A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discentes: Aline Feitosa Silva Wladimir Sanches

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discentes: Aline Feitosa Silva Wladimir Sanches"— Transcrição da apresentação:

1 “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”
Discentes: Aline Feitosa Silva Wladimir Sanches Orientadora: Profª Me. Teresa C. C. Gorayeb dezembro/2010

2 Sumário ● Introdução Justificativa Objetivos Geral e Específico
● Fundamentação Teórica ● Metodologia ● Resultados e Discussões ● Conclusão “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

3 Introdução ● A produção de leite está distribuída por todo o país e a heterogeneidade do processo produtivo é marcante. ● Os produtores especializados investem em tecnologia, usufruem das economias de escala e diferenciam seu produto, recebendo mais pelo volume produzido e pela qualidade alcançada. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

4 Introdução ● O leite é considerado o alimento mais perfeito da natureza. ● Apresenta uma composição rica em proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos e sais minerais (principalmente cálcio) sendo uma fonte essencial à saúde. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

5 A DEPRECIAÇÃO DO LEITE $$$ O valor do leite é depreciado!
Leite manipulado sem higiene Bactérias Patogênicas $$$ O valor do leite é depreciado! Ingestão Humana de Leite Impuro Cólera Tuberculose Listeriose Febre Paratifóide Heeschen(1997)

6 Introdução ● Reformas na Legislação brasileira
● Qualidade e Segurança dos Alimentos ● Reformas na Legislação brasileira ● Para se manterem no Mercado produtores rurais precisam se adequar “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

7 Introdução ● Boas Práticas Agropecuárias(BPA) e Boas Práticas de Fabricação(BPF). ● Com todos estes programas de melhorias da qualidade do leite, é importante verificar: como os produtores da região de São José do Rio Preto têm se posicionado frente às exigências estabelecidas em 2005 pela Instrução Normativa 51? “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

8 Justificativa ● Objetivo: leite de boa qualidade
• Instrução Normativa 51( MAPA) + BPA A qualidade total de um leite é definida pelos seguintes critérios: constituição físico-química, extrato seco total, extrato seco desengordurado, gordura, água, densidade, acidez do leite, prova do álcool-alizarol, teste de redutase do azul de metileno (TRAM) e contagem total de bactérias. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

9 Objetivo Geral ● Verificar o índice de conformidade no uso da ordenha mecânica em propriedades de leite da região de São José do Rio Preto e identificar por meio da avaliação da implementação das BPA´s, quais tem sido as barreiras existentes em sua utilização. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

10 Objetivos Específicos
● Delinear a realidade e o perfil da produção leiteira da região. ● Fornecer aos produtores informações relevantes para que esses possam estabelecer ações corretivas no alcance da melhoria contínua. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

11 Fundamentação Teórica - O Leite
● O leite é um líquido branco, opaco, duas vezes mais viscoso que a água, de sabor ligeiramente açucarado e de odor pouco acentuado. (Veisseyre, 1988). “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

12 Fundamentação Teórica
“Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

13 Características da Qualidade
“Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

14 Manejo da Ordenha ● Principal atividade da fazenda
Trabalho contínuo e monótono Coleta do leite Saúde do úbere Qualidade do leite Observação dos animais ● Ordenhador: Importância; Dependência Mão de Obra (problema) “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

15 Aspectos da Ordenha ● Ambiente calmo e agradável ● Livre de estresse
● Tratamento especial aos animais ● Ordenha rápida e completa Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

16 Tipos de Ordenha Manual
Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

17 Tipos de Ordenha Mecânica (linha alta)
“Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

18 Tipos de Ordenha Mecânica (Tandem)
Maior rendimento (animais/hora) que espinha de peixe Maior distância para ordenhador Mais cara que espinha de peixe Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

19 Tipos de Ordenha Mecânica (espinha de peixe) Mais comum
Podem ter saída rápida da sala Vacas lentas atrasam ordenha Alto índice de rendimento Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

20 Tipos de Ordenha Mecânica (paralela) Alta eficiência
Construções menores Alinhamento das teteiras diferente Mais rápidas que EP Menor número de ordenhadores Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

21 Tipos de Ordenha Mecânica (carrossel) Poucos ordenhadores
Grandes Rebanhos Alto custo de investimento e manutenção Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

22 Seqüência da Ordenha 1 – Limpar lateral do teto
2 – Limpar ponta do teto 3 – Retirar primeiros jatos de leite 4 – Pré-dipping 5 – Esperar 15 a 30 segundos 6 – Secar tetos 7 – Colocar e alinhar teteiras 8 – Pós-dipping Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

23 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

24 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

25 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

26 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

27 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

28 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

29 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

30 Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

31 Fluxograma da ordenha Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

32 Mastite ● A mastite é definida como uma inflamação da glândula mamária, a qual freqüentemente tem origem bacteriana. ● Mais de 80 diferentes espécies de microorganismos foram identificadas como agentes causadores de mastite bovina. ● As medidas preventivas são formas de controle da mastite e requerem manejo minucioso por parte do proprietário, envolvendo conforto animal, manutenção do ambiente limpo e seco, práticas corretas de ordenha e manutenção e higienização do equipamento de ordenha (DIAS, 2007) “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

33 Metodologia Coleta de dados Desenvolvimento Tipo do trabalho
Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

34 Resultados e Discussões
Figura 5 : Sistema Agroindustrial do leite na região de São José do Rio Preto–SP Figura 5 : Sistema Agroindustrial do leite na região de São José do Rio Preto–SP Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

