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Veículo Elétrico 1
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e o Setor Elétrico Brasileiro
Veículos Elétricos e o Setor Elétrico Brasileiro IVECO - Daily Elétrico Fiat -Pálio Weekend Elétrico
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Qual seria o impacto no setor de energia
se toda a produção nacional de automóveis fosse de VE’s ?
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Palio Weekend Elétrico
Aplicação: uso urbano Bateria de Sódio: 19,2 kWh Motor: kW (~20 cv ) Autonomia: km Velocidade max.: km/h Tempo de Recarga: 8 h Homologado no DENATRAN
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Referências Mundial Nacional Automóveis Frota 1 bilhão 60 milhões
Produção Nacional de Automóveis em 2008: ~ 3 milhões /ano Brasileiros rodam em média 54 km/dia. Americanos rodam em média 60 km/dia. Fonte: EPRI, DENATRAN, ANFAVEA, Globo.com
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Considerações Tecnologia atual (2009) usada no Palio Weekend;
01 (um) VE rodando 60 km/dia e consome: ~ 10 kWh /dia Consumo de Energia Elétrica do Brasil em 2008 : 384,46 TWh Produção Anual Automóveis Energia (kWh) Dias Perdas no Sistemas (%) Consumo (tWh) 100% 3 Milhões 10 365 13 12,37 10% 300 mil 1,23 Portanto, representaria aumento no consumo energia : • 100% VE → 3,22% • 10% VE → 0,32%
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Recarga Programada Noturna
Considerações: Investimento para Produção de Energia: ZERO Horário da Recarga: Das 23h às 8h Tecnologia Atual: Pálio WE Elétrico Rodando: 100 km/dia Possibilidade: 1 milhão de VE’s Conseqüência: Redução de 2% no armazenamento anual de água
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Smart Grid aplicada a Veículos Elétricos
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Visão de Futuro: Smart Grid
Fonte: EPRI/ Electric Power Research Institute, Inc.
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VE’s na Rede Elétrica Possibilidades
VE Estacionado: Recarregando a partir - da rede ou - de fontes complementares Interrupção da Rede VE atuando com “No-Break”
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VE’s na Rede Elétrica Possibilidades
No horário de ponta VE fornecendo energia à rede
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Análise de Eficiência: Diesel vs. Elétrico
É preferível usar diesel numa usina termelétrica do que colocar no tanque do carro! Compare a eficiência energética entre um Carro a Diesel / Carro Elétrico Custo da energia, com tarifa residencial, para cada 100 km rodados: ~ US$ 3,00
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Fonte: Apresentação da Mitsubishi no 1º Seminário de Sist
Fonte: Apresentação da Mitsubishi no 1º Seminário de Sist. de Motores Alternativos para Mobilidade (30/03/2010)
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É preferível usar diesel numa usina termoelétrica do que colocar no tanque de um carro!
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Assistente da Diretoria de Tecnologia renatom@eletrobras.com
Obrigado! Renato Mahler Assistente da Diretoria de Tecnologia
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