A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES

2 CLASSES DE PALAVRAS Todos nós conhecemos a língua portuguesa; falamos em língua portuguesa, escrevemos em língua portuguesa, pensamos em língua portuguesa, não é mesmo? Então, usamos todos os dias as palavras variáveis e invariáveis, o único problema é que usamos as palavras todas de uma vez, unidas, formando frases para poder comunicar algo e nem reparamos se elas são variáveis ou invariáveis, nossa intenção é comunicar. Porém, quando estudamos a Língua Portuguesa podemos reparar esse detalhe, pois, aprendemos a conhecer palavra por palavra para compreender a formação estrutural da linguagem. Por isso, aqui vamos nós estudar as classes das palavras.

3 PALAVRAS VARIÁVEIS Palavras variáveis são as que, conforme o próprio nome indica, aceitam ser flexionadas, aceitam modificação sem perder o sentido. “ As variáveis, variam. “ Como assim, variam? - você pergunta . -Eu respondo - Aceitam flexionar, aceitam modificação de tempo, aceitam aumentativo, diminutivo, plural, etc.

4 Veja como é fácil. Se deparamos com uma palavra e queremos saber se ela é variável ou não, basta tentar flexionar sua formação, coloque-a no diminutivo, mude seu tempo para o passado (Pretérito) ou futuro, passe-a para o plural, etc. e se ela aceitar, então é variável. Ela pode sofrer modificação.

5 Veja um exemplo prático, repare na palavra:
PROTESTO - eu posso modificar sua flexão passando-a para o plural e obterei a palavra (protestos), ou coloco-a no tempo passado e tenho (protestou). Quando isso é possível, dizemos que a palavra é da família das VARIÁVEIS, ela aceita flexionar sua formação.

6 Temos aqui, SEIS classes que são do grupo das variáveis:
1- Substantivo - Palavra que dá nome aos seres em geral. Casa, sapato, carro, mesa... Casarão,casebre, sapatos, sapatinho, carros, carrinho, mesas.. -Os substantivos aceitam flexão, portanto são variáveis.-

7 2- Artigo - Palavra que acompanha o substantivo determinando-o:
Uma casa, os sapatos, o carro, uma mesa umas casas, o sapato, os carros, umas mesas... Os artigos podem sofrer modificação e são usados no plural ou singular, portanto, também pertencem ao grupo das variáveis.

8 3- Adjetivo - palavra que expressa a qualidade ou característica do substantivo:
Casa bonita, sapato grande, carro novo, mesa pequena... casas bonitas, sapatos grandes, carros novos, mesas pequenas...

9 *Atenção com os numerais.
4- Numeral - palavra que quando flexionada pode indicar: quantidade: Aqui trabalham três ajudantes. ordem: Passei na USP em terceiro lugar. múltiplo: Aquela casa tem o triplo do tamanho da minha. fração: Um terço dos deputados votou contra o projeto.

10 5- Pronome - Palavra que acompanha ou substitui o substantivo, para indicar a pessoa do discurso:
Nossa casa, meu sapato, o carro dele, sua mesa... Nossas casas, meus sapatos, o carro deles, suas mesas...

11 6- Verbo - Palavra que indica ação:
IR: irei, irá, iria, etc... CASAR: casarei, casaremos, casarão GOSTAR: gostou, gostei, gostará, gostaria, etc...

12 PALAVRAS INVARIÁVEIS É claro que você já matou a "charada". Se as palavras variáveis são aquelas que podem ser flexionadas, então, as invariáveis são as que não aceitam nenhuma forma de variação.

13 Tentaremos flexionar a palavra: QUANDO 
Eu posso modificar sua flexão passando-a para o plural? obtendo a palavra (quandos)?. ISSO NÃO EXISTE.  Transporta-la para o  tempo passado(quandou)? Para o futuro(quandará)? Para o diminutivo(quandinho)? Aumentativo(quandão)? Nãããooo. Se é impossível flexionar, dizemos que a palavra é da família das INVARIÁVEIS, ela NÃO aceita flexionar sua formação.

14 PALAVRAS INVARIÁVEIS Portanto veja e grave o grupo das invariáveis.
1- Advérbio - Palavra que modifica o sentido: Do verbo: Suas palavras nos sensibilizaram profundamente. Do Adjetivo: Ela estava maravilhosamente bela. Do próprio advérbio: Você sabe muito bem minha opinião.

15 2- Preposição - Palavra que liga dois termos entre si:
Falou sobre suas viagens. Lutarei contra todos.

16 3- Conjunção - palavra que liga:
Termos: Brigavam como cão e gato. Orações: Vibramos com a divulgação do resultado.

17 4- Interjeição - palavra que exprime sentimento ou emoção:
Oba! Hoje é feriado nacional!

18 Lembre-se disso: Preposição, interjeição, conjunção e advérbio pertencem a classe das palavras invariáveis, pois, não podem sofrer flexão alguma.


Carregar ppt "CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google