRÁFICOS

35 MONITORAMENTO POP-AL

36 VIAIPE

37 Obrigado!!


Carregar ppt "I WORKSHOP DE TECNOLOGIAS DE REDE DO PoP-AL Maceió – 28/07/2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google