A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação
TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos

2 Conteúdo Revisão Processo evolutivo das organizações
A TI nas organizações TI em pequenas empresas Prof. Ulisses Vasconcelos

3 Revisão Introdução Histórico Informação Prof. Ulisses Vasconcelos

4 Revisão O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da i​n​f​o​r​m​a​ç​ã​o Prof. Ulisses Vasconcelos

5 Revisão Histórico – Informação é o centro de tudo
Prof. Ulisses Vasconcelos

6 Revisão Informação – Resultado do processamento, manipulação e organização de dados Prof. Ulisses Vasconcelos

7 Evolução das organizações
HISTÓRICO A história das empresas pode ser dividida em seis fases: 1ª FASE: ARTESANAL 2ª FASE: TRANSIÇÃO PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO 3ª FASE: DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL 4ª FASE: GIGANTISMO INDUSTRIAL 5ª FASE: MODERNA 6ª FASE: GLOBALIZAÇÃO Prof. Ulisses Vasconcelos

8 Evolução das organizações
1ª FASE: ARTESANAL (ANTIGUIDADE ATÉ A PRÉ-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) PERÍODO: ATÉ 1780 CARACTERISTICAS: Regime de produção é fundamentado no artesanato, mão de obra intensiva e não qualificada, trabalho escravo, ainda com resquícios do Feudalismo. Prof. Ulisses Vasconcelos

9 Evolução das organizações
HISTÓRICO 2ª FASE: TRANSIÇÃO PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO (I REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) PERÍODO: 1780 A 1860 CARACTERISTICAS: Nascente fase da industrialização, da mecanização das oficinas e da agricultura. Surge o carvão como fonte básica de energia e o ferro como matéria-prima. Surge os transportes a vapor e as primeiras estradas de ferro. Prof. Ulisses Vasconcelos

10 Evolução das organizações
HISTÓRICO 3ª FASE: DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (APÓS I REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) PERÍODO: 1860 A 1914 CARACTERISTICAS: Aço(novo material básico) e eletricidade. Desenvolvimento da maquinaria, com o aparecimento do motor a explosão e elétrico. Nota-se um avanço tecnológico. O Capitalismo industrial cede lugar ao Capitalismo Financeiro. Prof. Ulisses Vasconcelos

11 Evolução das organizações
HISTÓRICO 4ª FASE: GIGANTISMO INDUSTRIAL (ENTRE AS DUAS GRANDES GUERRAS) PERÍODO: A 1945 CARACTERISTICAS: Utilização da organização e tecnologia para fins bélicos. Fase da grande depressão de 1929 e a crise mundial. Fase do âmbito internacional e multinacional. Predomínio das aplicações técnico-científicas e ênfase em materiais petroquímicos Prof. Ulisses Vasconcelos

12 Evolução das organizações
HISTÓRICO 5ª FASE: MODERNA (PÓS GUERRA ATÉ A ATUALIDADE) PERÍODO: 1945 A 1980 CARACTERISTICAS: Nítida separação entre os países desenvolvidos, os subdesenvolvidos e os em desenvolvimento. Surpreendente desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico passam a ser feitos dentro das empresas e orientados para usos comerciais. Prof. Ulisses Vasconcelos

13 Evolução das organizações
HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS EMPRESAS 6ª FASE: GLOBALIZAÇÃO (ATUALIDADE) CARACTERISTICAS: Tudo mudou. E a administração também. Uma Terceira Revolução Industrial marca esta fase: a revolução do computador, substituindo o cérebro humano pela máquina eletrônica. Prof. Ulisses Vasconcelos

14 Evolução das organizações
Internet Serviços Correio eletrônico: permite-nos enviar e receber s, partilhar ficheiros, informações, entre outros… Contatos on-line: Estabelecer contato com outros utilizadores através de salas de chat, mirc, msn, etc… Download e Upload: partilha de músicas, fotos, vídeos, jogos, etc.. Lazer: Jogar on-line com outros internautas, filmes on-line… E-Commerce / Business-to-Business / E-Business: Comprar/Vender produtos em lojas e a outros utilizadores pela internet… Pesquisa de informação: Recolher informações, documentários, através de motores de pesquisa, etc.… Newsgroups: Participar em fóruns, publicar anúncios, etc.… Prof. Ulisses Vasconcelos

