A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Independência das 13 Colônias Inglesas na América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Independência das 13 Colônias Inglesas na América"— Transcrição da apresentação:

1 Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Professor Romildo Tavares

2 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Colônias do Norte e do Centro se beneficiaram com o processo de negligência salutar. A falta de uma fiscalização intensa sobre o pacto colonial garantiu o desenvolvimento da indústria manufatureira e da navegação comercial

3 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Colônias do Sul optaram pelo plantation: monocultura, escravismo, exportadora e latifundiária = venda para a Inglaterra. O que justifica a resistência ao processo emancipatório da colônia.

4 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Guerra dos Sete anos. França e Inglaterra disputavam a posse do Canadá (atual) e de outros territórios coloniais (na África e na Índia). Colonos do Norte participam do conflito ao lado dos ingleses.

5 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Apesar de vitoriosa, a Inglaterra passou por sérias dificuldades financeiras, e resolveu cobrar alguns impostos aos colonos, gerando uma insatisfação entre os colonos.

6 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Lei do Açúcar (1764): taxas sobre derivados da cana de açúcar (açúcar, rum e melaço). Lei do Selo (1765): Taxa sobre todos os importados (jornais, bíblias, baralhos, documentos em geral. Lei do Chá (1773) Taxa sobre o chá importado da Índia e muito consumido na América entre os colonos.

7 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América

8 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Após manifestações dos colonos (festa do Chá de Boston – Boston Tea Party), o governo da Inglaterra fechou o porto de Boston e ocupou militarmente a região, exigindo indenizações da colônia. Diante dessas medidas, e das ideias iluministas que circulavam na colônia, os representantes das colônias se reuniram no 1º Congresso da Filadélfia.

9 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América

10 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
1º Congresso Continental da Filadélfia (1774) – repúdio às leis Intoleráveis. 2º Congresso Continental da Filadélfia (1776) – assinatura da Declaração de Independência dos Estado Unidos.

11 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
(4 de julho, escrita por Thomas Jefferson.) “Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.”

12 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Guerra de Independência: A guerra entre EUA e Inglaterra ocorreu entre 1776 e 1781. O comandante das tropas norte americanas foi o fazendeiro George Washington. Com o apoio militar da França e da Espanha, os norte americanos conseguiram, finalmente, a sua independência.

13 Processo de Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Tratado de Versalhes (1783) – Reconhecimento inglês da independência das Treze Colônias, que receberam também as terras entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississipi e os montes Apalaches. Senegal (África), Santa Lúcia e Tobago (Caribe) voltaram ao comando francês, Flórida (América) e Minorca (Europa) voltaram ás mãos espanholas.

14 Constituição dos Estados Unidos da América 1787
Governo republicano, Tripartição do poder, Eleição dos governantes (voto restrito aos homens) Liberdade (foi mantida a escravidão)

15 Consequências da Revolução (Independência dos EUA)
Influenciou na Revolução Francesa Influenciou outras colônias na América a buscarem seus processos emancipacionistas.


Carregar ppt "Independência das 13 Colônias Inglesas na América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google