A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão."— Transcrição da apresentação:

1 Japão

2 Era Meiji O desenvolvimento de um Estado moderno: da restauração Meiji até o final da II Guerra Mundial ( ) As transformações das condições sociais,econômicas, e intelectuais durante as primeiras décadas do século XIX enfraqueceram a autoridade do shogunato Tokugawa e sua habilidade de responder às novas forças sociais e políticas. Aumento da influência de uns poucos daimyos, que haviam estado excluídos da política nacional. O novo governo estabeleceu uma estrutura de administração centralizadora, com Tóquio (antiga Edo) como a nova capital. Os agricultores, livres do controle feudal, puderam assegurar a possessão de suas terras legalmente. A população, que tinha ficado permanecido relativamente estável em tamanho, começou a crescer rapidamente, trazendo uma população de jovem de trabalhadores, aos centros urbanos (“bomba demográfica”) Forte investimento na infra-estrutura: modernos bancos, transporte (redes ferroviárias e rotas de navios a vapor), comunicações ( correio, telégrafo, e telefone), educação e sistemas legais ( os códigos civil e penal). Embora ajudados pela política econômica e fiscal do governo, a industrialização foi realizada pela iniciativa privada.

3 UM DOS MAIORES OBJETIVOS NACIONAIS QUE MOVERAM OS LÍDERES DA ERA MEIJI ERA O DE ALCANÇAR UMA IGUALDADE COM OS PODERES OCIDENTAIS. OS LÍDERES FIZERAM CONSIDERÁVEIS ESFORÇOS A FIM DE RECONSIDERAR OS TRATADOS DE “ DESIGUALDADE”, ASSINADO PELO GOVERNO TOKUGAWA. O GOVERNO ESTENDEU A SUA INFLUÊNCIA SOBRE A PENÍNSULA DA CORÉIA QUE NAQUELA ÉPOCA MANTINHA RELAÇÃO TRIBUTÁRIA COM A CHINA. EM CONSEQUENCIA, AS TENSÕES CRIADAS COM A POLÍTICA JAPONESA NA CORÉIA DERAM ORIGEM AO CONFRONTO MILITAR (GUERRA JAPÃO-CHINA / ). A RÚSSIA TENTOU EXERCER INFLUÊNCIA NO EXTREMO ASIÁTICO. OS RUSSOS MONTARAM UMA BASE ECONÔMICA E MILITAR NO NORDESTE DA CHINA. OS JAPONESE, APOIADOS PELOS BRITÂNICOS, ENFRENTAM A MÁQUINA DE GUERRA RUSSA (GUERRA RUSSO-JANOSESA/ ) NOVAMENTE VITORIOSO,O JAPÃO MANOBROU NO CAMPO DA GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL PARA QUE OUTRAS POTÊNCIAS EXERCESSEM QUALQUER INFLUÊNCIA SOBRE A CORÉIA E FINALMENTE ANEXOU TODA A PENÍNSULA COREANA.

4 QUANDO O IMPERADOR MEIJI FALECEU EM 1912, O JAPÃO JÁ TINHA SE TRANSORMADO EM UM ESTADO MODERNO EQUIPADO COM UM BASE INDUSTRIAL DIVERSIFICADA.

5

6 Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da Era Meiji era o de alcançar uma igualdade com o poderio ocidental. Um dos principais assuntos levados em consideração rapidamente foi a clarificação das fronteiras japonesas. O governo japonês procurou estender a sua influência sobre a Coréia que naquela época mantinha uma relação tributária com a China. Em aconteceu a Guerra entre a China e o Japão. O conflito terminou com a vitória do Japão: anexação da ilha de Taiwan (Formosa).

7 Hiroshima e Nagasaki


Carregar ppt "Japão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google