A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código estabelecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código estabelecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Código estabelecimento
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: EB 1 Alcaide Nome do agrupamento: Serra da Gardunha Código GEPE 504859 Código estabelecimento 201066 Distrito: Castelo Branco Concelho: Fundão Morada: Rua dos Combatente do Ultramar 6230 – 002 Alcaide Telefone: Fax:

2 Programa da semana 1º Dia
- Pesquisa de textos e/ou Livros de Histórias alusivos ao Inverno. - Recolha em livros, colectâneas, Internet e através de fontes orais partindo de membros da família. 2º Dia - Análise e observação geral de todas as recolhas. - Selecção dos textos mais atractivos e mais votados pelos alunos. - Leitura dos dois textos previamente seleccionados. 3º Dia - Interpretação oral dos dois textos e escolha de um para adaptação a texto dialogado. - Organização de grupos para escolha de personagens e escrita do respectivo diálogo. - Reorganização da história tendo em conta os diversos trabalhos de grupo apresentados. 4º Dia - Leitura dialogada do texto final, determinando as falas de cada personagem e a sua aplicação à dramatização. - Recolha de sugestões para a selecção de materiais para apresentação da história em teatro de fantoches. 5º Dia - Organização de grupos para a confecção dos fantoches e do respectivo fantocheiro 6º Dia -Dramatização da história utilizando os fantoches confeccionados pelos alunos. 7º Dia - Construção e decoração de uma caixa para conter os adereços relacionados com os fantoches ( a mesma estará disponível no canto de leitura para futuras utilizações).

3 Materiais de divulgação
Fotografias Através da memorização do texto que levaram para estudar melhor em casa Através de comentários e registos escritos Através da exposição de alguns trabalhos no “Canto de Leitura” da escola e na “Semana Verde”

4 Materiais de divulgação
Através de filmagens feitas pelo responsável do Projecto PNL - neste agrupamento - DR. Pedro Rafael. Ensaios gerais na presença de alguns Encarregados de Educação. Através da elaboração de cenários e fantoches, com a ajuda de alguns elementos da comunidade educativa.

5 Outros materiais Apresentação da peça de Teatro de semana da leitura à comunidade educativa no último dia de aulas do 2º Período. Arquivamento do texto Dramatizado no livro de histórias da escola. Elaboração de um Relatório das Actividades realizadas na Semana de Leitura.

6 Actividades realizadas
Actividade: Pesquisas, visualização de Livros e selecção de dois textos Participantes: Alunos e docentes Convidados: Local: Escola EB1 de Alcaide Dia: 1 de Março Breve descrição: Os alunos realizaram pesquisas: na Internet, em textos recolhidos, em obras disponibilizadas pelos alunos e docentes e em obras pertencentes ao PNL. Seguidamente formaram-se grupos onde essas recolhas e obras foram analisadas - e votadas em cada grupo - de acordo com as preferências e gostos dos alunos.

7 Fotografias legendadas
Elaboração de Pesquisas em livros variados e selecção dos textos que mais gostaram

8 Actividades realizadas
Actividade: Escrita de um texto a partir do seleccionado pelos grupos Participantes: Alunos, professores Convidados: Local: Escola EB1 de Alcaide Dia: 2, 3, 4 Breve descrição: Após a selecção de um texto, em comum acordo com todos os grupos, procedeu-se à criação de um novo texto - por cada grupo. A partir da história escolhida cada grupo introduziu novas personagens e deu largas à imaginação de forma a aumentar a história. No final foi feita a selecção dos melhores textos, a partir dos quais se formou um único que depois de trabalhado foi passado a computador e fotocopiado - para que cada aluno decorasse a sua parte do teatro.

