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Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Qualificação da atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial.

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Qualificação da atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família
Qualificação da atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS de Torotama, Rio Grande, RS Yudit Chacon Rosello Orientadora: Stelita Pacheco Dourado Neta

2 INTRODUÇÃO

3 As doenças cardiovasculares e acidentes cerebrovasculares constituem uma das principais causa de morbimortalidade na população brasileira, representando a hipertensão arterial sistêmica e ou diabetes mellitus, dois dos principais fatores de risco.

4 Introdução A Hipertensão Arterial e ou Diabetes Mellitus levam a invalidez total ou parcial do indivíduo com grave repercussão para o usuário, sua família e sociedade quando não são diagnosticados e controlados precocemente. -A Hipertensão arterial associa-se com os acidentes cerebrovasculares -O Diabetes Mellitus associa-se com retinopatias, insuficiência renal e amputações. Complicações que podem ser evitadas com diagnósticos precoce, tratamento oportuno e acompanhamento dos usuários periodicamente .

5 Introdução Rio Grande Localização: Extremo sul do estado do Rio Grande do Sul. População: hab. Economia: Agricultura, Pesca, Pecuária e Portuária.

6 Rio Grande. 36 ESF 22 UBS 8 Tradicional 1 CAPS Álcool e Droga 1 Hospital Psiquiátrico 2 Hospitais Gerais 1 Hospital de Cardiologia com serviço Oncológico 1CAPS

7 UBSF Torotama Área de abrangência: Ilha da Torotama.
Banhado Silveira . Instituições sociais: 1 Escola. 1 Igreja.

8 UBSF Torotama Equipe : 1 Médico, 1 Enfermeiro, 2 Técnicas de enfermagem, 3 Agentes Comunitários de Saúde (ACS),2 Recepcionistas,1Auxiliar de serviços gerais. População total: 1200 pessoas. Dividida em 4 micro áreas.

9 Oferecemos Atendimentos: -Atenção à Saúde da Criança
Oferecemos Atendimentos: -Atenção à Saúde da Criança. -Atenção ao Pré-Natal. -Prevenção e Controle do Câncer de Colo de Útero. -Prevenção e Controle do Câncer de Mama Atenção aos Hipertensos e Diabéticos. -Atenção à Saúde dos Idosos e Saúde Bucal.

10 Situação da ação programática antes da intervenção
Atendimentos de demandas espontâneas. Desorganização na agenda. Qualidade inadequada em acolhimento. Insuficiente atividades educativas. Registro inadequados. Não se realizava busca ativa. Não vinculação do médico com associação de bairro e conselho de saúde .

11 Situação da ação programática antes da intervenção
HAS Cadastrados no programa:228 usuários. Cobertura: 85% Atendidos: 176 (77%) Classificação do risco cardiovascular: 176 (77%) Exames periódicos laboratoriais: 176(77%) Avaliação de saúde bucal: 100 (40%) Orientação sobre pratica de atividade física e alimentação saudável: 176 (77%)

12 DM Cadastrados no programa: 42 usuários. Cobertura: 52 %. Atendidos:20 (50%) Exame físico dos pês: 20 (50%) Exames periódicos laboratoriais: 20 (50%) Avaliação de saúde bucal: 20 (50%) Orientação sobre pratica de atividade física e alimentação saudável: 20 (50%)

13 Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS de Totorama, Rio Grande- RS.

14 Objetivos Especifico 1.Ampliar a cobertura a hipertensão e diabetes.
2.Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos 3.Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa 4.Melhorar o registro das informações. 5.Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular 6.Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

15 METODOLOGIA

16 Logística Os protocolos adotados: Manual Técnico de Hipertensão do Ministério de saúde 2013. Manual Técnico de Diabetes do Ministério de saúde 2013.

