A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS."— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS

2 U NIEVANGÉLICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS Componentes do grupo: Davy Carlos Katllyn Seifarth Lázaro Junior Paulo Henrique Santos

3 INTRODUÇÃO Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes.

4 TIPOS DE ENGRENAGENS Esse é o exemplo de engrenagem mais comum, chamada de engrenagem cilíndrica de dentes retos, em inglês “spur gear”. O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designar a transmissão.

5

6 Esse tipo de engrenagem mostra uma transmissão por engrenagens cilíndricas de dentes retos. Trata-se apenas de um arranjo demonstrativo, mas serve para mostrar a forma como os dentes entram em contato. Quando as manivelas ao fundo giram, o elemento da direita transmite potência para o da esquerda.

7

8 Esse é um exemplo de redutor típico. Nele são utilizadas engrenagens cilíndricas de dentes inclinados (Helicoidais) Nota-se que o eixo de saída está a direita, no qual a rotação é menor porque os dois estágios do engrenamento consistem em pinhões e coroas em série, nessa ordem.

9

10 APLICAÇÃO NA ENGENHARIA A aplicação mais comum em engenharia mecânica é entre os motores, que trabalham em velocidades elevadas, e as cargas, que normalmente não necessitam da velocidade angular suprida pelos motores.

11 Com a possibilidade de controlar a velocidade nos motores em geral, a função de redução de velocidades deixou de ser tão importante. Um redutor, desprezadas as perdas no engrenamento, é capaz de prover à carga um torque tantas vezes maior que o do motor quanto for a relação de redução e isso é extremamente vantajoso.

12

13 NOMECLATURA A próxima figura mostra um par de dentes de uma engrenagem e as principais designações utilizadas em sua especificação e seu dimensionamento.

14

15 Existem basicamente duas formas de analisar a geometria de engrenagens, chamadas de sistemas de engrenagens: o sistema americano ou inglês, com diversas outras designações, e o sistema métrico.

16 A NÁLISE DE T ENSÕES EM D ENTES DE E NGRENAGENS Engrenagens podem falhar basicamente por dois tipos de solicitação: a que ocorre no contato, devido à tensão normal, e a que ocorre no pé do dente, devido a flexão causada pela carga transmitida. A fadiga no pé do dente causa a quebra do dente, o que não é comum em conjuntos de transmissão bem projetados. Geralmente, a falha que ocorre primeiro é a por fadiga de contato.

17 F ORÇAS T RANSMITIDAS NO E NGRENAMENTO A primeira definição necessária ao projeto de um sistema de redução é a carga que se deseja transmitir. Essa definição permite estimar a potência necessária para a fonte e, em muitos casos, a própria fonte. Engrenagens cilíndricas de dentes retos normalmente são empregadas com relações de redução de até 3 por par.

18 ISSO É TUDO PESSOAL!!!


Carregar ppt "ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google