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Automação de processo na CAIXA

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Apresentação em tema: "Automação de processo na CAIXA"— Transcrição da apresentação:

1 Automação de processo na CAIXA
Álvaro Augusto Parente Silva Gerente operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas Automação de processo na CAIXA

2 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

3 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

4 A CAIXA é também um Banco
Serviços Financeiros Transferência de Benefícios Desenvolvimento Urbano Loterias

5 A CAIXA está AQUI... A CAIXA é a primeira instituição presente
43 milhões de Clientes 22 mil Pontos de Atendimento 215 milhões de pagamentos sociais 220 milhões de registros pessoais A CAIXA é a primeira instituição presente em todos os municípios brasileiros. 5 bilhões de transações bancárias 73 mil Empregados

6 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

7 DESAFIO: ADEQUAR PROCESSOS E APRIMORAR SOLUÇÕES INTEGRADAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Integrar sistemas e mecanismos de tecnologia da informação. Desenvolver e implantar barramento empresarial (visão de serviço - não de sistema) nos canais de atendimento.

8 Processo Escolhido: Abertura de conta e crédito Estratégia:
Mapear processos envolvidos, Prospectar soluções, Desenvolver prova de conceito, Montar Centro de Competência em Integração, Contratar e Instalar ferramentas, Treinar pessoal, Absorver conhecimentos, Desenvolvimento de piloto, Implantação em nível nacional; Extensão para outros;

9 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

10 Reflexão SOA é a nova evolução do mercado de software... SOA Web
Cliente Servidor Stand-alone

11 Conceito SOA é um padrão arquitetural em que os componentes do sistema são usuários ou provedores de serviços SOA não é... Um produto ou software Uma metodologia

12 Estrutura Portais Legados A-1 A-2 A-3 A-4 ProcessosBPM Serviços SOA
Bancário Social Governo ProcessosBPM A-1 A-2 A-3 A-4 Serviços SOA S-1 S-2 S-3 S-4 Legados SI 1 SI 2 SI 3 SI 4 SI 5

13 Serviços de Integração a comunidade
Barramento SOA Serviços de Interação Serviços de Comunicação Serviços de Integração a comunidade Serviços de Processos Serviços de Informação Serviços de Processamento Serviços de Aplicação

14 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

15 Arquitetura Tecnológica Arquitetura de Negócio
Estratégia – “Projeto Campeão” Camada de Negócios – Estratégia Representada pelos Organogramas e Mapas de Relacionamentos Estratégia Arquitetura Tecnológica Arquitetura de Negócio EMPRESA Camada de Negócios – Processos Representada pelos Processos Processos Camada de Tecnologia – Aplicações Representada pelos Modelos Funcionais e Aplicações Aplicações Camada de Tecnologia – Infra-estrutura Representada pelos Modelos de Infra-estrutura: servidores, bases de dados, redes, roteadores, etc. Infra-estrutura

16 Arquitetura de Atendimento
Mudança de Paradigma Pessoas Arquitetura de Atendimento Baseada em Serviços Melhoria dos processos e integração das aplicações em todas as linhas de negócio da empresa Integração Processo Abstração Simplificação das aplicações por meio da criação de uma camada que provê uma visão única e consolidada dos serviços Aplicações Serviços SIGAT SIRIC SICLI SICPF

