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FLUXOGRAMA GERAL DO CIRCUITO DO UTENTE

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Apresentação em tema: "FLUXOGRAMA GERAL DO CIRCUITO DO UTENTE"— Transcrição da apresentação:

1 FLUXOGRAMA GERAL DO CIRCUITO DO UTENTE
1 UTENTE ENTRA NA USF Utente dirige-se ao Balcão Administrativo ( Secretaria ) Utente tem Consulta Agendada ? Não Sim Utente pretende Consulta com Contacto Directo ? Registo Administrativo de Contacto Sim Não Utente aguarda na Sala de Espera Emissão de Tarefa para o elemento da USF Responsável Agendamento de Consulta conforme fluxogramas de decisão seguintes ou resolução de problema administrativo Médico ou Enfermeiro chamam o Utente pelo intercomunicador indicando o Gabinete de Atendimento Registo Administrativo de Contacto Informação ao Utente Sobre a data de Levantamento na USF do documento solicitado Realização da Consulta Utente com Documentos por Validar ou necessidade de confirmar Novo Agendamento na Secretaria UTENTE SAI DA USF Não Sim Validação de Documentos ou Agendamento de Consultas Utente dirige-se ao Balcão de Atendimento ( Secretaria)

2 CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE E DO ADULTO E DO IDOSO
2 CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE E DO ADULTO E DO IDOSO UTENTE PRETENDE MARCAR UMA CONSULTA Utente dirige-se ao Balcão Administrativo ( Secretaria ) Apresentação das vagas disponíveis para marcação em Agenda de Longo Prazo UTENTE aceita uma das marcações nas vagas disponíveis ? Não Apresentação das alternativas assistenciais Sim Marcação de Consulta do Dia (Fluxograma 4 ) Consulta Indirecta por telefone (Fluxograma 17) AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO Nota: Se não for possível garantir uma Consulta no prazo de cinco dias úteis, estipulados pela USF como compromisso assistencial, o Médico de Família será contactado pelo Administrativo para se estudarem alternativas assistenciais. Deve-se neste caso encontrar uma solução que satisfaça o utente.

3 CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE INFANTIL E JUVENIL
3 CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE INFANTIL E JUVENIL CONTACTO ADMINISTRATIVO 1ª CONSULTA DE VIDA ? Não Sim Idade Inferior a 2 anos Agendamento da primeira consulta de enfermagem até ao 7º dia de vida e com Médico de Família ao 15º dia de vida (até ao 27º dia de vida) Não Sim Agendamento de Consulta Médica Para a idade-chave mais próxima não realizada Agendamento de Consulta Médica e de Enfermagem para a idade-chave mais próxima não realizada Vaga disponível em tempo útil ? Agendamento em tempo útil em vaga disponível no horário de outra valência ? Não Sim Não Sim AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO Contacto telefónico com Médico

4 CONSULTA ABERTA CONTACTO ADMINISTRATIVO Marcação de Consulta do dia
4 CONSULTA ABERTA (CONSULTA NÃO PROGRAMADA - DOENÇA AGUDA) CONTACTO ADMINISTRATIVO Há vaga para a Consulta do Dia ? Sim Não Marcação de Consulta do dia Preenchimento de pedido de Consulta Aberta de Encaminhamento para Enfermeiro para Triagem Necessidade de observação no próprio dia ? Não Situação Urgente ? Sim Sim Não Vaga disponível na agenda do próprio Médico de Família ? Observação por Médico disponível no prazo de uma hora Não Sim Encaminhamento para marcação de Consulta Programada (Fluxograma 2 e 3) Não Doença Aguda ? Sim Marcação de Iniciativa de Enfermagem Marcação em vaga de Intersubstituição Marcação no prazo de três dias em Iniciativa de Enfermagem

5 PROGRAMADO POR INICIATIVA MÉDICA
5 CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE DIABETES MELLITUS CONTACTO MÉDICO Diagnóstico de Diabetes ? Não Sim Agendamento de Consulta Programada de 20 minutos para a primeira vaga disponível da Consulta de Adultos Agendamento de Consulta Programada de 20 minutos para a primeira vaga disponível da Consulta de Diabetes Sim Confirmação do Utente como Diabético ? Atribuição do Guia do Diabético Não AGENDAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMADO POR INICIATIVA MÉDICA AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO A CADA 3 MESES Vigilância em Consulta de Saúde do Adulto (Fluxograma 2)

