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Microeconomia Demanda PROF. Wagner de Almeida.

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1 Microeconomia Demanda PROF. Wagner de Almeida

2 Análise da Demanda de Mercado
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço.

3 Análise da Demanda de Mercado
Demanda e escolhas do consumidor Teoria do consumidor; Efeitos de uma mudança no preço: Efeito substituição: quando o preço relativo de um bem cai, a quantidade demandada aumenta. Efeito renda: para uma dada RENDA NOMINAL, uma queda de preço de um bem aumenta a RENDA REAL, afetando a demanda de todos os bens. Análise da Demanda de Mercado

4 Análise da Demanda de Mercado
Demanda e escolhas do consumidor Teoria do consumidor; Efeitos de mudanças na Renda A Renda Real pode aumentar, seja porque a Renda nominal sobe enquanto os preços permanecem constantes, seja porque o preço de uma mercadoria cai enquanto a Renda Nominal permanece constante.

5 Análise da Demanda de Mercado
Demanda e escolhas do consumidor Teoria do consumidor Preferências e Demanda Preferências descrevem a UTILIDADE que um consumidor obtém dos bens consumidos. Utilidade é satisfação. De que dependem as preferências ?

6 Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.
Análise da Demanda de Mercado Fundamentos da Teoria da Demanda Baseia-se na teoria do Valor Utilidade. Dada uma Renda Ao demandar um bem ou serviço Consumidor Dados os preços de mercado Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.

7 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

8 Análise da Demanda de Mercado
Ex: Utilidade Marginal Paradoxo da Água e do Diamante Por que a água, sendo mais necessária, é tão barata, e o diamante supérfluo, tem preço tão elevado ? Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundância) Água Grande Utilidade Marginal (escasso) Diamante

9 Análise da Demanda de Mercado
Variáveis que afetam a Demanda Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

10 Relação entre a quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Função Convencional qdi = f( pi ) Supondo ps , pc , R e G constantes Lei Geral da Demanda qdi < 0 Tudo o mais constante (ceteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço. pi Por que ?

11 Relação entre a quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Efeito preço total: O bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Efeito substituição Efeito renda Com a queda do preço, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a qtd. demandada do bem deve aumentar.

12 Análise da Demanda de Mercado Ex.: Gráfico
- Curva de Demanda – Função Linear Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a comprar e não a compra efetiva (ceteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação nega- tiva, a curva de demanda se inclina para baixo. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade adquirida de livros Ex.Renda de R$ 2 mil qdi = 25 – 0,25pi qdi = a – b.pi

13 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto = o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. qdi = f( ps ) Supondo pi , pc , R e G constantes Dois bens para os quais, tudo o mais man- tido constante (ceteris paribus), um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina. qdi > 0 ps

14 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço da Coca-cola(R$) 80 60 40 20 Qtd. consumida de Coca-cola (Supondo um aumento no preço do guaraná) D0 D1 Bem substituto ou concorrente Ex.: 1- Carne de vaca, frango e peixe. 2- Cerveja Antarctica e Brahma. 3- Coca-cola e Guaraná.

15 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. qdi = f( pc ) Supondo pi , ps , R e G constantes Bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem. Ex.: Computador e software. qdi < 0 pc

16 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço do litro de gasolina (R$) 8 6 4 2 Qtd. de litros de gasolina (Supondo um aumento no preço dos automóveis) D0 D1 Bens complementares Ex.: 1- Camisa social e gravata; 2- Pneu e câmara. 3- Pão e manteiga. 4- Sapato e meia. 5- Litro de gasoli- na e automóvel.

17 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) qdi = f( R ) Supondo pi , ps , pc e G constantes Em relação à renda dos consumidores, há três situações distintas: qdi Bem Normal = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. > 0 R

18 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Bem Inferior = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. qdi < 0 R Bem de consumo saciado = se aumentar a renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem. Caso da demanda de alimentos básicos, como o açucar, sal, arroz. qdi = 0 R

19 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificação depende da classe de renda dos Consumidores. Para consumidores de baixa renda não existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior nº de produtos passa a ser classificado como bem inferior.