15 Evolução das organizações
Internet Negócios Comércio de Produtos físicos Comércio de Produtos digitais Prestação de Serviços personalizados Prestação de Serviços automatizados Prof. Ulisses Vasconcelos

16 TI nas organizações Eficiência: Utilização adequada dos recursos (Fazer bem as coisas) Eficácia: Satisfação de metas, objetivos e requisitos (Uso de TI X resultados do negócio) Prof. Ulisses Vasconcelos

17 TI nas organizações Papel da TI nas organizações
Visão estratégica – Negócios X TI: TI como vantagem competitiva TI voltada para o mercado; Necessidade da proximidade entre executivos e TI Vantagem competitiva vindo da TI Gestão de TI alinhado com o negócio Aspectos técnicos e organizacionais Busca da eficácia Analise do impacto nos resultados de negócio Ganhos de produtividade Aspectos técnicos, organizacionais e estratégicos Prof. Ulisses Vasconcelos

18 TI nas organizações TI em pequenas empresas
As empresas de menor porte, podem competir com ferramentas ou estratégias tão potentes quanto às das grandes corporações. A informação, que marcará a competição daqui para frente, é um recurso disponível e democrático. Mas, para que as informações sejam bem utilizadas, é preciso definir previamente os rumos da empresa. Prof. Ulisses Vasconcelos

19 TI nas organizações Aplicação em pequenas empresas
As pequenas empresas no geral não possuem sistemas informatizados, ou seja são feitos quase que exclusivamente por meio de papeladas intermináveis. Contudo o custo cada vez menor dos computadores e a onda de gestão integrada por software parece incentivar cada vez mais o pequeno empresário a investir pesado nesse setor em busca de melhor desempenho da empresa com relação aos concorrentes. Para que o processo de informatização seja bem sucedido, deve-se surgir uma abordagem dividida em etapas ordenadas. Prof. Ulisses Vasconcelos

20 TI nas organizações Etapas 1 – Analise o sistema manual utilizado atualmente pela empresa. Envolvendo as pessoas responsáveis por cada processo. 2 – Identifique os processos que devem ser informatizados, as possíveis melhorias e necessidades informacionais desses processos. 3 – Compare os custos e benefícios lembre-se de levar em consideração os custos e benefícios indiretos. Analise as opções de Sistemas que o mercado disponibiliza para o seu ramo de atividade, considerando os seguintes itens: Funcionalidades do sistema Tipos de instalação Avaliação de alternativas de suporte e treinamento Disponibilidade de operações através da internet Custo x Benefício Prof. Ulisses Vasconcelos

21 TI nas organizações 4 – Estabelece um cronograma para a informatização
Etapas 4 – Estabelece um cronograma para a informatização 5 – Prepare sua equipe para a informatização Promova a conscientização da necessidade de informatização, mostre os benefícios que podem ser alcançados, treine as pessoas envolvidas, discuta as necessidades de mudanças e a melhor maneira de fazê-las com todos os envolvidos e etc. 6 – Inicie o processo de informatização o mais rápido possível e respeite, se possível, os prazos estabelecidos no cronograma. Prof. Ulisses Vasconcelos

22 TI nas organizações Vantagens da informatização
Uma empresa com um sistema totalmente informatizado, funciona eficiente e eficazmente. Proporcionará grandes vantagens em relação a tempo otimizado, a organização, a facilidade de obtenção de informações, a previsão de outros aspectos que contribuirão para o sucesso. A informatização pode proporcionar melhoria na competitividade e um aumento da lucratividade. Prof. Ulisses Vasconcelos

23 Exercício Quais as seis fases da história das empresas?Cite um acontecimento importante para cada umas dessas fases. Cite dois serviços da internet e descreva-os Quais as oportunidades de negócio trazidas pela internet? Qual a diferença entre eficiência e eficácia? Qual o papel da TI nas organizações? Disserte sobre as seis etapas para informatizar pequenas empresas. Quais as vantagens da informatização? Prof. Ulisses Vasconcelos


Carregar ppt "Tecnologia da informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google