6 CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E RISCO CARDIOVASCULAR
6 CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E RISCO CARDIOVASCULAR CONTACTO MÉDICO Diagnóstico de HTA ? Não Sim Agendamento de Consulta Programada de 15 minutos para vaga disponível na Consulta de Adultos Agendamento de Consulta Programada de 15 minutos para vaga disponível da Consulta de HTA no horário de Saúde Adultos Sim Confirmação do Utente como Hipertenso ? Utente com Hipertensão controlada ? Sim Não Não AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO SEMESTRAL AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO ATÉ 1 MÊS Vigilância em Consulta de Saúde do Adulto (Fluxograma 2)

7 CONSULTA DE PLANEAMENTO FAMILIAR
7 CONSULTA DE PLANEAMENTO FAMILIAR CONTACTO ADMINISTRATIVO Utente do sexo feminino com idade até 49 anos ? Não Sim Encaminhar para Rastreio Oncológico (Fluxograma 10) Utente com suspeita de gravidez pretendendo IVG ? Sim Não Vaga do dia disponível para Médico não objector de consciência? Utente pretende renovação de método anticoncepcional com Enfermeira ? Sim Não Sim Marcação de Consulta do Dia Marcação de Consulta para o dia seguinte Não Agendamento Médico programado de Planeamento Familiar para o Médico de Família Agendamento de Enfermagem De Planeamento Familiar

8 CONSULTA DE SAÚDE MATERNA
8 CONSULTA DE SAÚDE MATERNA CONTACTO ADMINISTRATIVO Diagnóstico de Gravidez? Não Sim Agendamento de Consulta não programada do dia. Se não houver vaga marcar para o dia seguinte. Pedido de DIG Agendamento Médico e de Enfermagem programado mensal até às 32 semanas e depois quinzenal Agendamento de Enfermagem para leitura do resultado em Planeamento Familiar Confirmação de gravidez? Sim Atribuição de isenção e fornecimento de Boletim de Saúde Materna Não Agendamento Médico de Planeamento Familiar (Fluxograma 7)

9 CONSULTA DE REVISÃO DE PUERPÉRIO
9 CONSULTA DE REVISÃO DE PUERPÉRIO CONTACTO ADMINISTRATIVO Parto ocorrido há menos de 8 semanas? Não Sim Agendamento de Planeamento Familiar (Fluxograma 7) Agendamento Médico e de Enfermagem programado entre as 4 e 6 semanas após o parto no horário de Saúde Materna

10 CONSULTA DE RASTREIO ONCOLÓGICO
10 CONSULTA DE RASTREIO ONCOLÓGICO CONTACTO ADMINISTRATIVO Idade e sexo do utente? Sexo Feminino 25-39 anos Indicação para colpocitologia Agendamento Médico de Rastreio Oncológico no horário de Planeamento Familiar Sexo Feminino 40-49 anos Indicação para colpocitologia e mamografia Sexo Feminino 50-64 anos Indicação para colpocitologia, mamografia e rastreio colorrectal Sexo Feminino 65-69 anos Indicação para mamografia e rastreio colorrectal Agendamento Médico de Rastreio Oncológico no horário de Saúde do Adulto Sexo Feminino 70-74 anos os Indicação para rastreio colorrectal Sexo Masculino 50-74 anos Indicação para rastreio colorrectal

11 MARCAÇÃO DE ACTOS DE VACINAÇÃO
11 MARCAÇÃO DE ACTOS DE VACINAÇÃO CONTACTO ADMINISTRATIVO Vacinação actualizada? Sim Boletim fica no balcão administrativo para sincronização com o SINUS Não Boletim de vacinas conforme registo no SINUS? Sim Não Utente levanta Boletim actualizado uma semana depois Utente pretende vacinação fora do PNV? Não Sim Utente sai sem Agendamento marcado Tem Guia de Tratamento? Não Marcação de Longo Prazo (Fluxogramas 2 e 3) Sim Agendamento de Enfermagem de Vacinação seguinte se indicado Agendamento de Enfermagem de Vacinação

12 MARCAÇÃO DE ACTOS NA SALA DE TRATAMENTOS
Sim 12 MARCAÇÃO DE ACTOS NA SALA DE TRATAMENTOS CONTACTO ADMINISTRATIVO Tem Guia de Tratamento? Não Sim Agendamento conforme Guia de Tratamentos para a Sala de Tratamentos Disponibilidade imediata da Sala de Tratamentos? Sim Não Agendamento para o próprio Dia conforme Disponibilidade da Sala de Tratamentos Registo de contacto e emissão de Tarefa para a Sala de Tratamentos Enfermeira decide pedir observação por Médido de Família? Não Sim Agendamento de Enfermagem de continuação de Tratamentos se indicado Rencaminhamento para a Sala de Tratamentos após emissão de Guia de Tratamentos