17 Metodologia Para o registro das ações utilizamos: Ficha espelho disponibilizada pelo curso. Prontuário clínico (registro de diagnóstico da doença, exame clínico, exames complementares, prescrição de medicamentos, avaliação de risco cardiovascular, orientação de promoção à saúde (atividade física, tabagismo, álcool, alimentação saudável e higiene bucal)). Registro de peso, altura ,IMC,

18 Metodologia Ficha de atendimento odontológico (as ações realizadas e necessidade de atendimento). Carteira de HAS e DM (registrada data e hora de monitoramento de pressão arterial e teste de HGT. Planilhas eletrônicas de coleta de dados. Livros de agendamentos

19 Metodologia Ações propostas e realizadas conforme os eixos pedagógicos Organização e gestão do serviço. Monitoramento e avaliação. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

20 OBJETIVOS METAS RESULTADOS

21 Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos

22 Meta 1.1 Cadastrar 100 % dos Hipertensos da área de abrangência no programa de Atenção a Hipertensão Arterial da unidade de saúde. Indicador 1.1Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde. de 170 usuários portadores de hipertensão que representa 74%, já no segundo mês foramcadastrados 196 (86%)e no terceiro mês cadastramos 218 (95.6%) conforme mostra a Figura 1. Figura 1 Gráfico Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na UBS Torotama, Rio Grande/RS.2 Resultado: Mês (74,6 %) Mês ( 86%) Mês (95,6 %)

23 Meta 1.2 Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência do Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Indicador 1.2 Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. dos 42 diabéticos estimados, foram atendidos 33, atingindo uma cobertura de 78.6%. 36 usuários, atingindo então uma cobertura de 85.7%. No terceiro mês, dando continuidade às buscas e ao cadastro dos usuários conseguimos chegar a aumentar a 42 usuários chegando à cobertura de 100% como nos mostra a Figura 2. Figura 2Gráfico Figura 1 Gráfico Cobertura do programa de atenção ao diabético na UBS Torotama, Rio Grande/RS.2015 Resultado: Mês (78,6 %) Mês 2- 36( 85,7%) Mês (100 %)

24 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos
e/ou diabéticos Meta 2.1Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Indicador 2.1Proporção de hipertensos com o exame clínico apropriado de acordo com o protocolo. Meta 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Indicador 2.2 Proporção de diabéticos com o exame clínico apropriado de acordo com o protocolo. No primeiro mês os 170 (100%) usuários hipertensos cadastrados estavam com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo. No mês 2 foram 196(100%) hipertensos e no mês 3 tivemos 218(100%) Resultados : Em todos os três meses da intervenção realizamos exame clínico apropriado a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

25 Meta 2.3Realizar exame dos pés em 100% das pessoas com diabetes a cada 03 meses (com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade). Indicador2.3Proporção de pessoas com diabetes com o exame dos pés em dia. Resultados : Em todos os três meses da intervenção realizamos o exame dos pés das pessoas com DM cadastradas Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

26 Hipertensos _Mês 1- 170(100%) Mês 2- 196(100%) Mês 3- 218 (100%)
Meta 2.4Garantir a 100% das pessoas com hipertensão a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Indicador2.4Proporção de pessoas com hipertensão com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.5Garantir a 100% das pessoas com diabetes a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Indicador2.5Proporção de pessoas com diabetes com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Resultados : Em todos os três meses da intervenção garantimos a solicitação /realização de exames complementares a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

27 Hipertensos _Mês 1- 170(100%) Mês 2- 196(100%) Mês 3- 218 (100%)
Meta 2.6Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na UBS. Indicador2.6Proporção de pessoas com hipertensão com prescrição priorizada de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Meta 2.7Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com diabetes cadastradas na UBS. Indicador2.7Proporção de pessoas com diabetes com prescrição priorizada de medicamentos da Farmácia Popular. Resultados : Em todos os três meses da intervenção priorizamos a prescrição de medicamentos da farmácia popular a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

28 Meta 2.8 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
Indicador 2.8 Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Figura 8 Gráfico Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS Torotama, Rio Grande/RS.2 Resultado: Mês ( 99,4 %) Mês (100%) Mês (99,5 %)

29 Meta 2.9 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com diabetes. Indicador 2.9Proporção de pessoas com diabetes com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Resultados : Em todos os três meses da intervenção as pessoas com diabetes cadastradas tiveram realizado a avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

