A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle de produtos produzidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle de produtos produzidos"— Transcrição da apresentação:

1 Controle de produtos produzidos

2 Objetivo O presente texto explica como controlar os produtos que são produzidos no estabelecimento. É realizada uma ficha técnica para descrever as matérias primas que serão utilizadas na produção dos produtos pelo próprio estabelecimento. Por exemplo, em bares e restaurantes significa a composição de uma porção ou receita para a elaboração de um prato comercializado no estabelecimento. A vantagem de utilizar esse cadastro é que o estoque das matérias primas utilizadas na produção das receitas (porções) serão baixados automaticamente do sistema. Dessa forma, é possível obter o controle dos produtos (matérias primas) em estoque.

3 Controle de produtos produzidos
Primeiramente é preciso cadastrar todas as matérias primas, ou seja, os produtos que serão utilizados no produto produzido (chamaremos de kit). No exemplo a seguir serão cadastrados os produtos farinha de trigo, leite, ovos, sal e carne moída para compor o kit panqueca de carne para um estabelecimento do segmento de bar/restaurante. Para cadastrar os produtos (matéria prima), na tela Cadastro de Produto, é necessário informar os campos que possuem asterisco (*), pois o preenchimento é obrigatório. Alguns campos são importantes para o cadastro desse tipo de produto.

4 Resumidamente, para cadastrar o kit, será necessário:
Cadastrar os produtos (matéria-prima) que farão parte do kit na tela cadastro de produto do módulo Compras. Cadastrar o kit e informar os produtos cadastrados anteriormente.

5 Cadastro de matéria-prima
Abra o Módulo Compras, menu Estoque, submenu Produto e clique para abrir a tela Cadastro de Produto

6 Se necessário informe o peso e a quantidade de produtos na embalagem.
Informe todos os campos que possuem asterisco. É importante informar o preço de custo, pois será utilizado para formar o custo do kit. Informe R$0,01 no preço de venda.Ele não será utilizado no preço do kit. Selecione Se necessário informe o peso e a quantidade de produtos na embalagem.

7 Itens importantes no preenchimento do cadastro de produto:
Descrição: nome do produto Grupo: deve ser selecionado para o produto descrito e deve estar previamente cadastrado. Taxa tributária: impostos de icms de cada produto que serão informados no cupom fiscal. Unidade: unidade de medida que geralmente é descrita na embalagem do produto. Exemplo: kg, g, un, m, entre outras.

8 5) Preço de custo: formará o custo do produto final, ou seja, do kit.
6) Preço de venda: informe R$ 0,01, pois não será utilizado no preço de venda. 7) Data de vigência: data de cadastro ou alterações no cadastro do produto. 8) Qt emb.: se necessário, informe a quantidade de produtos na embalagem. 9) Peso (kg): peso descrito na embalagem que corresponde ao custo informado. 10) Tipo de produto: Selecione a opção Matéria-prima.

9 Cadastro do produto (matéria-prima) farinha de trigo:

10 Clique em Sim para confirmar que o preço de custo é menor que o preço de venda.

11 Cadastro do produto (matéria-prima) leite:

12 Cadastro do produto (matéria-prima) ovo:

13 Cadastro do produto (matéria-prima) óleo:

14 Cadastro do produto (matéria-prima) sal:

15 Cadastro do produto (matéria-prima) carne moída:

16 Cadastro do produto final produzido (kit)
Informe o preço de venda do prato. No campo tipo de produto selecione a opção Revenda.

17 Ficha técnica do produto produzido
Abra o Módulo Compras, menu Estoque, submenu Produto e clique para abrir a tela Cadastro de Kit.

18 Informe o produto cadastrado.
Selecione o depósito (estoque) caso haja mais do que um. Selecione a matéria prima e a quantidade. Note que 0,3 corresponde a 0,300 kg (equivale a 300 g) e que no cadastro do produto farinha de trigo foi utilizada a unidade de medida Kg.

19 Pressione Enter até que o produto apareça na grade da tela.

20 Inclua cada produto (matéria-prima) que fará parte do kit.
Marque a opção Atualizar Preço de Custo do Produto para que o preço seja calculado automaticamente. Note que as quantidades são informadas obedecendo a unidade cadastrada para o produto. Exemplo: a farinha foi cadastrada em Kg e a quantidade informada é 300 g, ou seja, 0,300 kg.

21 Observe no cadastro da panqueca (tela Cadastro de Produto) que o preço de custo foi atualizado.

22 Exercícios Exemplo: Bar/Restaurante
1) Cadastre o produto tábua de frios (que será o kit). 2) Cadastre 5 produtos que irão compor a tábua de frios. Lembre-se de selecionar a opção matéria-prima. 3) Cadastre o kit tábua de frios e inclua os cinco produtos cadastrados anteriormente. 4) Visualize o preço de custo formado para a tábua de frios.

23 Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com
Dúvidas? Acesse o site e conecte-se ao suporte on-line.


Carregar ppt "Controle de produtos produzidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google