35 Resultados e Discussões
A ausência dos exames periódicos obrigatórios de brucelose e tuberculose demonstrando assim a falta de controle de vacinação dos animais.. Higienização Treinamento Afixação dos procedimentos corretos de manipulação. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

36 Resultados e Discussões
Não há lixos acumulados Os acessos às salas de ordenha são independentes e diretos. G e I alcançaram índices insatisfatórios com 50% e 45%, respectivamente inadequação em piso, ralos, canaletas, paredes, luminárias, que não se apresentaram limpas; paredes e divisórias inexistentes. A ventilação do ambiente de ordenha demonstrou ser inadequada. Cruzamento entre água potável e não-potável. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

37 Resultados e Discussões
B, E, F, G, I e J apenas 67% de conformidade deficiência no destino dos resíduos da lavagem dos currais e salas de ordenha. A propriedade I atingiu apenas 67% de conformidades. inadequadas de armazenagem dos insumos usados para o preparo no fornecimento de rações que se apresentavam em sacas abertas, espalhados e com grande incidência de moscas. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

38 Resultados e Discussões
Irregularidades nos acompanhamentos veterinários, incorreta periodicidade de vacinações. Inexistência cuidados como pediluvio. Condução inadequada à sala de ordenha. Ocorrência do teste da mastite e o procedimento adotado no caso da positividade deste. A correta realização do dipping e do pós-dipping; a ocorrência de lavagem e desinfecção das tetas e ainda, o local no qual as fêmeas são mantidas pós-ordenha. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

39 Resultados e Discussões
Inexistência de meios de controle para garantir que o leite chegará ao seu destino em boas condições de temperatura bem como de planilhas de controle Metade das propriedades que utilizam ordenhas mecânicas possui índices de conformidades menores que 75%. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

40 Resultados e Discussões
Observou-se pela superfície de resposta que as propriedades com menores índices são as G e I. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

41 Conclusão ● Notou-se que a metade das propriedades que utilizaram ordenhas mecânicas alcançaram índices de conformidades menores que 75%. ● Verificou-se a necessidade de um maior controle da qualidade do leite que é produzido pelas propriedades que utilizam a ordenha mecânica no SAI da região de São José do Rio Preto, uma vez que de forma geral essas propriedades apresentaram falhas evidentes na produção primária do Leite. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

42 Conclusão ● A utilização da lista de verificação embasada na Instrução Normativa 51 e nas Boas Práticas Agropecuárias se apresentou como ferramenta válida. ● Assim, comprova-se a importância deste estudo, pois este contribui para a tomada de decisão pelos responsáveis das propriedades e pelos órgãos responsáveis pela pecuária leiteira, sendo útil para identificar e sanar suas deficiências. “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

43 Conclusão ● Sabe-se que cada produtor tem grande desejo de melhorar continuamente a qualidade de seu produto, a fim de garantir que o mercado lhe pague um preço melhor, além de dispor de maior visibilidade perante os laticínios e demais compradores de sua matéria-prima. ● Portanto, é natural que cada proprietário se preocupe em acompanhar o desempenho da produção em sua fazenda, em relação às demais, para que possa ter uma maior competitividade. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

44 Conclusão ● Neste sentido sugere-se para trabalhos futuros, que a efetiva aplicação das Boas Práticas Agropecuárias seja realizada nas propriedades rurais da região de São José do Rio Preto, e seja feito o acompanhamento gradual das melhorias contínuas, necessárias em cada uma delas, a fim de consolidar a qualidade total do leite ofertado pelo SAI. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

45 Referências Bibliográficas
VEISSEYRE, R. Lactologia técnica: composición, recogida, tratamiento y transformación de la leche. 2o ed. Zaragoza: Acribia, p. BELIK, W. Segurança alimentar: a contribuição das universidades. São Paulo: Instituto Ethos, p. GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais/ coordenador Mário Otávio Batalha – 3. ed. – 2. reimp. – São Paulo: Atlas, 2008. TOLEDO, J.C., Conceitos básicos de qualidade de produto, São Carlos : Departamento de Engenharia de Produção, p. apostila.transformación de la leche. 2o ed. Zaragoza: Acribia, p. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

46 Referências Bibliográficas
SOUSA, M. C. M. Gestor da Cooperativa do Leite Luanda. Entrevista concedida em: abr/2008. CRUZ, J.; WALDIR, J. Desse estábulo se tira leite limpo. Ver Globo Rural, v.1(8): 39-44, São Paulo, 1986. Embrapa – Leite e Derivados - Disponível em acesso em 12 de novembro de 2010. DIAS, R. V. C.. Principais métodos de diagnósticos e controle da mastite bovina. Acta Veterinária Brasílica. Mossoró, RN, v. 1, n. 1, 2007, 23–27 p. Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

47 Referências Bibliográficas
HEAD, H. H. Manejo de animais em sistemas de estabulação livre visando maximizar conforto e produção. In: Congresso Brasileiro de Gado Leiteiro,2., 1996, Piracicaba. Anais.Piracicaba: FEALQ, 1996.p Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

48 Nosso Muito Obrigado !!! Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”

49 “Boas Práticas Agropecuárias em Ordenha Mecânica na região de São José do Rio Preto / SP”
Discentes: Aline Feitosa Silva Wladimir Sanches Orientadora: Profª Me. Teresa C. C. Gorayeb dezembro/2010


Carregar ppt "Discentes: Aline Feitosa Silva Wladimir Sanches"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google