20 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 1ª (R$) Qtd. de carne de 1ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D0 D1 BEM NORMAL

21 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 2ª (R$) Qtd. de carne de 2ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D1 D0 BEM INFERIOR

22 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM SACIADO Preço do arroz (R$) Qtd. de arroz (Supondo um aumento na renda do consumidor)

23 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) qdi = f(G ) Supondo pi , ps , pc e R constantes Hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, “manipulados”por propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens.

24 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) Campanha do tipo “beba mais leite” Campanha do tipo “o fumo é prejudicial à saúde” Desloca p/ direita Desloca p/ esquerda

25 Análise da Demanda de Mercado
Resumo Principais variáveis determinantes da função de demanda, bem como as relações entre essas variáveis e a demanda do consumidor, podem ser assim resumidas: qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi qdi qdi qdi qdi < 0 > 0 < 0 e > < = 0 pi ps pc R G

26 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço A demanda de Mercado é igual ao somatório das demandas individuais. n Dmercado = dconsumidores individuais i = 0 i = 1,2,...,n consumidores. A cada preço, a demanda de mercado é a soma das demandas dos consumidores individuais.

27 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Qtd - Consumidor A Preço do Bem R$) Qtd - Consumidor B

28 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem R$) Total do Mercado 80 60 40 20

29 variações na quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Observações adicionais sobre a demanda Variações na Demanda e variações na quantidade demandada Variações na demanda = Dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações em ps , pc , R, G (ou seja, mudança na condição ceteris paribus). Variações na quantidade demandada = refere-se ao movi- mento ao longo da própria curva de demanda, em virtude da variação do preço do próprio bem pi , mantendo as demais variáveis constantes (ceteris paribus).

30 Variações na Quantidade Demandada
Análise da Demanda de Mercado Variações na Quantidade Demandada Movimento ao longo da curva de demanda Preço do próprio bem Variações na Demanda Renda Preços de bens relacionados Gostos Expectativas Número de compradores Desloca a curva de demanda

31 Análise da Demanda de Mercado
Variação na quantidade demandada Demanda Movimento ao longo da curva Deslocamento da curva Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Imposto que aumenta o preço do cigarro. D Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Política de combate ao fumo. D D’

32 Análise da Demanda de Mercado
Paradoxo (Bem) de Giffen É uma exceção à Lei Geral da Demanda, em que a curva é positivamente inclinada (relação direta) entre a quanti- dade demandada e o preço do bem. Preço da Batata (R$) Qtd demandada de Batata

33 Análise da Demanda de Mercado
Paradoxo (Bem) de Giffen Comunidade Inglesa muito pobre. Ocorreu uma queda no preço da Batata. Como a população gastava a maior parte da renda com esse produto, o seu poder aquisitivo aumentou e como estavam saturados de batata, passaram a gas- tar com outros produtos. O preço da Batata caiu, bem como a qtd. demandada (curva positivamente inclinada). Bem de Giffen (nome do economista) é um tipo de bem inferior, embora nem todo bem de Giffen seja um bem de Giffen.

34 Análise da Demanda de Mercado
Formato da Curva de Demanda Calculada estatisticamente e empiricamente (Curso de Econometria). Funções: Tipo linear, potência, hiperbólica, etc. Exemplos: qdi = 3 – 0,5.pi + 0,2.ps – 0,1.pc + 0,9.R Coeficientes em relação a qdi < > < >0 A variável “Gosto” não é observável empiricamente.

35 Análise da Demanda de Mercado
Exercícios sobre a demanda de mercado 1- Dados: qdx = 3 – 0,5.px – 0,2.py + 5.R Pede-se: 1- O Bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 2- O bem x é normal ou inferior? Por que? 3- Supondo ( px = 1 , py = 2 , R = 100 ) qual a qtd. procurada de x ?

36 Análise da Demanda de Mercado
Exercícios sobre a demanda de mercado 1- Dados: qdx = 500 – 1,5.px + 0,2.py – 5.R Pede-se: 1- O bem x é normal ou inferior? Por que? 2- O bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 3- O bem x seria um bem de Giffen ? Por que ? 4- Supondo ( px = 1 , py = 2 , R = 40 ) qual a qtd. demandada de x ? 5- Se a renda aumentar 50%, ceteris paribus, qual a qtd.


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