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CONCURSO PÚBLICO DE ÂMBITO NACIONAL

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Apresentação em tema: "CONCURSO PÚBLICO DE ÂMBITO NACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONCURSO PÚBLICO DE ÂMBITO NACIONAL
Contratação de serviços de consultoria diversos, enquadrados no âmbito da implementação de um Sistema de Informação Sessão Pública de Esclarecimento 11/12/2003

2 GÉNESE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO INFARMED
Face à crescente necessidade de integração de toda a informação produzida e gerida nas diferentes estruturas do INFARMED foi superiormente determinada a elaboração de um “Plano de Sistemas de Informação (PSI)” que servisse de quadro de referência para os projectos de informatização necessários, garantindo a integração dos vários subsistemas numa arquitectura global de informação. Constituição de Equipa de trabalho, Multidisciplinar, 6 elementos

3 1ª FASE - PLANEAMENTO DO SI - METODOLOGIA
Infra-Estrutura Tecnológica Clarificação da Missão e Finalidades Portfólio de Aplicações Modelo de Informação do INFARMED Avaliação do SI Actual Modelo de Gestão dos Recursos Informacionais Políticas e Estratégias Clarificação da Estratégia Programa de Implementação Relatório Final Interacção com a Organização CA Serviços CA

4 PORTFÓLIO DE APLICAÇÕES
Classificação das aplicações informáticas Estratégicas se apoiam processos ou actividades que são fundamentais para o futuro imediato da organização; Nucleares se apoiam processos ou actividades de “negócio”, ou relacionados especificamente com o cumprimento da sua missão, que são considerados vitais e críticos para o presente da organização; De suporte se apoiam processos ou actividades desenvolvidas pela organização para a sua gestão interna, quer a nível global quer a nível da gestão dos respectivos recursos; De ponta se apoiam processos ou actividades de alto potencial, que, não sendo críticos para o “negócio”, configuram uma postura antecipativa em relação à utilização das tecnologias de informação, numa perspectiva da organização melhor cumprir a sua missão.

5 PORTFÓLIO DE APLICAÇÕES
SISTEMAS DE PONTA SISTEMAS FUNCIONAIS SISTEMAS DE SUPORTE SISTEMAS ESTRATÉGICOS GESTÃO DE PRODUTOS DE INFORMAÇÃO GESTÃO DE ACÇÕES DE DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS SISTEMAS NUCLEARES GESTÃO DE PRODUTOS E SAÚDE GESTÃO DE ENTIDADES GESTÃO DE LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS GESTÃO DE SUBSTÂNCIAS GESTÃO DE SUBSTÂNCIAS CONTROLADAS GESTÃO DE A.U.E. GESTÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS CERTIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE GESTÃO DE ALERTAS GESTÃO DE MEDICAMENTOS FARMACOVIGILÂNCIA E SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS GESTÃO DE COMPARTICIPAÇÕES DE MEDIC. DE USO HUMANO EPIDEMIOLOGIA E ECONOMIA DO MEDICAMENTO INSPECÇÃO DA ACTIVIDADE FARMACÊUTICA CONTROLO DE PROFISIONAIS E TÉCNICOS DE SAÚDE GESTÃO DE LABORATÓRIO MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ACTUAIS VIGILÂNCIA DE PRODUTOS DE SAÚDE GESTÃO DE INFORMAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERNACIONAL APOIO ÀS COMISSÕES CONSULTIVAS APOIO LEGISLATIVO GESTÃO DE PROCESSOS DE CONTRA-ORDENAÇÃO GESTÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA GESTÃO DOCUMENTAL GESTÃO DE INSTALAÇÕES GESTÃO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL GESTÃO DE RECEITAS GESTÃO DE TAXAS APOIO À GESTÃO E DECISÃO GARANTIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO INFRA-ESTRUTURA DE REDE E COMUNICAÇÕES INFRA-ESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE

