A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adjetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adjetivos."— Transcrição da apresentação:

1 Adjetivos

2 O que são adjetivos Os adjetivos são modificadores dos nomes, atribuindo-lhes qualidades, características, propriedades. O adjetivo concorda em género e número com o nome a que está associado num determinado contexto As regras para a formação do feminino e do plural são idênticas às indicadas para os nomes ou substantivos.

3 As bonecas são coloridas e bonitas.
OS ADJETIVOS As bonecas são coloridas e bonitas. adjetivos Adjetivos são palavras que modificam os nomes, indicando qualidades ou características Aparecem quase sempre depois de um nome, com o qual concordam em género e número.

4 Variação em género, número e grau
Os adjetivos qualificativos variam em: Género Número Grau

5 Flexão em Género VARIAÇÃO EM GÉNERO Os adjetivos que possuem uma forma para o feminino e outra para o masculino chamam-se biformes. Ex: O menino é alto. A menina é alta. Os adjetivos que não variam em género chamam-se uniformes (quanto ao género). Ex: O menino está triste. A menina está triste.

6 Flexão em número Os adjetivos variam em número (singular e plural).
VARIAÇÃO EM NÚMERO Os adjetivos variam em número (singular e plural). Ex: O menino é alto. Os meninos são altos. Também há adjetivos com uma única forma para o singular e para o plural. Diz-se que são uniformes (quanto ao número). Ex: Este exercício é simples. Que gesto mais reles.

7 Flexão em Grau VARIAÇÃO EM GRAU Os adjetivos variam em grau para expressar maior ou menor intensidade. Ex: Ele está bêbado. Ele está muito bêbado. Ele está mais bêbado do que os outros. Ele é o mais bêbado.

8 GRAUS DOS ADJETIVOS GRAU NORMAL O pai é alto. Grau normal

9 GRAUS DOS ADJETIVOS O pai é mais alto do que o avô.
GRAU COMPARATIVO O pai é mais alto do que o avô. grau comparativo de superioridade O neto é tão alto como o avô. grau comparativo de igualdade O filho é menos alto do que o pai. grau comparativo de inferioridade

10 GRAUS DOS ADJETIVOS O pai é o mais alto. O neto é o menos alto.
GRAU SUPERLATIVO RELATIVO O pai é o mais alto. grau superlativo relativo de superioridade O neto é o menos alto. grau superlativo relativo de inferioridade

11 GRAUS DOS ADJETIVOS O pai é altíssimo. O pai é muito alto.
GRAU SUPERLATIVO ABSOLUTO O pai é altíssimo. grau superlativo absoluto sintético O pai é muito alto. grau superlativo absoluto analítico

12 GRAUS DOS ADJETIVOS - RESUMO
GRAU NORMAL (alto) GRAU COMPARATIVO GRAU SUPERLATIVO Superioridade (mais alto do que…) Igualdade (tão alto como…) Inferioridade (menos alto do que…) Sintético (altíssimo) Analítico (muito alto) ABSOLUTO Superioridade (o mais alto) Inferioridade (o menos alto) RELATIVO OBS: As palavras que se usam para formar os graus dos adjetivos pertencem à classe dos advérbios de quantidade e grau (ex: muito, bastante, mais, tão…)

13 GRAUS DOS ADJETIVOS - irregularidades
Alguns adjetivos qualificativos formam o comparativo de superioridade e o superlativo de outra forma. São adjetivos irregulares. Quando se compara a qualidade de dois seres, não se deve dizer mais bom, mais mau e mais grande, e sim: melhor, pior e maior.

14 GRAUS DOS ADJETIVOS - irregularidades
Há outros adjetivos qualificativos que formam o superlativo absoluto sintético de forma diferente.

15 Concordância dos adjetivos
 O adjetivo concorda em género e número com o nome a que está associado num determinado contexto. Exemplos: capa vermelha, carros usados. A concordância do adjetivo com dois ou mais nomes de géneros diferentes é feita no masculino do adjetivo. Exemplos: Comprei calças e sapatos baratos.

16 Resumo Adjetivo Género Número Grau Biforme Uniforme Normal Comparativo
Masculino Feminino Uniforme Número Singular Plural Grau Normal Comparativo Superioridade Igualdade Inferioridade Superlativo Relativo Absoluto Analítico Sintético Resumo


Carregar ppt "Adjetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google