A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Computadores"— Transcrição da apresentação:

1 História dos Computadores
Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática

2 Terceira Geração Era dos Circuitos Integrados (1965-1980).
Revolucionou o mundo dos computadores, surgiu entre 1958 a 1959. Conseqüências: computadores menores mais baratos mais rápidos mais econômicos

3 Um conjunto de transistores, resistores e capacitores construído sobre uma base de silício (um material semicondutor), chamado de Chip. Com ele avança a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.

4 Primeiro Circuito Integrado

5 Circuito Integrado Atual

6 Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pela Burroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500. IBM é a primeira a lançar modelos com a nova tecnologia em meados da década de 60.

7 IBM 360 Totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 32K bytes. É o primeiro computador IBM a utilizar 8 bit para codificação de caracteres. A palavra byte assume o significado (1024 bits).

8 Byte Com 8 bit era possível codificar 256 estados diferentes o que era suficiente para a codificação dos 10 algarismos, 52 letras (maiúsculas e minúscula) do alfabeto anglo-saxónico, o espaço, 27 símbolos e 166 caracteres especiais.

9 É o primeiro computador IBM que podia ser comandado a partir da digitação de caracteres numa máquina de escrever. Os IBM 360 podiam ser acoplados leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metálica idêntica à já utilizada no ibm 14.

10 IBM 360

11 Inovação A grande inovação em periféricos era a possibilidade de se lhe conectarem unidades de disco magnético. Os discos eram conhecidos pela referência Constituídos por um conjunto de pratos metálicos com 18" - 45,7 cm – de diâmetro e 8" - 20,3 cm - de altura que rodavam solidários com um eixo vertical. As cabeças de leitura escrita estavam encastradas num braço metálico na unidade de leitura escrita e avançavam e recuavam, sem nunca tocarem a superfície de cada disco, segundo um raio do circulo. A capacidade de cada "panela" de discos era de 7,5 MB.

12 PDP-11 Avanço dos PDP-8 Registradores orientados para palavras e memória orientada para bytes (8 bits). Permitia transportar aplicações de máquinas de menor porte para maior porte, e vice-versa.

13

14 Em 1971, Ted Hoff, planeja o microprocessador Intel único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits. Já em1974, Ed Roberts, do MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) em Albuquerque - Novo México, constrói um microcomputador chamado ALTAIR 8800.

15 ALTAIR 8080 O kit tinha como base o microprocessador 8080 da Intel e possuía apenas 250 bytes de memória. Com um preço bem acessível, US$397. Foi o primeiro computador pessoal disponível em grande escala para o público em geral. Provavelmente foi o que impulsionou o desenvolvimento acelerado de softwares.

16

17 Surgi a Microsoft Paul Allen e Bill Gates perceberam a necessidade de criar um software para aquele computador. Passado algum tempo estava concluído o BASIC (Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code) para o Altair 8800 e junto fundada a primeira empresa de softwares do mundo, a Microsoft (atualmente líder mundial no segmento).

18

19 Quantidade de Transistores
A Miniaturização A preocupação dos projetistas passa a ser a diminuição do espaço físico dos circuitos Reduzir custos Ganho de performance Sigla Significado Quantidade de Transistores SSI Small Scale Integration 1 a 10 MSI Medium Scale Integration 10 a 100 LSI Large Scale Integration Centena a Milhares VLSI Very Large Scale Integration Mais de um milhão

20 O desenrolar.... Era dos Circuitos Integrados (1965-1980).
Circuito Integrado IBM 360 BYTE Discos Acoplados PDP-11 ALTAIR 8080 Primeiro Software Miniaturização


Carregar ppt "História dos Computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google