A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Andréia Cabral Colares Coordenadora

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Andréia Cabral Colares Coordenadora"— Transcrição da apresentação:

1 Andréia Cabral Colares Coordenadora
NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Andréia Cabral Colares Coordenadora Carla Balestro Silva Fabiana Vicentini Grillo Janete Vieira Joana Justino Magno Souza Grillo Márcio Bender Machado Samir Ferreira

2 Atividades do NAPNE 2008 Conhecer para Incluir
O NAPNE, através de ações afirmativas, busca o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades, articulando programas que promovam a inclusão social e escolar de Pessoas com Deficiência. Conhecer para Incluir Diagnóstico da realidade local; Contatamos escolas e instituições de Charqueadas; Identificamos quais as reais necessidades especiais de aprendizagem.

3 Atividades do NAPNE 2008 Formação Permanente
Sensibilizamos a comunidade; Apresentamos e debatemos a legislação nos aspectos ético-político- educacionais e normatização da inclusão;(Encontros de formação semanais do NAPNE );

4 Atividades do NAPNE 2008 Ações para a inclusão
Implantação de infra-estrutura adequada e formação humana qualificada; Trabalhamos pela a inclusão de pessoas com deficiência em turmas regulares dos cursos oferecidos pela Instituição (Através da pesquisa identificou-se quem são estes sujeitos para o planejamento de ações que visem a sua inclusão); Buscamos orientação profissional para as pessoas com deficiência objetivando sua inserção no mercado de trabalho ;(Realização do seminário “A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho” no dia 10/07/08 com a presença de auditoras da Delegacia Regional do Trabalho, representantes dos NAPNEs dos Campi de Pelotas e Sapucaia do Sul, direção, professores, técnico-administrativos e integrantes do NAPNE do Campus Charqueadas).

5 Atividades do NAPNE 2009 Incluímos através do Processo Seletivo-PROEJA (Desenho da Construção Civil) e Curso Técnico Subsequente( Técnico em Secretaria Escolar) dois alunos com deficiência física; Mobilizamos alunos dos cursos de Mecatrônica e Informática para a realização de projetos em tecnologias assistivas; Realizamos uma visita técnica com docentes e alunos ao NAPNE do IFRS- Campus Bento Gonçalves para conhecerem o trabalho desenvolvido pelo núcleo; Viabilizamos através do Departamento de Administração a acessibilidade arquitetônica do campus, através da construção de rampas e banheiro adaptado;

6 Atividades do NAPNE 2009 Participamos do Seminário “Aprendizagem e Qualificação das Pessoas com Deficiência”, organizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Ministério do Trabalho e Emprego, na PUCRS; Participamos do planejamento e execução do “I Ciclo de Formação - Compartilhando experiências” tendo a participação dos Servidores docentes e administrativos do Campus Charqueadas.

7 Outras Ações Participação no Grupo de Apoio Local à Inclusão (GAL) que discute as políticas de inclusão no município de Charqueadas (Prefeitura, SENAI, APAE, Associação de deficientes e empresas); Participação no Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Participação nas reuniões de trabalho do grupo TEC NEP; Reunião na Delegacia Regional do Trabalho-Porto Alegre para tratar sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho; Visita à Padaria Cidadã (Charqueadas) que oferece curso de padeiro a pessoas com deficiência; Apresentação do pôster “Conhecer para Incluir-Um retrato das Pessoas com Necessidades Especiais do município de Charqueadas” na II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul; Apresentação dos objetivos e ações do NAPNE na mesa redonda realizada na II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.

8 Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos
com motivação de inclusão Desenvolvimento de projetos eletrônicos do curso de mecatrônica. Busca desenvolver a autonomia, motivação e interdisciplinaridade; Contextualiza o conhecimento a realidade do aluno; Estimula projetos ligados a inclusão e ao meio ambiente.

9 Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos
com motivação de inclusão Objetivo Desenvolver a consciência nos alunos sobre inclusão; Trazer a realidade das pessoas ao cotidiano dos alunos; Aumentar a motivação dos alunos perante a questão de acessibilidade.

10 Alcance dos projetos Feiras e mostras de ciências, ex.: Mostratec Novo Hamburgo; Mostras de projetos a outros alunos do Instituto.

11 Exemplos de projetos Forno adaptado
Sinalizador para pessoas com deficiência visual

12 Conclusões Vivência plena dos alunos participantes com as questões de inclusão; Aumento da conscientização dos alunos do campus perante a inclusão; Busca dos alunos para cooperação com grupos de pessoas com alguma deficiência; Formação de pessoas mais conscientes para o mercado de trabalho e para a vida.

13 Acessibilidade na WEB Trabalho que emergiu na disciplina de Programação para a Internet, a partir do projeto semestral. A proposta: desenvolvimento de um portal informacional sobre o tema, disponibilizado para a comunidade em geral. Além da proposta: levantamento de requisitos e proposições de alterações no sistema Q-Acadêmico, para adequação às normas de acessibilidade.

14 Acessibilidade na WEB

15 Depoimentos “... Pensando no fato de que hoje em dia esta tão difícil o acesso de pessoas deficientes á aparelhos apropriados para elas, é muito satisfatório poder de alguma maneira ajudar nisso, ou ao menos tentar. ” “... É muito gratificante poder ajudar na melhora da qualidade de vida de qualquer cidadão, e essa gratificação se duplica quando a melhora trata-se da qualidade de vida de pessoas que sofrem preconceitos e “não são enxergadas” por boa parte da população.” Alunos do curso de nível médio de mecatrônica

16


Carregar ppt "Andréia Cabral Colares Coordenadora"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google