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Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem

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Apresentação em tema: "Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem PROJETO EMOTIONALIA O Trabalho Emocional com Adolescentes Hospitalizados: Algoritmo de Intervenção em Enfermagem Autores: Paula Diogo (PhD) Coord. Sandra Xavier (PhD) Maria João Caeiro (Msc) Odete Lemos e Sousa (Msc)

2 Gestão da Emocionalidade
Justificação da Temática / Filiação Teórica Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem É reconhecida a carga emocional da experiência de cuidar do cliente pediátrico (Maunder, 2008), o que se torna muito relevante na relação de cuidados com adolescentes hospitalizados. Neste contexto, os enfermeiros são confrontados, frequentemente, com um exigente trabalho emocional (Smith, 2012; Caeiro & Diogo, 2016), e podem ter dificuldade em gerir esta dimensão emocional na sua prática clínica. Cuidar Gestão da Emocionalidade Cliente Pediátrico A conceção de Cuidar, tendo em conta a experiência humana das emoções, integra-se no paradigma atual da disciplina de Enfermagem (Watson, 2002; 2005). Esta orientação holística e humanista realça as necessidades emocionais do cliente e as intervenções de enfermagem na sua dimensão emocional, o que faz emergir a gestão da emocionalidade na prática de enfermagem em contexto pediátrico (Diogo, 2015; 2017). Carga Emocional Trabalho Emocional A conceção de Cuidar, tendo em conta a experiência humana das emoções, integra-se no paradigma atual da disciplina de Enfermagem (Watson, 2002,2005). Esta orientação holística e humanista realça as necessidades emocionais do cliente e as intervenções de enfermagem na sua dimensão emocional, o que faz emergir a gestão da emocionalidade na prática de enfermagem em contexto pediátrico (Diogo, 2015, 2017). Concomitantemente, é reconhecida a carga emocional da experiência de cuidar do cliente pediátrico (Mauder, 2008), o que se torna muito relevante na relação de cuidados com adolescentes hospitalizados. Neste contexto, os enfermeiros são confrontados, frequentemente, com um exigente trabalho emocional (Smith, 2012; Caeiro & Diogo, 2016), e podem ter dificuldade em gerir esta dimensão emocional na sua prática clínica. Sandra Xavier, PhD

3 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 O Inicio do Processo Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem PROJETO EMOTIONALIA O Trabalho Emocional com Adolescentes Hospitalizados Algoritmo de Intervenção em Enfermagem Pensando em abstrato reconhecemos que se trata de . instrumento de intervenção, . de rápida consulta, . que permite padronizar o desempenho, . evidenciando especificidades O desenvolvimento do projeto de estágio sobre o ‘trabalho emocional no cuidado com adolescente hospitalizado’, no âmbito da realização do curso de mestrado em Enfermagem de um dos elementos do grupo - a Maria João – proporcionou uma pesquisa aprofundada a qual evidenciou estratégias de trabalho emocional especificas com os adolescentes, evoluindo para um formato de algoritmo. Se pensarmos em abstrato na funcionalidade de um algoritmo, reconhecemos que se trata de um instrumento de intervenção de rápida consulta que permite padronizar o desempenho, evidenciando as suas especificidades. Assim, a construção de um algoritmo de intervenção para as respostas emocionais, sustentado pela evidência cientifica , permite uma utilização simples, facilitando a gestão das vivências emocionalmente intensas e de tonalidade negativa dos adolescentes. Sandra Xavier, PhD

4 Projeto de Investigação-Ação
Maio 22 2017 Definição de Metodologia Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Problema A reconhecida carga emocional dos enfermeiros decorrente da experiência de cuidar de adolescentes hospitalizados, pode dificultar a gestão da emocionalidade na sua prática clínica Projeto de Investigação-Ação Assim, foi considerado que a integração na prática de um Algoritmo de Trabalho Emocional facilita a gestão da emocionalidade dos adolescentes hospitalizados, e o desempenho dos enfermeiros Este problema foi identificado pelo grupo de enfermeiros de uma Unidade de Adolescentes, e foi considerado que a integração na prática de um Algoritmo de Trabalho Emocional facilita a gestão da emocionalidade dos adolescentes hospitalizados, e o desempenho dos enfermeiros. Propõe-se, então, um Projeto de Investigação-Ação. Sandra Xavier, PhD

5 Projeto de Investigação-Ação
Maio 22 2017 Finalidade do Projeto Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Problema A reconhecida carga emocional dos enfermeiros decorrente da experiência de cuidar de adolescentes hospitalizados, pode dificultar a gestão da emocionalidade na sua prática clínica Reconfigurar as práticas dos enfermeiros sustentado no algoritmo de intervenção de enfermagem sobre o trabalho emocional com adolescentes programa informático de registo de dados de enfermagem relativamente à aplicação do algoritmo. O Algoritmo foi aplicado em 3 contextos de pediatria, num hospital Pediátrico Português onde foi desenvolvido/aperfeiçoado, evidenciando-se a sua importância. Projeto de Investigação-Ação Este problema foi identificado pelo grupo de enfermeiros de uma Unidade de Adolescentes, e foi considerado que a integração na prática de um Algoritmo de Trabalho Emocional facilita a gestão da emocionalidade dos adolescentes hospitalizados, e o desempenho dos enfermeiros. Propõe-se, então, um Projeto de Investigação-Ação com a finalidade de reconfigurar as práticas dos enfermeiros de uma Unidade de Adolescentes sustentado no algoritmo de intervenção de enfermagem sobre o trabalho emocional com adolescentes, e ainda a criação de um programa informático de registo de dados de enfermagem relativamente à aplicação do algoritmo. Sandra Xavier, PhD

