A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan
Concordância Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan

2 Concordância OVOS FRESCOS BOTÕES

3 Concordância p. 21) 40. Considerando as normas da gramática tradicional, responda às questões: O que falta nos primeiros enunciados? O que falta no enunciado “DOA-SE ESTES TRÊS CACHORRINHOS – URGENTE!”? Qual o sujeito? Qual o Verbo? Como fazer a concordância? Regra?

4 “DOA-SE MISTA DE FILA E/OU SEUS FILHOTES”
Concordância Consideremos o trecho em destaque: “DOA-SE MISTA DE FILA E/OU SEUS FILHOTES” Qual o sujeito? Qual o Verbo? Como fazer a concordância? Regra?

5 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
O nome impõe seu gênero e número a seus determinantes e aos pronomes que o substituem.

6 Concordância PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
O nome impõe seu gênero e número a seus determinantes e aos pronomes que o substituem. p. 21) 41. Considerando o princípio geral da concordância, especifique os nomes e seus termos determinantes neste enunciado: ESTA CAMISA AMARELA TRAZ MUITA EMOÇÃO PARA O BRASILEIRO. p. 21) 42. Relacione as duas colunas de acordo com o princípio geral de concordância que você utiliza diariamente: AS MUITA NOSSA TODOS

7 Concordância PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 21) 43. Observe: ESCREVI ALGUMAS CARTAS E JÁ AS POSTEI NOS CORREIOS. Complete, usando o pronome adequado: Meu irmão recebeu uma carta, mas ainda não _________ leu. Não sabemos onde colocamos o cartão-postal que recebemos ontem, achamos que __________ perdemos. Você viu o carteiro? Se _________ vir, diga a ele que recebi uma carta extraviada. Enviei os livros por Sedex para João e nunca mais __________ vi.

8 Concordância PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
Quando um determinante se refere, ao mesmo tempo, a dois nomes, é preciso levar em consideração o gênero dos nomes e o fato de o determinante vir antes ou depois dos nomes. O CARTEIRO PERCORREU LOGRADOUROS E BECOS ESCUROS, ALAMEDAS E AVENIDAS ESCURAS, RUAS E CAMINHOS ESCUROS. O CARTEIRO PERCORREU CAMINHOS E VIELAS ESCURAS.

9 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 22) 44. Assinale a alternativa incorreta com relação à concordância nominal. Comprei um livro e uma revista importados. Comprei um livro e uma revista importada. Comprei um livro importado e uma revista. Comprei um livro e uma revista importadas. p. 22) 45. Em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta e faça as correções necessárias. O carteiro achou a carta e o endereçamento estranhos. O carteiro achou o endereçamento e CEP errada. Os Correios são um serviço e uma solução benéfico em um país tão grande. Os Serviços de Correio também entregam correspondências e encomendas estrangeiros.

10 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 22) 47. Leia este texto. Com base em seus conhecimentos linguísticos, explique a ambiguidade presente nesta placa.

11 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL PARA CONCURSOS PÚBLICO
p. 22) 48. Leia este texto. De acordo com a norma da língua padrão escrita, essa placa está correta? Justifique suas resposta. AULAS de MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO e PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICO

12 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 22) 49. Complete os enunciados deste texto, usando as palavras destacadas e empregando-as adequadamente de acordo com o contexto. AGITADO Tivemos um ____________________ dia e noite de trabalho. Tivemos uma ____________________ noite e dia de trabalho. ÓTIMO O passeio turístico e a visita aos museus foram ____________________ . Foram ____________________ o almoço e a sobremesa. Foi ____________________ o preço da viagem e a excursão. Foi ____________________ a viagem ao exterior e o aprendizado de outro idioma.

13 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 23) 49. Complete os enunciados deste texto, usando as palavras destacadas e empregando-as adequadamente de acordo com o contexto. SUPÉRFLUO Considero o relógio e o boné ____________________. Considero a gravata e a jaqueta ____________________ . Considero o relógio e a gravata ____________________. Considero ____________________ o colete e a gravata. Considero ____________________ a gravata e o terno. p. 23) 50. Em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta e faça as correções necessárias nas outras frases. Ele achou estranha a demora do carteiro. Pediu emprestado a quantia de dez mil reais. O juiz considerou ilegal as nossas pretensões. Compraram peças e motores estrangeiras.

14 CONCORDÂNCIA NOMINAL: uma questão de escolha, às vezes
Quando significa “um tanto”, “um pouco”... MEIO Quando significa “metade”... Quando concorda com o termo a que se refere... LIVRE Quando é um estilo... MENOS... BASTANTE...

15 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
p. 24) 52. Complete as lacunas empregando adequadamente uma das palavras do quadro da atividade anterior. Há ____________________ roupas no guarda-roupa do que eu imaginava. Ele está ____________________ triste hoje do que ontem. Estive ____________________ alegre até revê-la. Há provas ____________________ de sua culpa. Eles têm filhos ____________________. Bebi uma xícara e ____________________ de chá verde. Estava ____________________ chateada com os meus amigos, mas já passou: agora estou ____________________ contente com eles.

16 Concordância

17 Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan
Concordância Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "Aula 1: agosto/2011 Prof ª. Karen Neves Olivan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google