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O SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO
23/10/2006
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Aspectos Relevantes da Acreditação
Busca voluntária da qualidade Acreditação Educação da direção e corpo funcional Processo de construção de equipe Instrumento de gerenciamento 23/10/2006
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Iniciativas Nacionais de Acreditação no Brasil
1991 1999 23/10/2006
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A Organização Nacional de Acreditação
Sociedade civil sem finalidade econômica; Funções: Coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação; Definir sistemática de avaliação; Elaborar padrões de qualidade; Capacitar multiplicadores e facilitadores. 23/10/2006
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Entidades Fundadoras - Conselho de Administração
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Parceiros do Governo – Conselho de Administração
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Instituições Acreditadoras Credenciadas
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A LÓGICA E O MÉTODO 23/10/2006
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Vantagens do Processo de Acreditação
Caminho para a melhoria contínua Segurança para os pacientes e profissionais Útil instrumento de gerenciamento Critérios e objetivos concretos, adaptados à realidade brasileira 23/10/2006
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A Organização de Saúde Como um Sistema
Liderança e Administração Organização Profissional Atenção ao Paciente/Cliente Diagnóstico Apoio Técnico Abastecimento e Apoio Logístico Infra-Estrutura Ensino e Pesquisa 23/10/2006
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23/10/2006
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Os 3 Níveis Nível 3 Nível 2 Nível 1 RESULTADO PROCESSO ESTRUTURA
23/10/2006
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Os Padrões Expectativas desejáveis de desempenho de uma organização;
Elaborados com base na existência de 3 Níveis; Devem ser integralmente cumpridos. 23/10/2006
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ATRIBUTO GERAL: Segurança (estrutura)
NÍVEL 1 ATRIBUTO GERAL: Segurança (estrutura) NÍVEL 2 ATRIBUTO GERAL: Organização (processos) NÍVEL 3 ATRIBUTO GERAL: Práticas de Gestão e Qualidade (resultados) 23/10/2006
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Conformidade com os padrões de Nível 1 ACREDITADO PLENO
NÃO ACREDITADO ACREDITADO Conformidade com os padrões de Nível 1 ACREDITADO PLENO Conformidade com os padrões de Nível 1 e 2 ACREDITADO COM EXCELÊNCIA Conformidade com todos os padrões (Nível 1, 2 e 3) 23/10/2006
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nas Organizações de Saúde?
Gestão da Qualidade Porque implantar um Sistema de Qualidade nas Organizações de Saúde? 23/10/2006
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Casos de Incidentes CASO 1: Esquecimento de uma régua de metal de 33 cm. O que: Retirada de tumor no abdômen. Onde: Hospital Universitário (EUA) 23/10/2006
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Casos de Incidentes CASO 2: Queimadura grave após lipoaspiração
O que: Lipoaspiração. Onde: Clínica de Estética (Brasil) 23/10/2006
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Estima-se que 50 a 60% são evitáveis
Risco x Eventos Adversos “Complicações indesejadas decorrentes dos cuidados prestados ao paciente, não atribuídas à evolução natural da doença de base” (Gallotti, 2004) Estudos das décadas de 50 e 60 já apresentavam relatos de eventos adversos Estima-se que 50 a 60% são evitáveis 23/10/2006
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Magnitude dos Eventos Adversos
Estudos de Harvard / 1991 4% dos pacientes sofrem algum tipo de dano no Hospital 70% dos eventos adversos provocam uma incapacidade temporal 14% dos incidentes são mortais Fonte: World Alliance for Patient Safety : forward programme. World Health Organization 2004, apud: To err is human: building a safer health system by the Institute of Medicine, USA 23/10/2006
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Magnitude dos Eventos Adversos
Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Atenção Hospitalar/2000 Um a cada dez pacientes dos hospitais europeus sofrem danos evitáveis e efeitos adversos ocasionados por cuidados recebidos. Fonte: The quality of health care/hospital activities: Report by the Working Party on quality care in hospitals of the subcommittee on coordination. September 2000. 23/10/2006
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Causas de Mortes nos EUA
44.000 43.458 42.297 16.516 Óbitos Erros Médicos Acidentes Auto Ca de Mama Aids Fonte: The Institute of Medicine. To Err is Human: Building a Safer Health System, 1999 citado por Antônio Quinto Neto 23/10/2006
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Ocorrências de Falhas na Assistência à Saúde
A maioria das falhas médicas pertencem a cinco categorias: Falhas de equipamento Leitura incorreta dos exames de laboratórios Engano do tipo de sangue durante a transfusão Leitura incorreta de prescrições Cirurgia em parte errada do corpo 23/10/2006
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Gestão da Qualidade Assistencial
Fatores que interferem e fazem variar a Qualidade: Variabilidade e localização; Treinamento, experiência, especialização e a idade dos profissionais; Condições do local onde se realiza o trabalho; Financiamento e organização da assistência; Características da Organização de Saúde; Características dos clientes. 23/10/2006
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Buscando a Competitividade
CONSCIENTIZAÇÃO + INICIATIVA AVALIAÇÃO QUALIDADE ACREDITAÇÃO COMPETITIVIDADE 23/10/2006
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“ Em serviços de saúde qualidade e risco são indissociáveis”
Qualidade x Risco Qualidade Risco “ Em serviços de saúde qualidade e risco são indissociáveis” 23/10/2006
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PORTAL ONA Informações sobre o SBA Notícias Agenda da Saúde
Educação a distância Biblioteca Virtual Loja virtual 23/10/2006
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Edifício Palácio do Rádio – Bloco 3 / 5° andar Brasília/DF
Edifício Palácio do Rádio – Bloco 3 / 5° andar Brasília/DF 23/10/2006
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