A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lean and green e a systematic review of the state of the art literature Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lean and green e a systematic review of the state of the art literature Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017."— Transcrição da apresentação:

1 Lean and green e a systematic review of the state of the art literature
Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017

2 Journal Autor Journal of Cleaner Production – A1
Jose Arturo Garza-Reyes Centre for Supply Chain Improvement, The University of Derby, Kedleston Road Campus, Derby, DE22 1GB, UK Citações: 38 Google Scholar 20 web of science Garza-Reyes, J. A. Lean and Green – a systematic review of the state of the art literature. J. Clean. Prod., 102 (2015), pp. 18–29.

3 1. Objetivo Fazer uma revisão sistemática da literatura Lean e verde, visando fornecer orientação sobre o tema, descobrindo lacunas e inconsistências na literatura, que possam estimular novos estudos. 2. Perguntas Quais são as questões emergentes na pesquisa sobre Lean, sua aplicação e vinculação com os aspectos ambientais da organização? Quais são os principais caminhos para novas pesquisas?

4 3. Contextualização O sistema Lean manufacturing foi inicialmente desenvolvido no Japão pela Toyota – após o período pós-segunda guerra, como forma de romper com os modelos de produção em massa existentes na época; Assim o novo modelo adota uma visão enxuta que possibilitava um desenvolvimento de tecnologia e gestão de processo visando a diminuição dos desperdícios; O paradigma enxuto não tem sido alinhado com os objetivos organizacionais, como rentabilidade e eficiência, mas também objetivos contemporâneos que incluem clientes satisfação, qualidade e capacidade de resposta rápida; Inclusão dos critérios de sustentabilidade: começou a disseminar globalmente entre os anos 80 e 90, o Lean atua nos processos identificando pontos de melhorias que possibilitem a diminuição de formação de resíduos;

5 3. Metodologia Revisão sistemática da literatura, o autor segue a abordagem de Denyer e Tranfield (2009) que consideram os seguintes passos: Formulação de perguntas; Localização de estudos; Seleção de estudo e avaliações; Análise e síntese; Relatórios e utilização dos resultados. 3.1 Localização dos estudos e seleção: Em inúmeras bases de dados eletrônicas: Elsevier (sciencedirect.com), Esmeralda (Emeraldinsight.com), Taylor & Francis (T & F) (tandfonline.com), IEEE (ieeexplore.ieee.org), Springer (springerlink.com), Wiley (Onlinelibrary.wiley.com) e Inderscience (inderscience.com). E dentro de bancos de dados que compõem o EBSCO (Ebscohost.com), ISI Web of Science (wokinfo.com) e Google Scholar (scholar.google.com).

6 3.2 Seleção de estudo e avaliações
Pesquisou por (lean green), (environmental lean), (lean eco- efficiency) e (lean eco-sustainability); Ano – 1997 – 2014; Critério de finalização de pesquisa: saturação; Excluiu artigos: lean + sustentabilidade; Revistas cientificas e artigos de conferências internacionais; Presença de bases mais especializados e abrangente; 62 artigos, desses utilizou 59; QSR NVivo (QSR International, 201).

7

8 3.3 Análise e síntese

9

10 Processo de análise macro e micro para identificar as suas semelhanças e facilitar a sua análise;
A partir da Fig 2, verificou-se enfoques diferentes então criou-se a tabela 1 e partir dela o mapa conceitual;

11 Compatibilidade entre o lean e green;
Integração de lean e green como uma abordagem consolidada; Integração do lean-green com outras abordagens; Proposta de um método de indicador de avaliação de desempenho verde; Impacto do Lean-green no desempenho organizacional; Aplicação empirica do Lean-green;

12

13 4. Pesquisas futuras 5. Conclusão:
O autor identifica por meio do mapa os pontos que foram menos ou que não tiveram pesquisa relacionada aos mesmos ou pouco exploradas e cria a Tabela 2 com perguntas norteadoras. 5. Conclusão: Utiliza-se as ferramentas lean e green para integrar as questões da sustentabilidade ambiental nas organizações; Os estudos ainda são poucos e em algumas áreas, durante esta pesquisa, não contava com nenhuma pesquisa; Motivação: governamental e também interna; A criação do mapa possibilitou a visualização da integração das áreas.

14 Obrigada!


Carregar ppt "Lean and green e a systematic review of the state of the art literature Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google