6 3 níveis de prioridade PRIORIDADES CRITÉRIOS
1) Precedências – existência de sistemas cujo desenvolvimento depende da existência prévia de outros sistemas; 2) Actividades sem qualquer suporte aplicacional – actividades para as quais os sistemas actuais não respondem às necessidades, pela inexistência ou pela impossibilidade de integração com a restante informação; 3) Adaptação ao EURO – a entrada em vigor do euro, torna necessário desenvolver sistemas que permitam responder às necessidades decorrentes; 4) Imagem Institucional – as exigências actuais obrigam as instituições a munir-se das ferramentas de comunicação e troca de informação com o exterior, que necessitam de sistemas de ponta; 5) Desburocratização da instituição – estes sistemas permitirão aumentar o grau de automatização de diversas tarefas; 6) Cumprimento das obrigações de Portugal enquanto Estado Membro da UE – garantia de cumprimento das exigências decorrentes da transposição de Legislação comunitária e acordos internacionais. 3 níveis de prioridade PRIORIDADES MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ACTUAIS

7 Garantia da Qualidade da Informação Apoio à Gestão e Decisão
PRIORIDADES Garantia da Qualidade da Informação Apoio à Gestão e Decisão SISTEMAS FUNCIONAIS SISTEMAS DE PONTA SISTEMAS DE SUPORTE Gestão de A.U.E. Certificação de Medicamentos e Produtos de Saúde Gestão de Produtos de Informação Internet Intranet Gestão de Receitas Gestão da Informação Comunitária e Internacional MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ACTUAIS NÍVEL 0 Gestão de Substâncias Gestão de Entidades (adaptação) Gestão de Produtos de Saúde Gestão de Substâncias Controladas Gestão de Produtos de Informação Contact Center Gestão Documental Gestão Financeira Patrimonial NÍVEL 1 Gestão de Laboratório Farmacovigilância e Segurança de Medicamentos Gestão de Alertas Gestão de Ensaios Clínicos Gestão de Comparticipações de Medicamentos de Uso Humano Epidemiologia e Economia do Medicamento Gestão de Medicamentos Gestão de Equipamentos Gestão de Taxas Gestão de Recursos Humanos Gestão Documentação Técnico Científica NÍVEL 2 Vigilância de Produtos de Saúde Gestão do Licenciamento de Estabelecimentos Farmacêuticos Inspecção da Actividade Farmacêutica Controlo de Profissionais e Técnicos de Saúde Gestão de Acções de Divulgação e Promoção e Realização de Eventos Apoio às Comissões Consultivas Apoio Legislativo Gestão dos Processos de Contra-ordenação Gestão de Formação Gestão de Instalações NÍVEL 3

8 IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

9 Equipa de Coordenação (ECSI)
ESTRUTURA Equipa de Coordenação (ECSI) garantir a coesão/integração dos subsistemas no modelo global do SI definição dos cronogramas garantia de cumprimento dos prazos estabelecidos EP1 EP2 EP3 EP4 EP5 (...) Equipas de Projecto definições funcional e orgânica do projecto acompanhamento do desenvolvimento do projecto em toda a sua extensão

10 EQUIPA DE COORDENAÇÃO (ECSI)
Transversal a todos os subsistemas Competências garantir a coesão/integração dos subsistemas no modelo global do SI definição dos cronogramas garantia de cumprimento dos prazos estabelecidos Os seus elementos podem integrar equipas de projecto sempre que tal se revele oportuno Constituição – 3 elementos

11 EQUIPAS DE PROJECTO (EP)
Uma equipa por cada subsistema a desenvolver Constituída por três elementos (eventualmente quatro) Competências definições funcional e orgânica do projecto acompanhamento do desenvolvimento do projecto em toda a sua extensão Constituição - Dois elementos do Departamento de Sistemas de Informação - Um ou dois elementos do(s) serviço(s) utilizador(es)

12 CRONOGRAMA

13 Sistemas Aplicacionais integrados no SI
SITUAÇÃO ACTUAL Sistemas Aplicacionais integrados no SI Aplicações existentes Plataforma Tecnológica

14 Sistemas Funcionais em desenvolvimento:
SISTEMAS APLICACIONAIS INTEGRADOS NO SI Sistemas Funcionais em desenvolvimento: SNTD – Entidades SSBS – Substâncias SAUE – Utilização Especial de Medicamentos SSBC – Substâncias Controladas SCHC – Cosméticos e Higiene Corporal SDIV – Dispositivos Médicos SECL – Ensaios Clínicos SALR – Alertas SVIG – Farmacovigilância e Segurança de Medicamentos SVPS – Vigilância de Produtos de Saúde

