Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathalie Covalski de Almada Alterado mais de 6 anos atrás
1
Cadeia Respiratória BÁRBARA SCHMIDT, BETINA VELLINHO, BRUNA MARTINY, CLARA BRUSIUS E RENATA DRESCH TURMA 111 PROF. LEONARDO F. STAHNKE - BIOLOGIA
2
Informações: Definição: processo obrigatoriamente aeróbico
Local de ocorrência: membrana das cristas mitocondriais; Finalidade: Local de ocorrência: membrana das cristas mitocondriais; Finalidade: síntese de ATP; Reação envolvida: reações de oxidação e redução; Eventos: - oxidação do NADH e FADH2, liberando seus +H e elétrons; - captação do +H e elétrons pelo O2 formando H20; - liberação gradativa de ATP.
3
Objetivo: Produção de energia em forma de ATP. Essa energia é utilizada pelo nosso corpo nos processos químicos e físicos. De extrema importância ao organismo. Orgãos envolvidos na digestão, processo físico-químico que utiliza a energia em forma de ATP.
4
Processo: O que acontece:
NADH e FADH2 possibilitam o processo de bombeamento do H+ (íons) do espaço da membrana interna para membrana externa da mitocôndria; Por conta da atração de carga elétrica, os +H que foram bombeados para a membrana externa acabam retornando para a membrana interna. É nesta etapa do processo que ocorre a produção do ATP, que é a energia (ADP+P=ATP); Capacidade de transporte: 1 NADH 1 FADH2 10 H H+ Capacidade de produção de ATP: 1 NADH 1 FADH2 2,5 ATP 1,5 ATP
5
Fosforilação Oxidativa:
6
Como acontece: As estruturas fundamentais do processo são os complexos, a Ubiquinona e/ou Citoquinona (proteínas que transportam elétrons do NADH e FADH2), um carregador de fosfato e uma enzima ATP sintase (sintetiza o ATP); Pode acontecer de duas formas: a partir do NADH (forma mais energica) e do FADH2 (forma menos energética). NADH: Complexo I: Os NADH e FADH2 que foram produzidos na glicólise e no Ciclo de Kerbs se encaminham para a cadeia respiratória para poder chegar onde está o oxigênio. Até chegar a determinado local, o elétron será carregado pelos complexos, até que se encontre com o oxigênio, reagir e formar a água. No momento em que os elétrons entram nos complexos, eles permitem o bombeamento de H+ (4 moléculas). Os elétrons seguem até chegar no complexo III.
7
Complexo III: Novamente os elétrons serão transportados, através de uma proteína, para o complexo IV. Esses também permitem a passagem de 4 H+ para o espaço externo da mitocôndria, chegando ao complexo IV. Complexo IV: Ao chegarem ao quarto complexo, os elétrons que já não estão mais tão energizados, então o bombeamento de H+ será menor que nos complexos anteriores. Acontece então a formação da água através do contato do H+ com oxigênio atmosférico. Essa água permanecerá dentro da célula. Após isso, os H+ retornam para a parte interna da mitocôndria devido à diferença de cargas (+ e -) e voltam para a matriz mitocondrial da seguinte forma: -O H+ entra em uma proteína transportadora de fosfato e acaba transportando um fosfato inorgânico. Esse fosfato inorgânico encontra um ADP e 3 H+ passarão por dentro da ATP sintase, fazendo-a girar e acontecendo a fosforilação oxidativa, para que ocorra a síntese de ATP.
8
Processo de formação de ATP pelo NADH.
1 NADH =10+H = 2,5 ATP Processo de formação de ATP pelo NADH.
9
FADH2: O processo que pode acontecer a partir do FADH2 é semelhante ao do NADH, mas nele há a existência do complexo II e o complexo I não participará. Além disso, apenas 6 H+ serão bombeados, resultando na síntese de 1,5 ATP. 1 FADH2 = 6H+ = 1,5 ATP Processo de síntese de ATP pelo FADH2.
10
...Ainda sobre a fosforilação oxidativa:
A fosforilação oxidativa é um processo que ocorre apenas em condições de aerobiose, e é responsável pela maior parte da energia nos seres vivos. Seu surgimento foi um grande passo na história evolutiva, possibilitando, o desenvolvimento de formas de vida cada vez mais evoluídas e complexas; Animação:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.