30 Objetivos, Metas e Resultados.
Objetivo 3 Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.

31 Meta 3.1 Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Indicador 3.1 Proporção de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa.   Figura 10 Gráfico Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa na UBS Torotama, Rio Grande/RS.2015  No mês 2 tivemos 15 hipertensos faltosos à consulta clínica agendada e eles foram buscados chegando à cobertura de 100%. No terceiro mês finalizamos com 17 (100%) Resultado: Mês 1- 0 faltosos/ Buscados0 0 ( 0 %) Mês 2-15 faltosos / Buscados 15 ( 100%) Mês faltosos/ Buscados 17 (100 %)

32 Meta 3.2 Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Indicador 3.2 Proporção de diabéticos faltosos às consultas médicas com busca ativa. Figura 11 Gráfico Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa na UBS Torotama, Rio Grande/RS.2015 Resultado: Mês 1- 0faltosos/ Buscados 0 (0 %) Mês 2-6 faltosos / Buscados 6 (100%) Mês 3- 6 faltosos/ Buscados 6 (100 %)

33 Objetivos, Metas e Resultados.
Objetivo 4 Melhorar o registro das informações.

34 Hipertensos _Mês 1- 170(100%) Mês 2- 196(100%) Mês 3- 218 (100%)
Meta 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com hipertensão. Indicador 4.1 Proporção de pessoas com hipertensão com registro adequado na ficha de acompanhamento. Meta 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com diabetes. Indicador 4.2 Proporção de pessoas com diabetes com registro adequado na ficha de acompanhamento. Resultados : Em todos os três meses da intervenção mantivemos o registro adequado nos prontuários e ficha espelho de todos os hipertensos e diabéticos cadastrados Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

35 Objetivos, Metas e Resultados.
Objetivo 5 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.

36 Hipertensos _Mês 1- 170(100%) Mês 2- 196(100%) Mês 3- 218 (100%)
Meta 5.1 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Indicador 5.1 Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular. Meta 5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Indicador 5.2 Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular Resultados : Em todos os três meses da intervenção realizamos a estratificação de risco cardiovascular a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%)

37 Objetivos, Metas e Resultados.
Objetivo 6 Promover a saúde de hipertensos e diabéticos

38 Objetivo 6 Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.
Meta 6.1 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3 Garantir orientação em relação a prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.4 Garantir orientação em relação a prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos.

39 Meta 6.5: Garantir orientações sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos.
Meta 6.6 Garantir orientações sobre os riscos do tabagismo a !00% dos usuários diabéticos. Meta 6.7 Garantir orientações sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8 Garantir orientações sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. Resultados : Em todos os três meses da intervenção realizamos orientação sobre orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre a prática de atividade física regular, sobre os riscos do tabagismo e sobre higiene bucal a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados a avaliação do risco cardiovascular. Hipertensos _Mês (100%) Mês (100%) Mês (100%) Diabéticos _ Mês 1- 33(100%) Mês 2 – 36 (100%) Mês 3- 42(100%) )

40 DISCUSSÃO

41 Importância da intervenção:
EQUIPE O trabalho desenvolvido pelo equipe foi em função de um mesmo objetivo. Melhor capacitação do equipe, unidade e organização do processo de trabalho. SERVIÇO Melhora na rotina de trabalho Melhora na organização e registro de dados

42 COMUNIDADE Maior cobertura e qualidade do atendimento. Ações da intervenção incorporadas a rotina de trabalho. Maior vinculação da equipe , o conselho de saúde , associação de bairro e a comunidade .

43 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM

44 Aumentou os conhecimentos relacionados à Estratégia de Saúde da Família.
Aprendi a utilizar os protocolos de saúde. Melhorou a qualidade do atendimento. Compartilhamos temas, dúvidas, experiências nas reuniões do posto, de comunidade, nas visitas domiciliares.

45 Bibliografia BRASIL 2013 a. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, p.: il. BRASIL 2013 b. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus (Cadernos de Atenção Básica, n. 36) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, p.: il.

46 OBRIGADA!


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