A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Aula 01

2 Máquinas de Fluxo - História
As primeiras máquinas de fluxo desenvolvidas foram rodas de conchas (Noria) – datam de aproximadamente 1000 AC. - e bombas de parafusos (Archimedes’s screw pump) para elevação de água.

3 Great Laxey Wheel – Isle of Man
Whater Wheel - Norias of Hama Curiosidades:

4 Máquinas de Fluxo - História

5 Máquinas de Fluxo As máquinas de fluxo podem ser classificadas, de modo amplo, como máquinas de deslocamento positivo (volumétricas) ou como máquinas dinâmicas. Máquinas de deslocamento positivo: a transferência de energia é feita por variações de volume que ocorrem devido ao movimento da fronteira na qual o fluido está confinado. Exemplos: Dispositivos do tipo cilindro-pistão; Bombas de engrenagens.

6 Máquinas de Fluxo

7 Máquinas de deslocamento positivo: o fluido que atravessa a máquina é admitido em um espaço delimitado por partes mecânicas. Posteriormente esse fluido é forçado (ou liberado) a deixar esse espaço. Nessas máquinas o escoamento é sempre intermitente, embora, as vezes pareça ser contínuo.

8 Exemplo: Bomba de lóbulos

9 Exemplo: Bomba de Palhetas

10 Alternativas Rotativas Simplex Acionadas por vapor Duplo efeito Pistão
Duplex Acionadas por motores de combustão interna ou elétricos Simples Efeito Duplo efeito Simplex Duplex Triplex Multiplex Alternativas Diafragma Simples Efeito Duplo efeito Acionadas por fluido ou mecanicamente Simplex Multiplex Deslizantes Oscilantes Flexíveis Palhetas Pistão rotativo Elemento flexível Parafuso simples Um só rotor Rotativas Engrenagens Rotor lobular Pistões oscilatórios Parafusos Exteriores Interiores Rotores múltiplos Duplos Múltiplos

11 Bomba de pistão de duplo efeito: esquema de funcionamento.
Os termos: simplex, duplex... se referem à quantidade de êmbolos ou pistões utilizados na bomba.

12 Exemplo de bomba de pistões radiais:
Exemplo de bomba de pistões axiais:

13 Exemplo de uma bomba peristáltica:
Exemplo de uma bomba de cavidades progressivas:

14 Máquinas de Fluxo – Máquinas de Deslocamento Positivo
Características gerais das bombas alternativas: Líquidos muito viscosos e voláteis; Pressões muito altas; Vazão de baixa a moderada; Características gerais das bombas rotativas: Operam com pressões moderadas; Fornecem vazões quase constantes; Utilizadas no bombeamento de fluidos viscosos.

15 Máquinas de Fluxo – Máquinas de Deslocamento Positivo Vs Máquinas Dinâmicas

16 Máquinas de Fluxo – Máquinas Dinâmicas
Máquinas dinâmicas: direcionam o fluxo com lâminas ou pás, as quais são fixadas em um elemento rotativo (também são chamadas de turbomáquinas). Em contraste com as máquinas de deslocamento positivo, não há volume confinado em uma turbomáquina. Exemplos: Turbinas; Bombas centrífugas.

17 Máquinas de Fluxo – Máquinas Dinâmicas
Máquinas para extrair trabalho ou potência: as máquinas para extrair energia de um fluido na forma de trabalho (ou potência) são chamadas de turbinas.

18 Máquinas de Fluxo – Máquinas Dinâmicas
Máquinas para realizar trabalho sobre um fluido: as máquinas que adicionam energia a um fluido são denominadas bombas, quando o escoamento é líquido ou pastoso e, ventiladores, sopradores ou compressores em unidades que lidam com o ar ou vapor, dependendo da pressão.

19 Máquinas de Fluxo – Máquinas Dinâmicas

20 Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Aula 02


Carregar ppt "Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google