6 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Algoritmo Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem PROJETO EMOTIONALIA Sandra Xavier, PhD

7 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Financiamento Programa de Financiamento Portugal 2020/FCT Projeto em processo de candidatura Domínio Prioritário ‘Estratégia de Especialização Inteligente Regional de Lisboa ’ Domínio de Especialização “Investigação, Tecnologia e Serviços de Saúde” Pretende-se candidatar este Projeto ao programa de financiamento Portugal 2020, tendo em conta os Domínios Prioritários da “Estratégia de Especialização inteligente Regional de Lisboa ”, nomeadamente, no Domínio de Especialização Investigação, Tecnologias e Serviços de Saúde, Sandra Xavier, PhD

8 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Equipa Investigadores da ESEL (2 elementos) Constituição da Equipa Investigadores / Informáticos do IPBeja (4 elementos) Enfermeiros da Unidade de Adolescentes – CHLC (13 elementos) Promover a ligação de centros de investigação com as unidades de cuidados de saúde, e visando o desenvolvimento de projetos I&D baseados na prática. valorizando a articulação entre uma Equipa de Investigação da unidade de investigação & desenvolvimento em enfermagem (ESEL/ui&DE), uma Equipa de Informáticos e Investigadores do Instituto Politécnico de Beja e um grupo de enfermeiros da Unidade de Adolescentes (CHLC – HDE), promovendo a ligação dos centros de investigação com as unidades de cuidados de saúde, e visando deste modo o desenvolvimento de projetos I&D baseados na prática. Sandra Xavier, PhD

9 Projeto de Investigação-Ação
Etapas do Projeto Fundamentação Metodológica Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Modelo de Kemmis (1989) integra 4 momentos: I - Planificação II – Ação III - Observação IV - Reflexão Vertente organizativa Projeto de Investigação-Ação Fases de IA (Kemmis, 1989) Vertente Estratégica Gerando Espiral auto-reflexiva de conhecimento e ação Olhar continuo retrospetivo e prospetivo Sandra Xavier, PhD

10 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 1ª Etapa (Planificação) Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Etapas do Projeto 1ª etapa .Plano de Ação .Formação (conceção, fundamentação e aplicação) 2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa Sandra Xavier, PhD

11 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 1ª Etapa (Planificação) Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Etapas do Projeto 2ª etapa .Plano de Ação .Formação (conceção, fundamentação e aplicação) 2ª Etapa (Ação) .Treino de Aplicação do Algoritmo e Registo Informático .Treino de competências emocionais (análise das práticas) 3ª Etapa 4ª Etapa Sandra Xavier, PhD

12 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 1ª Etapa (Planificação) Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Etapas do Projeto 3ª etapa .Plano de Ação .Formação (conceção, fundamentação e aplicação) 2ª Etapa (Ação) .Treino de Aplicação do Algoritmo .Treino de competências emocionais (análise das práticas) 3ª Etapa (Observação) .Colheita de dados / Observação / Focus Group / Registos no sistema informático .Avaliação dos efeitos da ação 4ª Etapa Sandra Xavier, PhD

13 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
1ª Etapa (Planificação) Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Etapas do Projeto 4ª etapa .Plano de Ação .Formação (conceção, fundamentação e aplicação) 2ª Etapa (Ação) .Treino de Aplicação do Algoritmo .Treino de competências emocionais (análise das práticas) 3ª Etapa (Observação) .Colheita de dados / Observação / Focus Group/Registos no sistema informático .Avaliação dos efeitos da ação 4ª Etapa (Reflexão) .Reflexão sobre os resultados e sobre o Algoritmo .Avaliação dos resultados (Técnica de Grupo Nominal) Sandra Xavier, PhD

14 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 1ª Etapa (Planificação) .Plano de Ação .Formação (conceção, fundamentação e aplicação) 2ª Etapa (Ação) .Treino de Aplicação do Algoritmo .Treino de competências emocionais (análise das práticas) 3ª Etapa (Observação) .Colheita de dados / Observação / Focus Group .Avaliação dos efeitos da ação 4ª Etapa (Reflexão) .Reflexão sobre os resultados e sobre o Algoritmo .Avaliação dos resultados Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Conclusão Ponto de partida para nova planificação e nova sequência de ciclos em espiral Aferir os ganhos alcançados neste Projeto de Investigação-Ação Sandra Xavier, PhD

15 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem Cronograma

16 22 Atividades de Produção Científica e Disseminação do Conhecimento
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem

17 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem
Maio 22 2017 Investigação Colaborativa de Fenómenos Emocionais em Enfermagem PROJETO EMOTIONALIA O Trabalho Emocional com Adolescentes Hospitalizados: Algoritmo de Intervenção em Enfermagem Obrigada! Autores: Paula Diogo (PhD) Coord. Sandra Xavier (PhD) Maria João Caeiro (Msc) Odete Lemos e Sousa (Msc)


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