15 Sistemas de Suporte em desenvolvimento:
SISTEMAS APLICACIONAIS INTEGRADOS NO SI Sistemas de Suporte em desenvolvimento: SGXP – Expediente SARQ – Arquivo SRCT – Receitas SGRH – Recursos Humanos SGFP – Financeiro e Patrimonial

16 Sistemas de Ponta em desenvolvimento:
SISTEMAS APLICACIONAIS INTEGRADOS NO SI Sistemas de Ponta em desenvolvimento: SWWW – Internet INET – Intranet SPBL – Gestão de Publicações On Line Prontuário Terapêutico Formulário Hospitalar Nacional de Medicamentos SGCC – Contact Center

17 Aplicações existentes
SITUAÇÃO ACTUAL Sistemas Aplicacionais integrados no SI Aplicações existentes Plataforma Tecnológica

18 € PRINCIPAIS APLICAÇÕES EXISTENTES – Integração interna ARQUIVO
Gestão de processos RENOVAÇÃO Gestão RPS Gestão de ENTIDADES Gestão COSMÉTICOS PAGAMENTO AVALIADORES Gestão de processos AIM e ALTERAÇÕES INDICADORES Gestão de AUE PREÇOS E COMPARTICIPAÇÕES Ensaios Clínicos IMPORTAÇÕES PARALELAS REACÇÕES ADVERSAS CERTIFICADOS OMS Listagem Parametrizada MUH

19 Transmissão Electrónica de RAM
APLICAÇÕES EXISTENTES – relação com o exterior UFV Gestão Relatórios LINE LISTING CIOMS RELATÓRIOS OMS IGIF –> SRS ANF E AFP ADSE E SUB SISTEMAS SAÚDE SEGURADORAS OUTROS RELATÓRIOS CIOMS EUDRAVIGILANCE Transmissão Electrónica de RAM

20 DRUG BASE - Base de Dados de Medicamentos
Módulo de Entidades Módulo de Substâncias Módulo de Medicamentos MEDICAMENTO Produto Farmacêutico Embalagem Classificações Vias de Administração Processos Composição Dispositivo Condições Armazenagem /Prazo Validade Lote (comercialização) Material (patologias) Preço Content Outras caixas Documentos Processos na EU Produção

21 DRUG BASE – Ecrã Principal

22 Aplicações existentes
SITUAÇÃO ACTUAL Sistemas Aplicacionais integrados no SI Aplicações existentes Plataforma Tecnológica

23 2) Sistema de Gestão de Base de Dados ORACLE
PLATAFORMA TECNOLÓGICA Sistema Operativo LINUX UNIX 2) Sistema de Gestão de Base de Dados ORACLE 3) Ferramentas de Desenvolvimento MICROSOFT

24 PROGRAMA DE CONCURSO CADERNO DE ENCARGOS
ASPECTOS A SALIENTAR PROGRAMA DE CONCURSO CADERNO DE ENCARGOS

25 Data limite para entrega das propostas
PROGRAMA DE CONCURSO DATAS Data limite para entrega das propostas , 17:00 Acto Público de abertura das propostas , 10:30

26 CRITÉRIOS DE ADJUDICAÇÃO Adequação às especificações – 35%
PROGRAMA DE CONCURSO CRITÉRIOS DE ADJUDICAÇÃO Adequação às especificações – 35% Experiência anterior - 30% 50% - realizados nos últimos 3 anos 50% - consultores afectos ao trabalho Prazos de execução - 20% Preço e condições pagamento – 15%

27 Prazo máximo de execução: 6 meses
CADERNO DE ENCARGOS Prazo máximo de execução: 6 meses Contactos directos com outras organizações actuais e potenciais clientes do INFARMED IGIF - Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde ANF - Associação Nacional de Farmácias ADSE - Direcção Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública Outros

28 Disponível no site do INFARMED
OUTRA INFORMAÇÃO Lei Orgânica do INFARMED Decreto Lei nº 495/99, de 18 de Novembro Regulamento Interno Portaria Nº 271/2003, de 3 de Fevereiro Organograma Disponível no site do INFARMED

29 CONCURSO PÚBLICO DE ÂMBITO NACIONAL
QUESTÕES Sessão Pública de Esclarecimento 11/12/2003


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