17 Requerimentos de Negócio são definidos e documentados
Cenário desejado - A Automação, o Gerênciamento e a Monitoração de Processos leva a um ciclo de melhoria contínua… Monitoração e Gereciamento da Atividade do Negócio (BAM/BPM) Processos são monitorados a partir de métricas definidas com o usuário Alertas são emitidos para garantir o nível de serviço Desempenho é medido contra o resultado esperado Permite gestão e otimização continua Plataforma de Mapeamento de processo Requerimentos de Negócio são definidos e documentados Modela o processo como esta (as-is) e permite simulações para o modelo futuro (to-be) Simulação permite melhor análise do Retorno em Investimento (ROI) Facilidade de uso Plataforma de Desenvolvimento Serviços de Processo Consulta; cadastra cliente Restrição Cons CPF Nur conta Propaga conta Finaliza Autoriza redito Abertura de conta Barramento Empresarial de Serviços Coreografia de Serviços Fluxo de processo baseado em regras de negócio Regras podem ser alteradas em impactar os componentes Serviços Transacionais Compensação da transação Serviços de Workflow Pessoas alocadas de acordo com as regras de negócio Processo pode envolver aplicações e pessoas Serviços de Aplicações e Dados Serviços de Gerenciamento de Negócio (BAM/BPM) A service requester accesses a flow using an interface which is independent of the flow implementation. The flow and content are encapsulated logic. A service provider is accessed by a flow through a Port using an interfacewhich is independent of the provider’s implementation. The provider encapsulates its logic. Improve organizational efficiency Reduce the latency of business events Support automated coordination of the business process flow Reduce cycle time through parallel execution of portions of a process flow Support human interaction and intervention within the process flow

18 Abertura de Conta SI 1 SI 2 SI 3 SI 4 SI 5 SI 6 SI 7 SI 8
Tempo 1 SI 2 Tempo 2 SI 3 Tempo 3 SI 4 Tempo 4 SI 5 Tempo 5 SI 6 Tempo 6 Tempo 7 SI 7 Tempo 8 SI 8 Tempo Total (1 a 8)

19 Orquestração do Processo

20 Negócio... OPERAÇÕES DISPONIBILIDADE Consultar cliente
Cadastrar cliente Alterar cadastro Obter número conta Consultar restrição Migrar dados para avaliar risco Operação entre agências Operação via Internet. Operação via Lotéricos Operação via ATM Operação via CB Cadastrar senha Internet Pesquisar cliente para avaliação Avaliar risco Migrar avaliação para cartões Migrar avaliação para empréstimos Migrar avaliação para CDC DISPONIBILIDADE D0 D1 D2 D3 D0

21 Barramento Empresarial de Serviços
Resultados SIRIC SICLI SIGAT SICAC SICPF CDC Abertura de Conta Cartão de Crédito CROT Barramento Empresarial de Serviços

22 Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA
Conclusões

23 Benefícios BPM/SOA Vantagem Competitiva! Otimizar / agilizar processos
Aproveitar / integrar o Legado Simplificar as operações Racionalizar treinamentos Reduzir prazos e custos Facilitar / implementar monitorações Inserir novos produtos e serviços Aumentar a comodidade e satisfação do cliente Vantagem Competitiva!

24 Considerações Seja prático Busque conceitos e governança
BPM + SOA = Romeu + Julieta Impactos em estrutura e cultura Produto + Sistema → Cliente + Processo Cuidado com grandes promessas Não leve gato x lebre Observe aspectos de segurança Desempenho/consumo é uma preocupação SOA não é solução para tudo !!!

25 Para você. Para todos os brasileiros.

26 Automação de processo na CAIXA
Álvaro Augusto Parente Silva Gerente Operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas Automação de processo na CAIXA

27 Maturidade Silo Nível 1 Integrado Nível 2 Nível 3 Integração
Orientado a função Estruturado Módulos Monolítica Plataforma específica Integrado Nível 2 Orientado a função a objetos Módulos Camadas Plataforma específica Componentizado Nível 3 Orientado a função Baseado em componentes Componentes Plataforma específica Integração de Serviço Nível 4 Orientado a serviço Modelagem de serviços Serviços SOA Emergente Plataforma específica Serviços Compostos Nível 5 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via SOA Plataforma específica Serviços Virtualizados Nível 6 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via SOA GRID Neutra de tecnologia Nível 7 Serviços Configurados Dinamicamente Orientado a serviço Modelagem de Grão Aplicação Dinâmica Reconfigurada Resposta Negócio Visão de TI Métodos Aplicações Arquitetura Infraestrutura

28 Reflexão Qual a melhor forma de reduzir riscos no desenvolvimento de software? NÃO DESENVOLVER! Grady Booch

29 Exemplo e Potencial Sistema de Crédito Sistema de Crédito
Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas Regras Específicas Simulação Cadastro Pesquisa Concessão Contrato Evolução Barramento de Serviços Empresarial


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