Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
2
A Respiração celular aeróbica tem como objetivo principal produzir energia a partir da decomposição de glicídios, gorduras e aminoácidos, utilizando, para tal, o oxigênio.
3
A fonte de energia mais utilizada
é a glicose (não a mais energética), os aminoácidos e os ácidos graxos fornecem mais energia mas são menos utilizados. C6H12O6 + 6O2 = 6CO2 + 6H2O + 30 ATP (O processo de respiração celular é equivalente ao da combustão)
4
(MATRIZ MITOCONDRIAL) (CRISTAS MITOCONDRIAIS)
ETAPAS GLICÓLISE (CITOSOL) CICLO DE KREBS (MATRIZ MITOCONDRIAL) CADEIA RESPIRATÓRIA (CRISTAS MITOCONDRIAIS)
5
GLICÓLISE A glicose penetra na célula na forma de glicose-fosfato, sofre a degradação. Origina: 2 ácidos pirúvicos + NADH + H+ . NAD = NICOTINAMIDA ADENINA DINUCLEOTÍDEO (Transfere H de um composto para outro)
7
(RENDIMENTO ENERGÉTICO: 2 ATP)
Glicose + Consumo de 2 ATP 2 Ácidos Pirúvicos + 4H+ + Produção de 4 ATP (2C3H4O3) 2H+ são Transportados pelo NAD passando Para o estado reduzido de NADH Obs: Consumo de 2 ATP e Produção de 4ATP (RENDIMENTO ENERGÉTICO: 2 ATP)
8
EQUAÇÃO GERAL DA GLICÓLISE
C6H12O6 + 2ADP + 2P + 2 NAD = 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH
9
CICIO DE KREBS (Ciclo do ácido cítrico ou tricarboxílico) O ácido pirúvico produzido na glicólise penetra na matriz mitocondrial reagindo com com CoenzimaA produzindo acetilCoA . Há também a participação de NAD que se transforma em NADH ao capturar H+. C3H4O3 + CoA + NAD = AcetilCoA + CO2 + H+
10
2 ácido pirúvico + CoA 2 AcetilCoA + Ácido Oxalacético
Liberação de CoA + Ácido cítrico + 2CO2 Liberação de H+ capturados pelo NAD passando a NADH e pelo FAD passando a FADH2
11
Ciclo de Krebs Professor: as transformações do ácido pirúvico ocorrem no interior da mitocôndria, onde esse ácido é totalmente degradado em gás carbônico (CO2), em uma sequência cíclica de reações químicas denominada ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico.
12
Há Consumo de 2 ATP e Produção de 4ATP (RENDIMENTO ENERGÉTICO: 2 ATP)
EM RESUMO, NO CICLO DE KREBS: Produz-se: 2CO2 + 3NADH + 1 FADH2 Há Consumo de 2 ATP e Produção de 4ATP (RENDIMENTO ENERGÉTICO: 2 ATP)
13
CADEIA RESPIRATÓRIA Etapa de maior síntese de ATP
(CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS OU FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA) Etapa de maior síntese de ATP Ocorre reoxidação de NADH e FADH em NAD e FAD. Ocorre liberação de grande quantidade de elétrons com formação de O2 e H2O. 2NADH + H+ + O2 = 2NAD + 2H2O 2FADH2 + O2 = 2FAD + 2H2O
14
FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS
ADP + P = ATP CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS CITOCROMOS = São proteínas transferidoras de elétrons que possuem Fe e Cu e estão localizadas nas cristas. A energia liberada pelos elétrons com alta energia a partir de 1 glicose pode formar 26 ATP.
15
Complexos transportadores da cadeia respiratória e enzima do ATP
Espaço entre as membranas mitocondriais externa e interna Membrana interna da mitocôndria Interior da mitocôndria (matriz mitocondrial) Respiração celular
16
Etapas do metabolismo aeróbio da glicose com produção de ATP
17
RESUMÃO 2 ATP GLICÓLISE 2 Ác. Pirúvico 2 AcetilCoaA CICLO DE KREBS
(2 VOLTAS) 2 NADH 2 ATP 2 NADH 6 NADH 2 FADH2 CADEIA RESPIRATÓRIA 26 ATP
18
RENDIMENTO ENERGÉTICO
GLICÓLISE (CITOSOL) 2 ATP CICLO DE KREBS (MATRIZ MITOCONDRIAL) 2 ATP CADEIA RESPIRATÓRIA (CRISTAS MITOCONDRIAIS) 26 ATP Total = 30 ATP a partir de 1 glicose
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.