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Construindo um mundo melhor
Lourdinha e Gov. Beninho Dalto Governador 2006/2007 Distrito 4480
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Uma nova luz para a alfabetização
CLE – Concentrated Language Encounter Abordagem Lingüística Concentrada Uma nova luz para a alfabetização Jório Coelho Gov. 91/92 – Distrito 4580 Skype: joriocoelho45
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Realidade brasileira
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Realidade brasileira
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Realidade brasileira
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Como encarar Realidade a Brasileira?
A escala de desempenho do Saeb em Leitura é descrita de 0 a 375 pontos. Um patamar de mais de 200 pontos de proficiência, para a 4ª série nesse foco, pode ser considerado próximo ao adequado, pois nesse ponto os alunos consolidaram habilidades de leitura e caminham para um desenvolvimento que lhes possibilitarão seguir em seus estudos com bom aproveitamento. INEP/MEC/2003
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Realidade:Brasileira e Paulista
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – INEP/MEC
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Realidade: IDEB Paulista
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Fonte: Prof. Dr. Naércio Menezes Filho (USP-SP)
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Conseqüências: Estado de São Paulo
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Realidade brasileira
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Realidade brasileira
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Realidade brasileira Escolas latino-americanas
perdem um aluno a cada 28 segundos A taxa de evasão escolar no Brasil é maior que a média da América Latina. Brasil: 31,4 jovens largam a escola a cada uma hora. Folha Online 23/06/2006
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Uma solução para os problemas apresentados
CLE – Concentrated Language Encounter Abordagem Lingüística Concentrada Uma solução para os problemas apresentados
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Processo de Aprendizagem Sobre a metodologia CLE:
tem, como foco, a interação professor - aluno, aluno - aluno para desenvolver as quatro habilidades lingüísticas: ouvir, falar, ler e escrever; concentra-se, durante o estágio inicial, no desenvolvimento do prazer pela leitura e pela escrita; valoriza o conhecimento prévio dos alunos e toda e qualquer contribuição que possam dar para o desenvolvimento das atividades;
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Processo de Aprendizagem Sobre a metodologia CLE:
é, por natureza, interdisciplinar; proporciona flexibilidade ao professor na escolha de conteúdos a serem trabalhados e na condução das atividades dentro e fora da sala de aula; promove e valoriza a criatividade dos alunos e dos professores; desenvolve a independência e a autoconfiança dos alunos; busca o desenvolvimento do aluno como ser humano.
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CLE - Níveis de Alfabetização
3. Alfabetização Digital 2. Alfabetização Funcional 1. Alfabetização Básica
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CLE – Objetivo do Programa
Nível 1 - Iniciantes Levar os alunos a adquirir o gosto pela leitura e escrita de textos simples de vários tipos Nível 2 – Séries Intermediárias Ampliar a gama de textos que os alunos são capazes de ler e escrever
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CLE – Objetivo do Programa
Nível 3 – Últimas Séries do Ensino Fundamental Desenvolver todas as habilidades relativas à alfabetização, de que o aluno vai precisar ao final do Ensino Fundamental e os hábitos de aprendizagem necessários no Ensino Médio
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CLE – Concentrated Language Encounter
Abordagem Lingüística Concentrada O CLE é um programa de combate ao analfabetismo que tem por base o princípio que, a alfabetização é, essencialmente, tornar-se capaz de ler e escrever diversos textos e utilizá-los de maneira eficaz
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Por que usar as técnicas CLE Concentrated Language Encounter (Abordagem Lingüística Concentrada)
Segundo Richard Walker, Saowalak Rattanavich e John Oller, Jr., autores de Teaching All The Children to Read, livro que apresenta a metodologia CLE de ensino, acreditam que: os altos índices de fracasso escolar se devem mais ao que ocorre na sala de aula do que à origem dos alunos e/ou à falta de contato prévio com a leitura e a escrita.
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Tempo de Apredizagem pelo CLE
Em poucos anos a Tailândia erradicou o analfabetismo: Em 1984 o país tinha 93% de analfabetos Em 1997 o índice de analfabetos baixou para 7% A população tailandesa em 95 era de 60 milhões de habitantes Cerca de 50 milhões de alfabetizados – 13 anos
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CLE x Classe Tradicional
Testes CLE TRADICIONAL Teste Cloze de leitura 9, ,28 Tarefa escrita 13, ,79 Ditado 30, ,85
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Tempo de Apredizagem pelo CLE
1991/2000 o Brasil alfabetizou ,5 milhão de pessoas/ano IBGE - Censo 2000 1984/1997 a Tailândia alfabetizou 3,8 milhões de pessoas/ano Obs: Os tailandeses foram alfabetizados em inglês e Tailandês
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Realidade brasileira
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Realidade brasileira
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Interações do Projeto RI / F. Tarefa Projeto Administrador:
Clubes / Distritos Suporte Técnico/ Consultoria: UFOP – RC Ouro Preto Escola/ Professores Admin. Municipal Estadual Federal
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Paradigma Um exemplo que serve como modelo; padrão
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Rotarianos fazem a diferença Abrindo oportunidades para a educação
Muito Obrigado
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