A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso do artigo diante do pronome possessivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso do artigo diante do pronome possessivo"— Transcrição da apresentação:

1 O uso do artigo diante do pronome possessivo
Driély Oyama

2 PB e PE se distanciaram no seu percurso histórico em relação ao uso do artigo definido diante de pronome possessivo. No PE a presença do artigo diante do possessivo é praticamente categórica No PB a variação ainda é encontrada Meu livro está em cima da mesa. (*PE, PB) O meu livro está em cima da mesa. (PE, PB) Peguei o carro de minha mãe emprestado. (*PE, PB) Peguei o carro da minha mãe emprestado. (PE, PB)

3 No entanto, há muitos contextos que parecem condicionar essa variação:
1) Sintagmas possessivos introduzidos por preposição (a, para, de, etc.) 2) Sintagmas possessivos que expressam relação de parentesco (pai, mãe, primo, etc). 3) Sintagmas possessivos com nomes que expressam posse inalienável (partes do corpo, parte-todo). 4) Posição sintática do sintagma possessivo: sujeito, complementos (objeto direto, objeto indireto) e advérbios. 5) O número singular ou plural dos possessivos. 6) O traço de pessoa do possessivo ( 1 a , 2 a , e 3 a )

4 Trabalhos relevantes Floripi (2008)
A autora analisa o padrão de uso de artigo definido com pronome possessivo pré-nominal no PE do século XVI a XIX, observando que houve uma mudança nesse padrão ao longo dos séculos. Entre os séculos XVI e XVII percebe-se a existência de duas gramáticas: uma com artigo definido e outra sem o artigo. A partir do século XVII, porém, observa-se um aumento sistemático no uso da forma possessiva com artigo.

5 Presença de artigo definido na história do PE ¹
1. Floripi (2008, p.138), gráfico 2

6 Trabalhos relevantes Rinke (2010)
A autora faz uma pesquisa diacrônica da combinação do artigo definido com pronome possessivo através da análise de textos do PE do século XIII ao XIX. Assim como Floripi (2008), apresentado acima, Rinke observa uma curva ascendente em relação à presença do artigo definido em sintagmas nominais possessivos na história do PE. Partindo de ausência categórica no século XIII, até a categorização do uso no século XIX.

7 Presença do artigo definido em sintagmas possessivos ²
1. Rinke (2010, p.130), diagrama 1.

8 Trabalhos relevantes Gallo (2015)
A autora investiga o uso variado do artigo definido diante de possessivos de terceira pessoa (seu, sua, seus, suas) no PB do século XIX. A intenção da autora é investigar a variação do PB no mesmo período em que o PE caminhou para uma categorização do uso do artigo diante de pronomes possessivos pré-nominais.

9 Ausência versus presença do determinante por período

10 Referências FLORIPI, Simone A. Estudo da variação do determinante em sintagmas nominais possessivos na história do português f. Tese (doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. GALLO, G. D. M. Artigos e possessivos de terceira pessoa na história do português paulista. Dissertação de Mestrado. AFLP-USP. RINKE, Esther. A combinação de artigo definido e pronome possessivo na história do português. Estudos de linguística galega 2: 121 – 139, 2010.


Carregar ppt "O uso do artigo diante do pronome possessivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google