13 VISITAS DOMICILIÁRIAS
Sim 13 VISITAS DOMICILIÁRIAS Utente acamado ou com dificuldade de locomoção? CONTACTO ADMINISTRATIVO Não Sim Agendamento de Consulta do Adulto (Fluxogramas 2 ou 4) Encaminhamento telefónico para o Médico ou Enfermeiro de Família ou substitutos Doença aguda? Não Sim Agendamento Médico e/ou de Enfermagem Programado a combinar com Utente/Cuidador Disponibilidade do próprio Médico e/ou Enfermeiro de Família em 24 horas? Não Sim Agendamento Médico e/ou de Enfermagem em 24 horas para Médico e/ou Enfermeiro Substitutos Agendamento Médico e/ou de Enfermagem em 24 horas para Médico e/ou Enfermeiro de Família

14 RENOVAÇÃO DE RECEITUÁRIO CRÓNICO
Sim 14 RENOVAÇÃO DE RECEITUÁRIO CRÓNICO Receituário consta da Lista de Receituário Crónico? CONTACTO ADMINISTRATIVO Não Sim Registo de Contacto de Receituário Oferece-se marcação de Longo Prazo O utente aceita a opção? Encaminhamento de tarefa Para Médico de Família ou substituto Sim Não Registo de Contacto de Receituário Marcação de Consulta de Longo prazo (Fluxograma 2 ou 3) O utente é avisado que poderá não ter o receituário emitido podendo ser convocado para consulta Médico emite receituário? Não Sim Receituário é entregue na Secretaria Utente é informado Pelo Médico de Família domotivo pelo qual não transcreve o receituário e se necessário Solicita convocação do utente Emissão de tarefa com receituário pedido para o Médico de Família ou substituto Utente pode levantar receituário na secretaria em 48 horas

15 PEDIDO DE RELATÓRIOS MÉDICOS Agendamento de Longo Prazo
Sim 15 PEDIDO DE RELATÓRIOS MÉDICOS CONTACTO ADMINISTRATIVO Pedido de relatório na sequência de Acto Médico na USF? Sim Não Agendamento Médico Indirecto Propõe-se marcação a Longo Prazo O utente aceita a opção? Emissão de Tarefa para o Médico de Família ou substituto Sim Não Agendamento de Longo Prazo (Fluxograma 2 ou 3) Apresentação das alternativas assistenciais Médico passa relatório? Utente pode Levantar Relatório Médico na Secretaria em 72 horas Sim Não Utente é informado pelo Médico de Família do motivo pelo qual não transcreve o relatório e se necessário solicita convocação do utente Consulta Indirecta por Telefone (Fluxograma 17) Consulta do Dia (Fluxograma 4)

16 PEDIDO DE TRANSCRIÇÃO DE MCDT’s
16 PEDIDO DE TRANSCRIÇÃO DE MCDT’s O exame pedido pertence à lista de exames autorizados pelo Médico para transcrição sem consulta directa? CONTACTO ADMINISTRATIVO Não Sim Sim O Utente tem autorização expressa pelo Médico de Família para deixar o pedido como contacto indirecto? Sim O pedido fica na secretaria Emissão de tarefa para o Médicode Família ou substituto Não Marcação de Consulta de Longo prazo (Fluxograma 2 ou 3) Registo de Contacto Indirecto Médico passa MCDT’s? Não Sim Utente pode levantar credenciais na Secretaria em 48 horas Utente é informado pelo Médico de Família do motivo pelo qual não transcreve as credenciais e se necessário solicita convocação do utente

17 CONSULTAS INDIRECTAS PELO TELEFONE
17 CONSULTAS INDIRECTAS PELO TELEFONE CONTACTO ADMINISTRATIVO Utente contacta dentro do horário de telefone do Médico ou do Enfermeiro de Família? Sim Não Chamada telefónica é transferida para o gabinete do Médico ou Enfermeiro de Família ou substitutos Utente é informado do horário de atendimento telefónico disponível Registo de Contacto Indirecto por Telefone Resolução do problema via telefone? Não Sim Agendamento Presencial por Iniciativa Médica / Enfermagem Registo de contacto eventual por indicação do médico ou enfermeira

18 CONSULTA DE INTERSUBSTITUIÇÃO
(CONSULTA POR AUSÊNCIA DO MÉDICO DE FAMÍLIA) 18 CONTACTO ADMINISTRATIVO Há vaga para a Consulta do Dia do Médico de Família ? Não Sim Preenchimento de pedido de Consulta com encaminhamento para Enfermeiro para Triagem Marcação de Consulta do dia Encaminhamento para marcação de Consulta Programada (Fluxograma 2 e 3) Não Situação Urgente ? Sim Observação por Médico disponível no prazo de uma hora na consulta de intersubstituição


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