9 Fotografias legendadas
Escrita de textos a partir do texto seleccionado

10 “O Inverno está à porta” (Texto Elaborado pelos Alunos)
Personagens: Vaca, ovelha, porco, papa formigas, lobo, lebre, pássaros, borboleta e narradores. Certo dia a vaca Vanda estava em pânico! ... Tinha chegado o Inverno à “Floresta Encantada” e ela não sabia onde se abrigar. Muito preocupada disse: Vaca - Não sei se sou capaz de construir uma cabana sozinha, talvez necessite da ajuda dos meus amigos. Narrador: Depois de caminhar muito encontrou o seu amigo lobo, e a vaca disse: Vaca – Boa tarde senhor lobo, desculpe incomodá-lo, mas preciso da sua ajuda para construir uma casa para me abrigar do Inverno. Pode ajudar-me? Cão – É obvio que sim dona vaca! Narrador: A dona vaca e o lobo fizeram uma surpresa contando aos seus amigos novidade. No dia seguinte puseram mãos à obra e começaram a construir a cabana. Então de súbito ocorreu um pequeno acidente... Borboleta – Ups! Acho que espetei um prego na minha asa.... Ovelha – Méee, méee.....Amigos a borboleta precisa da nossa ajuda. Porco- Crrrom, crrrom... o que é que aconteceu? Lebre- Foi a borboleta que se magoou ! Papa Formigas - Estou ao vosso dispor e quem precisa da minha ajuda? Urso – Oh! ... Senhor doutor precisamos mesmo da sua ajuda.... Pássaro – É a nossa amiga borboleta! Narrador: Felizmente tudo se resolveu às mil maravilhas... Ora com a ajuda de todos acabaram por construir uma cabana sólida e suficientemente grande para acolher todos os animais da “Floresta Encantada”. Lebre - Não foi fácil mas ficou bastante bonita. Não acham? Todos: Sim!!! Sim!!! Sim!!! Narrador: Responderam todos em coro. Narrador: E assim passaram o Inverno... Todos juntos na própria cabana construída com a ajuda de todos. Então todas as noites de Inverno acendiam uma bela fogueira e divertiam-se a fazer e a inventar jogos. O cozinheiro era o porco, ele fazia cá uns bons petiscos....Uhm... eram mesmo uma delicia! E assim passaram o Inverno protegidos do frio e muito animados... ALUNOS DA ESCOLA EB 1 DE ALCAIDE

11 Actividades realizadas
Actividade: Teatro de Fantoches e elaboração dos adereços necessários. Participantes: Alunos, Docentes, Auxiliar, Pais… Convidados: Responsável Pela BECRE Local: Eb1 de Alcaide Dia:10 de Março Breve descrição: Depois da criação de história e das respectivas personagens – foram decorados os textos e a dramatizado o Teatro de Fantoches – com os cenários e fantoches feitos pelos alunos sobe a orientação das docentes.

12 Fotografias legendadas
Não tenho mais

13 Elaboração dos fantoches
Trabalhos dos alunos Elaboração dos fantoches para o Teatro

14 Confecção das personagens da história
Trabalhos dos alunos Confecção das personagens da história

15 Outras fotografias Elaboração e decoração da caixa para arrumação dos fantoches construídos

16 Construção da cabana dos animais da floresta
Outras fotografias Construção da cabana dos animais da floresta

17 A nossa querida Inês Ventura também adora ouvir histórias!
Outras fotografias A nossa querida Inês Ventura também adora ouvir histórias!

18 Comentários finais Segundo as directrizes do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha, procuramos dinamizar as actividades programadas para esta semana da leitura, com os escassos apoios que nos foram facultados, em termos de recursos materiais. No entanto com à boa vontade dos alunos, professores, auxiliares e pais, foi possível desenvolver as actividades programadas com bastante sucesso e contando com a motivação dos alunos. Estas actividades proporcionaram experiências e actividades diversificadas e enriquecedoras – que despertaram um maior prazer pela leitura, escrita, partilha de ideias /sugestões e pela dramatização.

19 Sugestões Facultar atempadamente materiais necessários (ou verbas) à realização das actividades planificadas. Apetrechar as Escolas do 1º Ciclo com máquina fotográfica e outros materiais que possibilitem o registo dos trabalhos realizados pelos alunos. Reforçar a necessidade de existir uma maior preocupação em colocar nas escolas equipamentos informáticos que permitam garantir o cumprimento do que nos é solicitado.

20 Mensagens dos alunos ao PNL
Gostamos de pesquisar e ler histórias em grupo, Foi muito divertido trabalhar em grupo e participar nas actividades propostas. Gostamos de dar ideias e sugestões , as nossas opiniões eram muito importantes, Tivemos alguma dificuldade em escolher apenas uma história , pois gostamos de muitas, Gostamos de criar personagens e inventar as suas falas, Foi interessante fazer os cenários e os fantoches com a ajuda das professoras e da D. Fernanda, Adoramos representar a peça e os pais gostaram de ver.

21 Mensagens dos docentes ao PNL
“Disponibilização dos quites de leitura de forma atempada e com a entrega de um maior número de livros por cada obra” “Maior acompanhamento do Agrupamento na cedência de materiais para a realização das actividades: recursos materiais, e informáticos” “Apetrechar as escolas com meios que permitam o registo das actividades realizadas, para que estas possam ser divulgadas e devidamente apresentadas”

22 Mensagens das famílias ao PNL
“ Permitiu aos alunos a vivência de experiências enriquecedoras e divertidas” “Os fantoches estavam muito originais e engraçados” “Foi entusiasmante o facto de terem sido os alunos a criar o texto a dramatizar”

23 Outras mensagens ao PNL
A falta de atribuição de materiais em tempo útil. As manuais distribuídos serem em número insuficiente (só uma obra de cada), o que dificulta imenso trabalhar uma obra com a turma toda. Falta de verbas para enriquecer os trabalhos desenvolvidos. Só é possível a realização de actividades com a boa vontade dos docentes e pais que vão facultando algum do seu tempo, empenho e material.


Carregar ppt "Código estabelecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google