Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSabina Padilha Barateiro Alterado mais de 6 anos atrás
1
Tipos de serviços e direção da comunicação
Aula 03 Tipos de serviços e direção da comunicação
2
Tipos de serviços Quanto à Conexão Quanto à confiabilidade Orientados
Não orientados Quanto à confiabilidade Confiáveis (Confirmados) Não confiáveis (Não confirmados)
3
Tipos de serviços Quanto à Conexão Orientados
Baseia-se no sistema telefônico Conhecidos como circuitos A transmissão do dado útil só começa quando é feita o protocolo inicial de negociação (handshake)
4
Quanto à Conexão Não-orientados Baseados no sistema postal
Conhecidos como serviço de datagrama Cada msg possui o endereço completo de destino, pois as msg são roteadas independentemente das outras, podendo seguir rotas distintas e chegarem fora de ordem
5
Quanto à confiabilidade
Confiáveis (Confirmados) O receptor confirma o recebimento de cada msg Esse processo introduz sobrecarga e retardos (overhead e delays) Não-confiáveis (Não-confirmados) Não há confirmação Sem isso, tendem a ser mais rápidos Utilizados em aplicações que rodam em tempo real
6
Atenção Orientação à conexão e confiabilidade são características INDEPENDENTES ex.: VOIP - Orientado à conexão e não confiável TCP - Orientado à conexão e confiável UDP - Não Orientado à conexão e não confiável
7
Direção da comunicação
SIMPLEX - Unidirecional - O fluxo de comunicação só existe em um sentido Ex.: Meios de comunicação de difusão (rádio AM/FM, TV aberta) HALF DUPLEX - Bidirecional não simultânea (Walkie talkie, rádio amador) FULL DUPLEX - Bidirecional simultânea (Telefonia fixa e móvel)
8
Direção da comunicação
Simplex – Transmissões somente em uma direção. Por exemplo, um alto falante. Half Duplex – Transmissões em ambas as direções porém alternadamente. Por exemplo, um Walk Talk. Full Duplex – Transmissões em ambas as direções simultaneamente, Por exemplo, linhas telefônicas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.