A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PAISAGEM, TEMPO E CORPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PAISAGEM, TEMPO E CORPO"— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PAISAGEM, TEMPO E CORPO

2 O QUE FEZ EXISTIR A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
A proposta iluminista de uma nova organização do pensamento Século das Luzes O uso da racionalidade em todos os sentidos da vida

3 Mas que razões possibilitaram que a Revolução Industrial se iniciasse na Inglaterra?
- A supremacia naval inglesa - A disponibilidade de mão de obra - A disponibilidade de matérias-primas - A Monarquia Parlamentar 

4 PAISAGEM

5

6 Leis de Cercamentos (Enclosure Acts) foram sendo editadas por sucessivos monarcas ingleses, mas que ganharam maior fôlego a partir de meados do século XVIII. Essa alteração consistiu em uma crescente ação de privatização de terras que eram de uso comum dos camponeses, através do cercamento desses locais realizado por poderosos senhores locais. A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados.

7

8

9 A ida para as cidades

10 As terras comunais inseriam-se em uma tradição econômica de utilização comunitária que remontava à Idade Média, e sua privatização representava a ruptura das relações capitalistas com o antigo mundo feudal. O senhor feudal deixava, assim, de ser o detentor da posse de terras para se tornar o seu proprietário.

11 Os camponeses que utilizavam as terras de forma comunal e dela extraíam madeira, caça e outros produtos viram-se privados dessa fonte de recursos. A incapacidade de produção em seus pequenos lotes de terras obrigou esses camponeses a abandoná-las – sendo então apropriadas pelos grandes proprietários – e a tentar melhores condições de vida nas cidades. Dentre elas, destacavam Bristol, Birmingham, Manchester, Liverpool, Londres e Glasgow, que contavam com inúmeras fábricas.

12 Mas os cercamentos geraram ainda outra consequência
Mas os cercamentos geraram ainda outra consequência. A terra passava a ser uma mercadoria, possível de ser comercializada através da compra e venda. Além disso, os antigos senhores tornavam-se fazendeiros, passando também a criar ovelhas para a produção de lã destinada a manufaturas têxteis e a produzir outros produtos agrícolas para o mercado, como batatas e beterrabas. 

13 COMO CHEGAMOS NESSA PAISAGEM URBANA?

14 A PAISAGEM É UMA CONSTRUÇÃO DO OLHAR,
UMA ENQUADRAMENTO QUE FAZEMOS DO MUNDO A PARTIR DAS NOSSAS RELAÇÕES COM OS ESPAÇOS NATURAIS OU SEJA, CONFORME NOSSA SOCIEDADE SE RELACIONA COM A NATUREZA, A NOÇÃO DE PAISAGEM A SER “USADA” SE TRANSFORMA. ANTES ERA O CAMPO O IDEAL DE VIDA, AGORA É A CIDADE, O URBANO, O CINZA DA FUMAÇA. ESSA, AGORA, É UMA PAISAGEM POSSÍVEL DE VIVER.

15 COMO CHEGAMOS NESSA PAISAGEM URBANA?
Cercamentos PAISAGEM DO CAPITALISMO Propriedade privada Burguesia Indústria/fábrica Divisão do trabalho Cidades

16

17 ESTUDO DE CASO – RIO GRANDE

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 E AGORA, COMO A PAISAGEM MUDOU?

41

42

43

44

45


Carregar ppt "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PAISAGEM, TEMPO E CORPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google