A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANICISMO A IMPORTÂNCIA E O SIGNIFICADO DA OBRA DE FRANK LLOYD WRIGHT (1867- 1959)

2 Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House

3 Robie House Plantas

4 May House

5 Wilets House

6 Martin House - interior

7 Princípios estilísticos:
edifícios com silhuetas amplas e extensas, proporções baixas estreitamente associadas ao solo, largas saliências, telhados com um declive suave.

8 Edifícios individualizados - não há estandardização.
planta da casa: espaços abertos - «planta aberta». a integração do edifício no seu sítio natural. as paredes da casa, aliviadas de funções estruturais, apenas são utilizados para separar o exterior do interior (isolamento). as janelas do segundo andar formam uma banda contínua. janelas de duplo batente e não de guilhotina. Os beirais, muito salientes, protegiam o interior do sol e do vento. materiais: as casas de reboco eram ornamentadas a madeira; alvenaria de tijolo; quando associava materiais, procurava fazê-lo com simplicidade de forma a transmitir tranquilidade. Todos estes elementos foram sendo introduzidos sucessivamente ao longo das obras executadas, havendo uma nítida coerência em todas elas, Edifícios individualizados - não há estandardização.

9 Casa da Cascata

10

11 Taliesin

12 Via a natureza em termos quase místicos.
RELAÇÃO COM A NATUREZA PLENA INTEGRAÇÃO Via a natureza em termos quase místicos. Quanto mais próximo da natureza o homem estivesse, mais aumentaria o seu bem-estar pessoal, espiritual e físico, em consequência directa dessa relação. Por isso que procurava integrar os edifícios na paisagem, antecipando em cerca de cem anos as actuais preocupações de planeamento local e estudo ambiental.

13 Edifício de Escritórios
Johnson Wax

14

15

16

17 Museu Guggenheim

18

19 ARQUITECTURA ORGÂNICA
Adoptou uma expressão de Louis Sullivan. Orientada por um conjunto coerente de ideias e princípios: espaço interior e forma exterior, materiais e métodos, natureza e ambiente. Todas as partes deveriam estar relacionadas com o todo, como o todo estava relacionada com as partes: continuidade e totalidade. Num sentido mais amplo e profundo, dizia que um edifício orgânico, fosse qual fosse a data da construção temporal, era adequado ao seu tempo, ao seu local e ao homem.

20 Frank Lloyd Wright o ser humano
sempre destinou todo o seu trabalho a um só elemento: o ser humano nos seus edifícios o homem ocupa o lugar central.


Carregar ppt "Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google