A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instruções metodológicas para a elaboração de um artigo científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instruções metodológicas para a elaboração de um artigo científico"— Transcrição da apresentação:

1 Instruções metodológicas para a elaboração de um artigo científico
Prof. Ms. Luiz Felippe Matta Ramos

2 Estrutura corporal do artigo
1 – Introdução: trata da apresentação geral do assunto do tema. 2 – Desenvolvimento: equivale ao tratamento do assunto propriamente dito. 3 – Conclusão: Qual o posicionamento ao qual vocês (o grupo) chegaram após a pesquisa realizada? 4 – Referências bibliográficas: devem atender às normas da ABNT.

3 A elaboração de um artigo científico
Regra de ouro Um artigo bem feito precisa apresentar duas características, ou seja: coesão e coerência. Qual a diferença? COESÃO = É a condição de inteireza do trabalho. Ele deve possui começo, meio e fim. COERÊNCIA = É a condição de um trabalho que faz sentido entre o tema e o assunto tratado.

4 A elaboração de um artigo científico
1 – Introdução Esta parte é extremamente importante e equivale ao primeiro contato do leitor com o tema. Normalmente se faz uma apresentação geral do assunto que pode ser complementada como histórico do tema ou da empresa em questão. Recomenda-se que a introdução seja redigida ao final do artigo, uma vez que o grupo já terá uma noção completa do que foi tratado e assim poderá introduzir (= apresentar) o problema ao seu público leitor. Fig. 1 Extensão da introdução: em média 10% de todo o artigo.

5 A elaboração de um artigo científico
2 – Desenvolvimento Em quantos tópicos o grupo pretende apresentar o desenvolvimento? Geralmente entre 2 a 4 itens, um artigo consegue abranger os tópicos que tratarão do assunto. Cumpre esclarecer que o conteúdo deste desenvolvimento vai ser elaborado a partir do que o grupo produzir (escrever) e as citações que vocês irão utilizar. Também é cabível o uso de gráficos, tabelas e ilustrações desde que explique e enriqueçam o texto, mas não substituam em sua exposição. Fig. 2 Extensão do desenvolvimento: em média 70% de todo o artigo.

6 A elaboração de um artigo científico
3 – Conclusão Toda conclusão tem um propósito que o leitor espera: um fechamento de uma conversa, o encerramento de um assunto e principalmente o posicionamento do grupo que tratou da questão ou do problema apresentado no tema ou título do trabalho. É importante frisar que a conclusão não pode ser acrescida de citações e nem de ilustrações. O texto deve ser 100% de autoria intelectual do grupo e jamais conter trechos tirados de outras fontes que não sejam os membros do próprio grupo e que não citam as fontes utilizadas dentro das normas da ABNT. Fig. 3 Extensão da conclusão: em média 20% de todo o artigo.

7 Luiz Felippe Matta Ramos
Prof. Luiz Felippe Matta Ramos é graduado em Filosofia, Pedagogia e Educação Física. Possui um lato sensu (especialização) em Tecnologia Educacional (EaD), um mestrado (USP) em Filosofia da Educação e um segundo mestrado (UNISAL) em Educação Sócio Comunitária. Possui larga experiência em docência em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em cursos de graduação e pós-graduação, sendo criador do método “hermenêutica arquetípica” empregado em suas aulas.  É orientador metodológico e participante de bancas de projetos (TCC, PI, PPI) estruturados a partir da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já ocupou cargos administrativos de assessoria à reitoria, diretoria de faculdade, ouvidoria acadêmica, secretaria geral, chefia de departamento, coordenação de cursos e supervisão de estágio e atividades complementares.  Como escritor, é coautor das obras impressas “Filhos: o que fazer com eles? Dicas para acertar sempre! ” e “Virando o jogo na Educação: Moral e Ética em ação  na escola”, ambos publicados pela Editora AllPrint. Pela Editora Amazon, publicou o e-book “Supere-se! Os 4 pilares para uma vida satisfatória”. Luiz Felippe Matta Ramos Graduado em Filosofia, Pedagogia e Educação Física. Possui um lato sensu (especialização) em Tecnologia Educacional (EaD), um mestrado (USP) em Filosofia da Educação e um segundo mestrado (UNISAL) em Educação Sócio Comunitária. Possui larga experiência em docência em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em cursos de graduação e pós-graduação, sendo criador do método “hermenêutica arquetípica” empregado em suas aulas. É orientador metodológico e participante de bancas de projetos (TCC, PI, PPI) estruturados a partir da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Já ocupou cargos administrativos de assessoria à reitoria, diretoria de faculdade, ouvidoria acadêmica, secretaria geral, chefia de departamento, coordenação de cursos e supervisão de estágio e atividades complementares.  Como escritor, é coautor das obras impressas “Filhos: o que fazer com eles? Dicas para acertar sempre! ” e “Virando o jogo na Educação: Moral e Ética em ação  na escola”, ambos publicados pela Editora AllPrint. Pela Editora Amazon, publicou o e-book “Supere-se! Os 4 pilares da ética em Platão para uma vida satisfatória”. É diretor da LF Consultoria Acadêmica.

8 Contatos (11) luizfelippemattaramos Luiz Felippe Matta Ramos lattes.cnpq.br/

9 Título e Layout de Conteúdo com SmartArt
Descrição da tarefa Título da Etapa 1 Título da Etapa 2 Título da Etapa 3 Título da Etapa 4

10

11

12

13

14


Carregar ppt "Instruções metodológicas para a elaboração de um artigo científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google