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Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor

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Apresentação em tema: "Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor
O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

2 Foi criado em 1998 e tem como identidade política e institucional a defesa dos interesses dos consumidores. Objetiva fortalecer o movimento de defesa do consumidor no Brasil, promovendo a articulação das entidades civis do setor É formado por entidades civis que desenvolvem suas atividades de acordo com princípios éticos estabelecidos em conjunto. O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

3 Princípios Éticos Princípio da Independência
Princípio da Transparência e Democracia Princípio da Solidariedade Princípio do Compromisso Social O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

4 Entidades Filiadas ABCCON-MS – Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor do Estado de Mato Grosso do Sul ABED - CE – Associação Brasileira de Economistas Domésticos ABRACON - RJ – Associação Brasileira do Consumidor ACOPA - PR– Associação dos Consumidores Orgânicos ACV-RO – Associação Cidade Verde ADEC -CE– Associação de Educação e Defesa do Consumidor ADECON-PE– Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor ADOC –PR – Associação de Defesa e Orientação do Cidadão ADOCON-SC – Associação Catarinense de Defesa dos Direitos da Mulher, Donas de Casa e Consumidor ADOCON-TB – Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania de Santa Catarina O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

5 ASADEC CE – Associação de Apoio e Defesa do Consumidor
ADUSEPS PE – Associação dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde ASADEC CE – Associação de Apoio e Defesa do Consumidor CDC RN – Centro de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte DECONOR – Comitê de Defesa do Consumidor Organizado de Florianópolis FEDC –RS – Fórum estadual de Defesa do Consumidor ICONES PA – Instituto para o Consumo Educativo Sustentável do Estado do Pará IDEC SP – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor MDCCB BA – Movimento de Donas de Casa e Consumidores da Bahia MDC-MG – Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais MDCC -RS – Movimento das Donas de Casa do Rio Grande do Sul VIDA BRASIL-CE – Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

6 Resultados da pesquisa “Perfil e Atuação das Entidades Civis de Defesa do Consumidor no Brasil”
Maio O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

7 2 na região centro-oeste 4 na região norte
Em 12 dos 26 Estados Brasileiros (46%) foram identificadas entidades civis de defesa do consumidor, sendo assim distribuídas: 15 na região sul     8 na região sudeste     10 na região nordeste     2 na região centro-oeste 4 na região norte O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

8 As 39 entidades organizadas existentes classificam-se em :
12 associações de defesa do consumidor 17 associações específicas (consorciados, usuários do sistema financeiro, de saúde, etc) 10 associações de donas de casa O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

9 Os dados que apresentaremos a seguir são referentes às entidades que responderam à pesquisa – a maioria filiada ao Fórum O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

10 ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA INSTITUIÇÕES POR ÁREA DE ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
Abrangência geográfica Número % Municipal ,8 Estadual ,2 Nacional ,3 TOTAL O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

11 TEMPO DE FUNDAÇÃO DAS ENTIDADES
4 (21%) até quatro anos 8 (42%) entre cinco e dez anos 4 (21%) entre onze e 20 anos 3 (16%) mais de 20 anos O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

12 ENTIDADES SEGUNDO O NÚMERO DE ASSOCIADOS
. ENTIDADES SEGUNDO O NÚMERO DE ASSOCIADOS Número de associados Entidades % Não respondeu 5 26,32 20 a 299 6 31,6 300 a 999 3 15,8 1000 a 2999 2 10,51 3000 a 14999 1 5,26 15000 a 25000 TOTAL 19 100,00 O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

13 Associados Em quatro entidades, 100% dos associados geram receita (em forma de taxas ou anuidades)  Existem casos em que os associados não geram receita alguma.  Existem casos em que a entidade se mantêm apenas com doações voluntárias ou o financiamento é feito pelos próprios dirigentes. O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

14 Periodicidade Número % Não respondeu 6 31,6 Anual Mensal 5 26,3 Outras
PERIODICIDADE DA CONTRIBUIÇÃO DO QUADRO DE ASSOCIADOS TABELA 9 – ENTIDADES POR PERIODICIDADE DA CONTRIBUIÇÃO DOS ASSOCIADOS Periodicidade Número % Não respondeu 6 31,6 Anual Mensal 5 26,3 Outras 2 10,5 TOTAL 19 100,0 O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

15 OUTRAS FORMAS DE FINANCIAMENTO SE REALIZAM ATRAVÉS DE:
47,4% Projetos com outras instituições 31,6% Venda de produtos da entidade 26,3% Promoção de eventos O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

16 PESSOAL QUE TRABALHA NAS ENTIDADES
PESSOAL QUE TRABALHA NAS ENTIDADES 63% somente com voluntários 26% voluntários e pessoal remunerado 11% somente com pessoal remunerado. O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

17 21% com Defesa do Consumidor e Meio Ambiente
ÁREAS DE ATUAÇÃO 21% com Defesa do Consumidor e Meio Ambiente 16% com Defesa do Consumidor Cidadania e Meio Ambiente 47% com Defesa do Consumidor e Cidadania 16% só com Defesa do Consumidor O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

18 15 (79%) promovem e 4 (21%) não promovem
ÁREAS DE ATUAÇÃO Campanhas Públicas 15 (79%) promovem e 4 (21%) não promovem Informação e Orientação a Consumidores  13 (68,4%) têm atend. pessoal ao público geral 5 (26,3%) têm atend. pessoal ao associado 14 (73,75) têm atend. telefônico ao público geral 3 (15,8%) têm atend. telefônico ao associado O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

19 ÁREAS DE ATUAÇÃO Área Judicial
73,7% ajuíza Ações Civis Públicas 31,6% ajuíza Ações em Grupo 31,6% ajuíza Ações Individuais 26,3% não atua nesta área O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

20 Número de ACPs Entidades %
TABELA 3 –NÚMERO DE AÇÕES CIVIS PÚBLICAS x NÚMERO DE ENTIDADES Número de ACPs Entidades % Não respondeu ,6 2 a ,3 10 a ,0 30 a ,8 100 a ,3 TOTAL ,0 O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

21 Estudos e Pesquisas sobre Relações de Consumo
ÁREAS DE ATUAÇÃO Estudos e Pesquisas sobre Relações de Consumo 11 (57,9%) realiza pesquisa de preços de produtos e serviços * 6 (31,6%) realiza testes de produtos e serviços * * Algumas em parceria com Idec O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

22 ATIVIDADES COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
12 (63,1%) desenvolvem atividades 6 (31,6%) não desenvolvem atividades 1 (5,3%) não respondeu O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

23 O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.

24 MÍDIA 18 (95%) das entidades têm presença na mídia local
18 (95%) das entidades têm presença na mídia local 15 (79,0%) publicam artigos/estudos em jornais O Idec do Século 21 seguirá os rumos dados de a sua criação, com a mesma determinação demonstrada na apresentação de Marilena.


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