A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO"— Transcrição da apresentação:

0 Sacramentos 02 Baptismo

1 ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO
Os cristãos viram-nos: - na salvação do dilúvio de oito pessoas na arca de Noé; - na passagem do Mar Vermelho; - na passagem do Jordão; - no rito da circuncisão. “Todas as prefigurações da Antiga Aliança encontram a sua realização em Jesus Cristo” (CCE1223). (sangue e água do seu lado trespassado na Cruz)

2 Baptismo É a “porta da vida espiritual e a porta que dá
acesso aos outros sacramentos” = “o sacramento da regeneração pela água com a Palavra” (CCE 1213). Rito essencial = ablução por água e palavras. Ablução = tripla imersão, efusão ou infusão de modo que a água corra em contacto com a pele. Palavras = “N., eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Caso de necessidade: o que segundo a apreciação comum continua a ser água.

3 Baptismo OS PADRINHOS Um homem, uma mulher ou um homem e uma mulher.
Têm de ser católicos, estar confirmados, ter recebido a primeira comunhão, viver uma vida cristã e ter feito 16 anos.

4 Baptismo MINISTRO DO BAPTISMO
Solene (com todas as cerimónias prescritas): Bispo, sacerdote ou diácono. MAS reserva-se ao pároco a sua administração (qualquer outro: precisa da sua autorização para a licitude). Não solene (ex.: caso urgente com perigo de morte): qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer aquilo que a Igreja faz, mesmo que nem sequer seja cristão. Neste caso: rito essencial.

5 Baptismo SUJEITO Sujeito capaz de o receber: “todo e só o homem ainda não baptizado” (CIC 864) Adultos: intenção pelo menos habitual de o receber. Crianças e recém-nascidos: nenhuma condição especial.

6 Baptismo SUJEITO ADULTO VALIDADE: intenção de o receber, que pode
ser implícita. LICITUDE: Conhecer as principais verdades da fé (existência de Deus, remunerador, que encarnou, Trindade); Conhecer as principais obrigações cristãs; Ter dor dos seus pecados; Catecumenato. 1 2 3 4 Caso dos baptizados fora da Igreja católica: - Não voltar a baptizá-los; - Se houver sérias dúvidas acerca da validade do seu baptismo, baptizar condicionalmente.

7 Baptismo SUJEITO CRIANÇA
CIC 867: os pais católicos “têm obrigação de procurar que as crianças sejam baptizadas dentro das primeiras semanas”. Não o administrar aos filhos de pais que não dêem o seu consentimento ou se não houver esperança de educação na fé. Em perigo de morte, baptizar, apesar da oposição dos seus pais. Fetos abortivos e não nascidos que se prevê que não vão nascer vivos: devem ser baptizados e, se houver dúvida de vida, fazê-lo condicionalmente.

8 Baptismo EFEITOS Regenera para a vida nova, pela qual o homem se torna filho de Deus: confere a graça santificante, acompanhada das virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo. 1 Perdoa todos os pecados: original e actuais (arrepender-se). Permanece a inclinação para o pecado (concupiscência). 2 Perdoa toda a pena devida pelos pecados: também temporal. 3 Imprime o carácter, que nos assemelha a Cristo e dá a capacidade de receber os outros sacramentos. Inapagável.. 4 Dá a graça sacramental: direito a especiais ajudas para exercitar a fé, viver uma vida cristã e receber bem os restantes sacramentos.. 5 Incorpora à Igreja (Corpo de Cristo), constitui um vínculo sacramental de unidade dos cristãos. 6

9 Baptismo NECESSIDADE = Necessidade de meio, para a salvação eterna.
Quanto à infusão da graça e ao perdão dos pecados (não quanto ao carácter), o baptismo de água pode ser suprido por: - baptismo de sangue (martírio) - baptismo de desejo (acto de amor de Deus unido ao desejo, pelo menos implícito, do baptismo).

10 Baptismo NECESSIDADE “Quanto às crianças que morrem sem Baptismo, a
Igreja não pode senão confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito do respectivo funeral. De facto, a grande misericórdia de Deus, «que quer que todos os homens se salvem», e a ternura de Jesus para com as crianças, que O levou a dizer: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis», permitem-nos esperar que haja um caminho de salvação para as crianças que morrem sem baptismo. Por isso, é mais premente ainda o apelo da Igreja a que não se impeçam as crianças de virem a Cristo, pelo dom do santo Baptismo” (CCE 1261).

11 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 11


Carregar ppt "ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google