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PublicouPaulo Godines Alterado mais de 10 anos atrás
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curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
webdesigner nov/2008 a ago 2009 professora da pós-graduação ergonomia e usabilidade 2009 gerente de projeto dez/2008 a jul/2008 professora das graduações redes e sistemas 2009 gerente dos webdesigners out/2004 a set/2006 professora da graduação publicidade e propaganda jul/2008 à fev/2009 pós ergonomia usabilidade professora da graduação design digital desde 2007 diretora da agência jan/1999 a jul/2003 pós em comunicação design gráfico house anglo americano 1995 professora da pós-graduação webdesign 2007 professora desde ago/2009 professora da graduação publicidade e propaganda fev/1999 à jul/2004 sócia e diretora de arte desde jul/1995 graduação em design gráfico
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gestalt
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03|20 Von Ehrenfels precursor da “psicologia da gestalt”
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gestalt “integração das partes em oposição a soma do todo"
04|20 “integração das partes em oposição a soma do todo" palavra alemã sem tradução; o todo é maior ou diferente da soma das partes; teoria da organização ou teoria da forma; abc da leitura visual gestalt o q u e é ?
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05|20 bicicleta quadro, garfo dianteiro, movimento de direção, guidão, suporte de guidão, pedivela, movimento central, pedais, freios, pneus, aros, selim, corrente... GesTaLt
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06|20 20|35 “a teoria da gestalt sugere uma resposta ao porquê de umas formas agradarem mais e outras não“ “não vemos partes isoladas, mas relações; isto é, uma parte na dependência de outra parte” “para a nossa percepção, que é resultado de uma sensação global, as partes são inseparáveis do todo e são outra coisa que não elas mesmas, fora desse todo” gestalt b o a f o r m a
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GeSTaLt ilusão de ótica o que acontece no cérebro
07|20 ilusão de ótica o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina GeSTaLt
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GeSTaLt ilusão de ótica
08|20 ilusão de ótica a excitação cerebral não se dá em pontos isolados, mas sim por extensão GeSTaLt
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GeSTaLt ilusão de ótica
09|20 ilusão de ótica não existe na percepção da forma, um processo posterior de associação das várias sensações GeSTaLt
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para entendermos porque determinadas formas combinam mais que outras
10|20 24|35 gestalt p a r a q u e s e r v e ? para entendermos porque determinadas formas combinam mais que outras
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lei da experiência ou familiaridade lei da simetria
11|20 lei da proximidade lei da semelhança lei da pregnância lei do fechamento lei da experiência ou familiaridade lei da simetria lei da continuidade lei da figura-fundo gestalt l e i s
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ou unidades dentro do todo
gestalt l e i d a p r o x i m i d a d e elemento ópticos próximos uns dos outros tendem a ser vistos juntos e, por conseguinte, a constituírem um todo ou unidades dentro do todo
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13|20 gestalt l e i d a s e m e l h a n ç a a igualdade de forma e de cor desperta também a tendência de se construir unidades, isto é, de estabelecer agrupamentos de partes semelhantes
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gestalt l e i d a p r e g n â n c i a* pregnância (do alemão prägnanz) é a capacidade de perceber e reconhecer formas; se a forma é complicada, cheia de voltinhas e detalhes, e ainda estiver no meio de uma composição cheia de elementos gráficos e imagens, vai ser muito difícil de percebê-la e identificá-la... estamos diante, então, de uma peça com baixa pregnância; porém, se a forma for simples, clara, e ainda por cima, situada sobre um fundo branco, sem disputar a atenção com ninguém, então temos uma peça gráfica de alta pregnância. as forças da organização da forma tendem a se dirigir tanto quanto o permitam as condições dadas, no sentido e harmonia e do equilíbrio visual
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15|20 gestalt l e i d o f e c h a m e n t o as linhas que circundam uma superfície são, em iguais circunstâncias, captadas mais facilmente como unidades ou figura, que aquelas outras que se unem entre si
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percebemos baseados em nossas próprias experiências individuais
gestalt lei da experiência ou familiaridade percebemos baseados em nossas próprias experiências individuais
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gestalt l e i d a s i m e t r i a a biologia, a matemática, a química, a física e até mesmo a estética, organizam-se seguindo as leis especulares, simples ou múltiplas, da simetria; ela está muito ligada ao ser humano, cuja própria estrutura fisiológica é simétrica
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gestalt l e i d a c o n t i n u i d a d e as partes de uma figura que tem “boa forma”, ou indicam uma direção ou destino comum, formam com clareza unidades autônomas no conjunto
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gestalt l e i d a f i g u r a e f u n d o princípio de maior força; muitas formas só se constituem como figuras definidas quando ficam recortadas de um fundo mais neutro
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