A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO MS. FRANCÍLIO BENÍCIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO MS. FRANCÍLIO BENÍCIO."— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO COMPOSTO MS. FRANCÍLIO BENÍCIO

2 COORDENAÇÃO OU PARATAXE
O trem não pára na estação, Não apita na curva, Não espera ninguém.

3 ORAÇÕES COORDENADAS COORDENADAS ASSINDÉTICAS
SINDETO = CONJUNÇÃO = CONECTOR COORDENADAS SINDÉTICAS ADITIVAS ADVERSATIVAS ALTERNATIVAS CONCLUSIVAS EXPLICATIVAS

4 COORDENADAS SINDÉTICAS
ADITIVAS “Os doidos inventam a moda, e o povo os seguem.” O árbitro não só marcou pênalti, mas também expulsou o jogador infrator. “O médico não veio nem me telefonou.”

5 Coodernada sindética adversativa
“Serve aos opulentos com altivez, mas aos indigentes com carinho.” ALTERNATIVAS “Uma poesia deve ser excelente ou não existir por nada.” “Já atravessa as florestas, já chega aos campos do Ipu.”

6 Coordenada sindética conclusiva
O lago está em minha fazenda: por conseguinte me pertence. “O zero, como desenho, é a perfeição; como número nada vale; portanto é o vazio absoluto na perfeição.” Pedro aprendeu as lições, logo pode fazer os exames.

7 Coordenada explicativa
Não faça mal ao teu vizinho, que o teu vem pelo caminho.” “Amemos, porque amor é um santo escudo.” Choveu aqui, porque as ruas estão todas molhadas. Essa desculpa não serve, pois, afinal de contas, teus negócios vão bem.

8 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO OU HIPOTAXE
ADVÉRBIO ADJETIVO SUBSTANTIVO PALAVRA TERMO DA ORAÇÃO ORAÇÃO

9 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
SUBJETIVA É importante que você aprenda português. Diz-se que Homero era cego. Parece que a inflação voltou com toda a força. Está decidido que a dívida externa brasileira não será paga

10 Oração subordinada objetiva direta
Espero que você aprenda português. “Não sei se alma existe, mas se ela existe, só pode ser externa.” “O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever.” Acho que exagerei. Hortênsia julga que tem o rei na barriga.

11 Oração subordinada substantiva objetiva indireta
Aconselho-o a que aprenda português. Avisei-o de que o eclipse acontecerá amanhã. Não gosto que você saia à noite.

12 Orações subordinadas Completivas Nominais - Funciona como complemento nominal
O estranho sorriso do garoto era sinal de que ainda não aprendera a lição. A notícia de que o presidente renunciou não é verdadeira. O fato de que és mudo não te impede de trabalhar. Tenho certeza de que você está aprendendo português.

13 Oração subordina predicativa funciona como predicativo
Minha vontade é que você aprenda português. Nosso desejo era que aquilo acabasse rapidamente. O fato foi que o preço dos automóveis aumentou muito. A verdade é que o analfabeto, precisa mais de atenção.

14 Oração subordinada Apositiva
Quero somente isto: que você aprenda português. Bêbado, Luís apenas sabia dizer isto: que estava morto! Só uma coisa sabemos: que não sabemos nada. Quero somente isto: aprenda português.

15 Orações Adjetivas – são aquelas que equivalem a um adjetivo
O jornal, que ainda ninguém leu, está ali. O jornal que você trouxe é velho.

16 Orações Adjetivas Explicativas
Brasília, que é a Capital do Brasil, foi fundada em 1960. O jornal, que ainda ninguém leu, está ali. O animal mais veloz do mundo é o avestruz, que chega a atingir uma velocidade de 120km/h.

17 Orações Adjetivas Restritivas
O jornal que você trouxe é velho. Há dentro de todo homem uma tragédia que ele ignora e uma comédia que ele vive. Choupana onde se ri vale que palácio onde se chora. Considera-se magnífico tudo quanto se desconhece.

18 Orações Adverbiais - FINAIS CAUSAIS TEMPORAIS
COMPARATIVAS PROPORCIONAIS CONCESSIVAS CONDICIONAIS CONFORMATIVATIVAS CONSECUTIVA

19 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
FINAL É necessário que lutemos, a fim de que possamos triunfar. CONFORMATIVA Tudo se realizou, conforme havia previsto o astrólogo. COMPARATIVA “Os sonhos, um por um, céleres voam, como voam as pombas dos pombais.” “No elogio há sempre menos sinceridade que censura.”

20 HIPOTAXE OU SUBORDINAÇÃO
PROPORCIONAL À proporção que remávamos, eu lhe ia contando a história. TEMPORAL Quando a vejo, bate-me o coração mais forte. CONDICIONAL Se o pai consentisse , Manuel continuaria namorando a Isabel.

21 SUBORDINADAS ADVERBIAIS
CONCESSIVA Não consigo ouvir a voz do astronauta, por mais que me esforce. Ainda que chegues a viver cem anos, nunca deixe de aprender. CAUSAL Como não estudou, foi reprovado. Filipe julga que vale muito porque é rico. CONSECUTIVA “Tão temerosa vinha e carregada, que pôs nos corações um grande medo.”


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO MS. FRANCÍLIO BENÍCIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google