Carregar apresentação
1
Evolução do Computador
Ábaco, ENIAC e gerações de computadores Design, conteúdo e apresentação: Laila Algaves Nuñez Apresentação: Mariana Caruso
2
Ábaco A primeira calculadora que se tem notícias é o ábaco, de origem chinesa, do século V a.C. capaz de efetuar operações algébricas elementares. Anteriormente à década de 40 já existiam calculadoras mecânicas, dentre elas, pode-se destacar a calculadora de Charles Babbage. Ábaco é a primeira calculadora que se tem notícias. Tem por finalidade facilitar os cálculos, realizando o cálculo manual.
3
Primeira geração - ENIAC
Foi na década de 40 que surgiram as primeiras válvulas eletrônicas, o exército americano necessitava de um equipamento para efetuar cálculos de balística, foi quando se iniciaram os estudos neste sentido. Cada válvula era capaz de representar um bit de infor-mação (somente aceita dois estados, ligada ou desligada). Os bytes eram com postos por oito válvulas. O primeiro computador era composto por válvulas eletrônicas. Cada bit era composto por 8 válvulas.
4
Como não se tinha muita confiança nos resultados, devido à constante queima de válvulas, cada cálculo era efetuado por três circuitos diferentes e os resultados comparados, se dois deles coincidissem, aquele era considerado o resultado certo. Os computadores eram verdadeiros monstros eletrônicos: ocupavam muito espaço e consumiam muita energia. • O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer), construído em 1948, tinha válvulas e consumia cerca de 200 quilowatts, um absurdo para a época. Não se tinha muita confiança nos resultados devido à constante queima de válvulas. Ocupavam muito espaço e consumiam muita energia. O ENIAC possuía válvulas e consumia cerca de 200 quilowatts.
5
Nos 50 anos do ENIAC, foi montado em um chip, com as mesmas funções do original.
Comemora-se então, na Universidade da Pensylvania, os cinqüenta anos do ENIAC, e para tal foi montado o ENIAC em um chip, com as mesmas funções do original.
6
CHIP ENIAC O CHIP ENIAC foi desenvolvido para as comemorações dos 50 anos do ENIAC; Tamanho: 7.44mm x 5.29mm; Transistores:
7
Segunda geração Foi em 1947 que surgiu o primeiro transistor, produzido pela Bell Telephone Laboratories. Esta descoberta revolucionou a eletrônica, os circuitos passaram a consumir muitíssimo menos energia, a ocupar menos espaço, isto a um custo bem satisfatório. Os transistores eram e são muito mais confiáveis que as válvulas. São feitos de cristal de silício, o elemento mais abundante na Terra. A segunda geração foi caracterizada pelos transistores, que permitem a passagem de energia de forma mais controlada. Isso reduziu o consumo de energia e passou a ocupar menos espaço a um custo bem satisfatório. São feitos de cristal de silício e são mais confiáveis.
8
Transistores
9
Em 1954 a Texas Instruments iniciou a produção comercial de transistores.
Da mesma forma, os transistores, nos circuitos digitais, foram utilizados para representar os dois estados: ligado/desligado, ou seja, zero/um. Nos anos 60 e 70 devido ao emprego do transistor nos circuitos, se deu a explosão, o boom do uso de computadores. Representavam ligado e desligado, zero e um. Nos anos 60 e 70 ocorreu a explosão do uso de computadores.
10
Em 1968 chegou o primeiro computador da UNICAMP, um IBM 1130, com 16KB de memória e um disco de 1 MB, foi um acontecimento, ele trabalhava com cartões perfurados. Rodava programas em ASSEMBLER, Fortran, e PL1. Para dar partida, se utilizava da console e cartões perfurados especialmente codificados, denominados “cold start”, funções executadas hoje pela ROM e o BIOS. Em 1968 chegou o primeiro computador da UNICAMP.
11
Terceira geração Nos anos 60, iniciou-se o encapsulamento de mais de um transistor num mesmo receptáculo, surgiu assim o Circuito Integrado - CI, os primeiros contavam com cerca de 8 a 10 transistores por cápsula (chip). A terceira geração iniciou-se com o encapsulamento de mais de um transistor, chamado Circuito Integrado ou CI.
12
Quarta geração Em novembro de 1971, a Intel introduziu o primeiro microprocessador comercial, o 4004, inventado por três engenheiros de Intel. Primitivo aos padrões de hoje, ele continha somente transistores e executava cerca de cálculos por segundo. Nos dias de hoje, vinte e sete anos depois, um microprocessador é o produto mais complexo produzido em massa, com mais de 5.5 milhões de transistores, executando centenas de milhões de cálculos por segundo. Caracterizada pelo microchip. Era primitivo aos padrões de hoje: executava cerca de cálculos por segundo e contava com transistores.
13
Microprocessadores
14
Quinta geração Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração". Os "chips" vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores. Podemos citar a microminiaturização do microprocessador F-100, que mede 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha. Microprocessadores, circuito integrado em uma escala muito maior de integração. Além disso, os chips vêm diminuindo de tamanho, diminuindo, conseqüentemente, o tamanho dos computadores.
15
Microprocessador F-100
16
Os computadores do futuro...
Gordon Moore, um dos três fundadores da Intel e um dos inventores do primeiro microprocessador, em 1964 formulou uma lei conhecida como a “Lei de Moore”: “O poder e a complexidade de um chip poderia dobrar a cada dezoito meses, com diminuição proporcional de seus custos”. Isto tem se confirmado, tanto o tempo apregoado quanto os custos tendem a se reduzir. Em 1997 uma empresa da Califórnia lançou o primeiro BioChip para fins comerciais, cada vez mais se busca a tecnologia que possa produzir e dotar de “inteligência” os computadores.
17
A tecnologia não pára. Ao ler este trabalho, tenha a certeza de que a tecnologia continua avançando, descobrindo novas técnicas e inovando os padrões. Tudo em sua volta está evoluindo neste exato momento. Notebooks, microcomputadores, impressoras multifuncionais, projetores... tudo o que temos hoje é resultado de um processo anterior, de, como podemos ver, cinco gerações. E é assim: o computador em que escrevo agora, em poucos anos estará ultrapassado; o mp7 em breve se transformará em um mp8, 9, e assim sucessivamente. Quem sabe ainda irá existir carros voadores? Televisão com cheiro, talvez? Tudo é possível!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.