Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauã Cuba Alterado mais de 10 anos atrás
1
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas - A Física das Partículas e a nova reforma curricular no Ensino Secundário
2
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 Participei ( em 2000 ) na Escola de verão no CERN onde durante 3 semanas, se encontraram e trabalharam em conjunto... Físicos das Partículas + 28 professores de Física de diferentes países europeus + 4 professores de Física dos EUA A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas ?
3
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 -- F azer amigos - Aumentar os meus conhecimentos de Física - Contactar com a investigação e com grandes questões da ciência ainda em discussão. A Física das Partículas... A Escola Secundária... O participar na Escola de Verão no CERN permitiu-me..... -A produção de antimatéria - A procura do bosão de Higgs - O plasma de quarks e gluões -- Os neutrinos -......
4
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 Tornou-me consciente da discrepância entre o fazer Ciência e o ensinar Ciência : A Física das Partículas... A Escola Secundária... Mas principalmente o ter participado na Escola de Verão no CERN.... Permitiu-me compreender como se faz ciência hoje a dinâmica entre a F. Teórica, a F. Experimental e a F. Computacional; a colaboração e crítica dieta - receitas no trabalho experimental dieta - certezas e modelos inquestionáveis
5
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A finalidade do ensino secundário será promover nos jovens...os conhecimentos, as capacidades e atitudes fundamentais (...) que lhes permitam prosseguir os seus percursos profissionais, académicos e pessoais, numa perspectiva de educação e de formação ao longo da vida, assumindo-se como cidadãos de pleno direito, críticos e intervenientes, numa sociedade democrática moderna e desenvolvida. Em Setembro de 2002 iniciar-se-á a reforma Curricular no Ensino Secundário. Uma nova filosofia, novos currículos, novas cargas horárias.... A Física das Partículas poderá contribuir para esta formação?... Rádio isótopos...PET... ficção/ciência... A Física das Partículas... e a nova reforma curricular no Ensino Secundário...
6
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 Na componente de Física, no final do 11º ano os alunos deverão ter alcançado uma visão sobre: - a Lei da Conservação da Energia (em áreas como a Termodinâmica, a Mecânica e a Electricidade) numa perspectiva de educação ambiental. - a informação através das telecomunicações baseada na propagação ondulatória (luz e som). - as relações entre as forças e os seus efeitos (em particular, os movimentos). Onde está a Física das Partículas na nova disciplina de CFQ? A Física das Partículas... e a nova reforma curricular no Ensino Secundário...
7
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas e o novo currículo... Onde está a Física das Partículas na nova disciplina de 10º ano de CFQ? ComponenteQuímicaFísica Finalidade: consolidar Módulo Inicial – Materiais: diversidade e constituição Módulo Inicial – Das fontes de energia ao utilizador 1. Situação energética mundial e degradação da energia 2. Conservação da energia Finalidade: Sensibilizar e aprofundar Unidade 1 - Das Estrelas ao Átomo 1.1. Arquitectura do Universo 1.2. Espectros, radiações e energia 1.3. Átomo de hidrogénio e estrutura atómica 1.4. Tabela Periódica - organização dos elementos químicos Unidade 2 – Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura 2.1. Evolução da atmosfera- breve história 2.2. Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude 2.3. Interacção radiação-matéria 2.4. O ozono na estratosfera 2.5. Moléculas na troposfera - espécies maioritárias ( N 2, O 2, H 2O, C O 2) e espécies vestigiais ( H 2, C H 4, N H 3) Unidade 1 – Do Sol ao Aquecimento 1. Energia – do Sol para a Terra 2. A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas Unidade 2 – Energia em Movimentos 1. Transferências e transformações de energia em sistemas complexos – aproximação ao modelo da partícula material 2. A energia de sistemas em movimento de translação
8
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas e o novo currículo... Onde está a Física das Partículas na nova disciplina de CFQ?
9
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 Dependerá de iniciativas de professores mais motivados ?.... Se a Física das Partículas pode contribuir para a formação de cidadãos de maior cultura científica, mais críticos e mais intervenientes na sociedade... Física das Partículas para Todos A Física das Partículas e o novo currículo...
10
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas e outros currículos... Alguns tópicos dos programas de Física em Inglaterra 14 -16 anos Átomos, Núcleo e electrões Radioactividade Fissão e Fusão nucleares 16 -19 anos Energia Nuclear Radioactividade Partículas Fundamentais Aceleradores e Detectores de Partículas
11
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A nova disciplina - Projecto É uma área em que os alunos deverão mobilizar e integrar competências desenvolvidas no âmbito das diferentes disciplinas do seu plano de estudos para resolverem problemas, para estudarem e compreenderem fenómenos do mundo que os rodeia, elaborando produtos concretos. Será uma oportunidade para os jovens conhecerem e reflectirem sobre os problemas sociais, económicos, tecnológicos, científicos, artísticos e ambientais de forma integrada. A Física das Partículas e o novo currículo...
12
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 Física das Partículas e o novo currículo... A nova disciplina - Projecto Surgirão projectos em Física das Partículas?
13
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... O futuro? A Física das partículas deve estar presente no currículo de CFQ Devem ser criadas estruturas que apoiem as escolas nos diferentes projectos que possam surgir em Física das Partículas. Mas... É necessário apoio continuado – sites, livros, posters, conferências pontuais não são suficientes... As escolas de Verão ( quer para alunos quer para professores) são uma óptima maneira de comunicar e aprender.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.