A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cerimonial e Protocolo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cerimonial e Protocolo"— Transcrição da apresentação:

1 Cerimonial e Protocolo
Prof.ª Fabiana Santos

2 Cerimonial e Protocolo
Histórico Para entendermos melhor a importância das normas protocolares, devemos examinar as suas origens. Nos tempos remotos, o homem já manifestava preocupação com o comportamento dos indivíduos em convívio com os seus semelhantes.

3 Cerimonial e Protocolo
Inscrições nas pedras feitas por tribos antigas revelam papéis que cada um desempenhava em cerimônias religiosas, casamentos e funerais. Acrescentamos que, muito antes da descoberta do fogo e da roda, os homens já se organizavam em clãs, em que havia uma hierarquia a ser respeitada. Geralmente, o homem mais idoso do clã tinha a precedência sobre os demais.

4 Cerimonial e Protocolo
Cerimônias e protocolos presente entre povos antigos: Egito: No Egito, existiam muitos rituais e protocolos que regiam a vida dos Faraós e da corte, presentes em nascimentos, coroações, guerras e mortes. Para tudo existia um deus específico e um ritual a cumprir.

5 Cerimonial e Protocolo
Como, por exemplo, a época do plantio e da colheita e a benção dada a uma criança ao nascer. O relacionamento com outros países, como revelam alguns documentos descobertos, era regulado pelas normas protocolares utilizadas na época, para que as pessoas pudessem viver bem e usufruir da natureza e de seu trabalho.

6 Cerimonial e Protocolo
Grécia e Roma Inúmeros exemplos de cerimonial e etiqueta podem ser identificados entre filósofos, pensadores e tribunos do império romano. Eles viviam em castas e o papel de cada um era definido de acordo com as normas e os protocolos. O não cumprimento dessas determinações resultava em castigos severos.

7 Cerimonial e Protocolo
Os cerimoniais também estavam incorporados ao cotidiano do povo: independentemente do nível social, todos os conheciam e praticavam. Os rapazes, por exemplo, ao passarem da fase da adolescência para a vida adulta, quando completavam 16 anos, realizavam a cerimônia da troca de bula para a toga, vestimenta utilizada pelo jovem da época.

8 Cerimonial e Protocolo
China Encontrou-se na China, com registro no século XII a.C., a primeira acerca de cerimonial e etiqueta, já com orientações sobre comportamento e filosofia. Elaborado por Chou Kung, é considerado o documento mais antigo sobre o tema.

9 Cerimonial e Protocolo
De fato, na China, o cerimonial fazia parte da formação do individuo, sem o peso religioso que se constatava no Egito, em Roma e na Grécia.

10 Cerimonial e Protocolo
Europa Na Idade Média, tanto nas cortes como nos feudos da Europa, havia a regra de comportamento nos palácios. Não se pode negar que a Igreja interferiu de maneira decisória na vida das pessoas, visto que a maioria dos cerimoniais da época eram baseados na liturgia, como coroações e saídas de cavaleiros para as batalhas.

11 Cerimonial e Protocolo
Já na França, durante o reinados dos Luíses, a etiqueta começou a ser apurada e expandiu-se para outros países da Europa. Neste período surgiu a heráldica, que consiste na formação de um fator de identidade, brasão ou escudo de armas para a identificação de famílias e clãs.

12 Cerimonial e Protocolo
Essa denominação deriva do termo heraldo ou arauto, que era o proclamador, anunciador daquela família quando se apresentava em cerimônias na corte. Seu brasão perpetuava a família por meio de atos honrosos.

13 Cerimonial e Protocolo
Brasil A corte de D. João VI, rei de Portugal, ao sair de Lisboa e ir para o Rio de Janeiro, encontrou um país de hábitos diferentes e teve de procurar manter seus costumes europeus, incorporando-os pouco a pouco aos costumes dos súditos brasileiros.

14 Cerimonial e Protocolo
Durante esse período, houve a contribuição d e D. João VI na consolidação das práticas cerimoniais. Após o retorno da família real para a Europa, seus sucessores D. Pedro I e D. Pedro II, continuaram a seguir o protocolo e a etiqueta que lhes foram legados.


Carregar ppt "Cerimonial e Protocolo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google